Mensagem sudo: /usr/bin/sudo deve ter como dono o uid 0 e tem definido o bit setuid Ubunto 20.04

Olá a todos,

Sou iniciante em linux, mudei porque a escola de programação que estou em processo seletivo me pediu para preparar o notebook para os estudos e isto inclui usar o linux Ubuntu

Estou com uma situação que esta ocorrendo em alguns casos.

Estava com problemas de permissões e sistema informando que eu não era proprietário do meu próprio notebook (hehehe), ai achei que mudando permissões udo resolveria, mais não foi bem assim.

Quando eu tento dar o comando sudo chmod 777 htdocs -R por exemplo ele retorna com a mensagem sudo: /usr/bin/sudo deve ter como dono o uid 0 e tem definido o bit setuid, porém é estranho, porque eu já dei permissões teoricamente completas para a pasta raiz (no caso tanto a / quanto na opt), logo estas permissões não deveria se propagar para as pastas filhos?

Outra coisa é que acredito que devo ter feito alguma %$##%@%@% grande, todos os comando que eu dou agora retorna a mensagem sudo: /usr/bin/sudo deve ter como dono o uid 0 e tem definido o bit setuid, um simples sudo apt update esta retornando esta mensagem.

O que fazer? Formatar e reinstalar tudo novamente? Tem outra saída?

Obrigado a todos

1 curtida

vc não pode alterar as permissões da /, pq cada pasta dentro dessas subpastas tem “suas próprias permissões”, umas tem 600, outras 666, outras 0755, outras 4755, alterar todas as permissões pra qualquer outra é estrago, e é um estrago enorme

nesse caso ai é mais fácil reinstalar mesmo

(a, só pra avisar, sim, quando vc usa o -R as permissões são aplicadas as subpastas)

Sugestão extraída do SuperUser. Usando um sistema live num pendrive, CD ou DVD, monte em “/mnt” a raiz do Ubuntu, na qual você destruiu as permissões com o chmod, e rode os comandos:

  1. cd /mnt/
  2. for d in * ; do if [ -d ${d} ] ; chmod u+rwx,og+rx-w ${d}; fi
  3. chmod og= root lost+found # more restrictive permissions