Mercado de Trabalho para PCD's

Olá, recentemente fui enquadrado na categoria de pcd. Antes de ser diagnosticado já demonstrava o afeto por TI, porém, após esse diagnóstico me senti angustiado por talvez não conseguir me colocar no mercado através de estágio ou vagas juniors. Moro no interior e oportunidades para pessoas com deficiência estão escassas e observando o contexto de vagas remotas estão desaparecendo a cada ano por conta de cortes nas políticas de diversidades, mercado imobiliário. Gostaria de saber se vale a pena investir em uma carreira de TI sendo pcd?

Obs: sou 30+

Agradeço desde já pela ler e comentar.

Olá @spec, tudo bem contigo?

É muito complexo dar uma reposta para sua dúvida, porque existem muitas variáveis envolvidas. Por exemplo, conhecer você de fato para poder dar um feedback com base na sua personalidade e não em critérios vagos.

O mercado de TI é bastante fluído, ao mesmo tempo que temos notícias de empresas dizendo que não conseguem preencher as vagas, temos o relato de diversos profissionais sobre vagas que não fazem sentido prático.

Começar em uma nova carreira depois dos 30 não é impossível, mas pode demandar mais esforço e paciência da sua parte. Morar no interior é outra variável que pode impactar, principalmente se o acesso a centros mais desenvolvidos for muito complexo.

Fazendo uma pesquisa rápida vi que muitas empresas possuem páginas de vagas específicas para pessoas PCD, então, ao que parece, existem alguns caminhos que você pode testar.

Minha sugestão é que você organize suas metas e objetivos, comece a pesquisar as oportunidades online e veja quais fazem sentido para você. Geralmente empresas de maior porte possuem processos seletivos mais estruturados e participando de alguns, você vai poder montar uma estratégia mais clara.

Algo “valer a pena ou não” é muito pessoal. Mas, se é algo que faz sentido para você, me parece válido dar uma chance e ver o que acontece.

:vulcan_salute:

1 curtida