Tenho um netbook com o processador Intel atom N455 que é de 64 bits, então fui instalar o Lubunto, segui as instruções devidamente mas, tanto no momento de iniciá-lo em live quanto depois de instalado aparece uma mensagem estranha na inicialização:
parece que o kernel não consegue acessar a interface acpi, segundo já colocaram aqui no forum. na prática não tem problema nenhum. acontece comigo tb e com várias MB. fica esteticamente ruim. mas não ocorre nada de ruim. não sei se desabilitar a inicialização rápida resolve.
tentei colocar acpi=off no meu NoBo mas não deixou o boot seguir. acho melhor não fazer nada. não achei resposta na www.
Não é o kernel, a ACPI é um recurso da BIOS/UEFI que gerencia a economia de energia do hardware. Algumas MOBO tem a ACPI bugada.
Para que o ACPI da MOBO seja ignorada e o kernel Linux assuma o gerenciamento de economia de energia do hardware, é preciso colocar o parâmetro na inicialização acpi=off no grub para que o grub passe o parâmetro acpi=off para o kernel Linux.
Tem que editar o arquivo /etc/default/grub e adicionar o parâmetro nele, e apos atualizar o grub.cfg.
O do @kevinlucasilva esta em português.
Isso é uma MOBO:
A MOBO é o hardware que conecta todos os outros hardware.
A UEFI é o software Firmware que controla a MOBO:
Firmware é um tipo de software que é armazenado em um dispositivo eletrônico e que controla o funcionamento deste dispositivo
Existe algumas MOBOS com o firmware(UEFI) bugada o ACPI, então ai o kernel Linux relata esse problema no boot e log.
A UEFI pode ser atualizada para uma versão corrigida caso o fabricante disponibilize a correção, mas deixa isso para lá.
Então contrate uma empresa especializada, eles cobram menos que o valor da MOBO.
Se você tentar e acontecer qualquer problema no firmware, a MOBO fica inutilizada e então você so vai poder arrumar o firmware removendo a solda do chip da MOBO e reescrevendo o firmware no chip do zero e então soldar o chip no lugar de novo, e esse trabalho sim eles vão cobrar um valor elevado, menos que uma nova mais é elevado.