Mensagem estranha aparece na inicialização do Lubuntu

Tenho um netbook com o processador Intel atom N455 que é de 64 bits, então fui instalar o Lubunto, segui as instruções devidamente mas, tanto no momento de iniciá-lo em live quanto depois de instalado aparece uma mensagem estranha na inicialização:

O que isso quer dizer??

E após essa mensagem o sistema inicia…

Desculpem pela foto mal tirada mas achei que fosse desaparecer rápido então acabei fotografando de mal jeito

O Lubuntu tem suporte/comunidades/fóruns próprios ou seus fóruns/suporte/conunidade são os mesmos do Ubuntu??

parece que o kernel não consegue acessar a interface acpi, segundo já colocaram aqui no forum. na prática não tem problema nenhum. acontece comigo tb e com várias MB. fica esteticamente ruim. mas não ocorre nada de ruim. não sei se desabilitar a inicialização rápida resolve.

tentei colocar acpi=off no meu NoBo mas não deixou o boot seguir. acho melhor não fazer nada. não achei resposta na www.

Onde colocaram isso?

Não é o kernel, a ACPI é um recurso da BIOS/UEFI que gerencia a economia de energia do hardware. Algumas MOBO tem a ACPI bugada.
Para que o ACPI da MOBO seja ignorada e o kernel Linux assuma o gerenciamento de economia de energia do hardware, é preciso colocar o parâmetro na inicialização acpi=off no grub para que o grub passe o parâmetro acpi=off para o kernel Linux.

2 curtidas

As mesmas instruções do link do @aguamole só que num blog BR: ACPI error no boot do Linux

2 curtidas

Foi mal mas… O que é MOBO??

O modelo de meu netbook tem isso no nome, Positivo MOBO.

No caso, o link tem as instruções
para realizar esse procedimento??

Tem que editar o arquivo /etc/default/grub e adicionar o parâmetro nele, e apos atualizar o grub.cfg.
O do @kevinlucasilva esta em português.

Isso é uma MOBO:

A MOBO é o hardware que conecta todos os outros hardware.
A UEFI é o software Firmware que controla a MOBO:
Firmware é um tipo de software que é armazenado em um dispositivo eletrônico e que controla o funcionamento deste dispositivo

Existe algumas MOBOS com o firmware(UEFI) bugada o ACPI, então ai o kernel Linux relata esse problema no boot e log.
A UEFI pode ser atualizada para uma versão corrigida caso o fabricante disponibilize a correção, mas deixa isso para lá.

2 curtidas

Eu conheço como placa mãe por isso não entendi.

Bem que eu queria ver se tem atualização para as minhas placas

Então contrate uma empresa especializada, eles cobram menos que o valor da MOBO.
Se você tentar e acontecer qualquer problema no firmware, a MOBO fica inutilizada e então você so vai poder arrumar o firmware removendo a solda do chip da MOBO e reescrevendo o firmware no chip do zero e então soldar o chip no lugar de novo, e esse trabalho sim eles vão cobrar um valor elevado, menos que uma nova mais é elevado.

Deixa isso quieto.
E é netbook, pior ainda.