Funciona perfeito até instalar o Linux Mint, que não sei o que fiz ou o que não fiz, pois o Ubuntu desapareceu!! O Linux Mint funciona redondo! Abaixo, ponho o resultado do comando “fdisk -l”:
Disco /dev/sda: 931,51 GiB, 1000204886016 bytes, 1953525168 setores
Disk model: WDC WD10SPZX-75Z
Unidades: setor de 1 * 512 = 512 bytes
Tamanho de setor (lógico/físico): 512 bytes / 4096 bytes
Tamanho E/S (mínimo/ótimo): 4096 bytes / 4096 bytes
Tipo de rótulo do disco: dos
Identificador do disco: 0x3ebb95d8
Dispositivo Inicializar Início Fim Setores Tamanho Id Tipo
/dev/sda2 390627326 1951424511 1560797186 744,2G 5 Estendida
/dev/sda5 390627328 780413334 389786007 185,9G 83 Linux
/dev/sda6 1171877888 1185548287 13670400 6,5G 82 Linux swap /
/dev/sda7 1185550336 1595905208 410354873 195,7G 83 Linux
/dev/sda8 780414976 1171875839 391460864 186,7G 83 Linux
/dev/sda9 1595906048 1596956671 1050624 513M b FAT32 W95
/dev/sda10 1596958720 1951424511 354465792 169G 83 Linux
A partição 2 não inicia em um limite de setor físico.
Partições lógicas fora da ordem do disco.
Teria alguma maneira de resolver sem ter que formatar?
Obrigado,
Wilson
Parece que a tabela de partição do seu dispositivo de armazenamento está MBR… Tipo de rótulo do disco: dos
… e você está até usando uma partição estendida.
Um notebook Dell com um i7 de 7ª geração veio com o armazenamento de 1TB com a tabela de partição MBR? Ou você mudou isso?
Parece que tem uma partição inicializadora numa partição estendida: “A partição 2 não inicia em um limite de setor físico.”
Acredito que partições inicializadoras são não-usáveis se estiverem em partições lógicas/estendidas (não-físicas).
É bem possível que alguém por aqui entenda isso…
… eu conseguiria analisar isso adequadamente num print do GParted (com as informações do dispositivo aparecendo naquela seção lateral).
^^’
Teria alguma maneira de resolver sem ter que formatar?
O que você quer resolver?
A intenção era fazer dual boot com Ubuntu e Linux Mint, mas agora você não consegue iniciar o Ubuntu?
Bom, talvez o GRUB do mint não tenha encontrado o Ubuntu.
-De o boot no MINT
-Abra o terminal
-Execute o sudo nano /etc/default/grub
-Desmarque o GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false
-Monte a Partição do Ubuntu
-Abra o terminal e execute o sudo update-grub
Gostaria que o Ubuntu aparecesse e as duas distribuições funcionassem!! [imagem do GParted]
Eita. Sem formatar?
Eu… Eu… Err… Eu formataria. Faria backup dos meus arquivos num dispositivo de armazenamento externo e formataria. Por que?
O HD está com tabela de partição MBR num dispositivo que… Que acredito fortemente que suporta UEFI (um dispositivo feito após o terceiro trimestre de 2016 - considerando o processador que você usa (que eu acho que você usa, considerando as informações no seu perfil) - certamente suporta UEFI); e portanto não haverá problema em usar no HD a tabela de partição mais moderna GPT.
Pra desencargo de consciência você poderia fazer a boa e postar a saída do comando…
inxi -F --filter
… assim como orientado no tópico de Como fornecer boas informações. Daí veríamos qual exatamente é o seu hardware… E se de fato tem suporte a UEFI.
Tem 186 GB de espaço não alocado no início do HD.
Considero que não alocar isso é desperdício (salvo se você estiver evitando um espaço com badblock - se for o caso… (ah, deixa pra lá… esse post não precisa ficar gigante). E alocar isso envolve fazer procedimento que eu considero “formatação”.
(( tem também 1 GB ali no final, que na minha cabeça não faz sentido num HD com a tabela MBR ))
Pelo que consegui analisar você só tem uma partição de boot.
E minha experiência atesta que isso se revelerá problemático em algum momento. Pelo seu relato, a sua experiência também atesta isso: O dual boot com Ubuntu e Linux Mint funcionava corretamente até o Ubuntu sumir!!. Isso aconteceu após alguma atualização de um dos sistemas?
Um dual boot preferencialmente deve ter uma partição de boot para cada sistema operacional. E criar outra partição de boot envolve fazer procedimento que eu considero “formatação”.
Talvez alguém consiga enxergar uma solução que não envolve formatação… Basta aguardar.
Com relação a formatar fico muito receoso, pois meus conhecimentos de backup são praticamente nulos!!! O que fiz até hoje é copiar os raquivos, manualmente, para um HD externo, o que acho meio estranho!!!
Quando vc sugere dar o boot e abrir o terminal, é naquele momento antes de entrar no modo gráfico? Desculpe minha pergunta, é que não sou tão avançado…..
Ah! Tem sim suporte à inicialização UEFI.
Ali diz: UEFI-[Legacy]: Dell v: 1.3.0 date: 09/11/2017. E pelo que pesquisei desse modelo no site da Dell também.
O que eu tinha como verdade caiu por terra.
Sua única partição de inicialização está numa partição lógica.
O que fiz até hoje é copiar os arquivos, manualmente, para um HD externo
Ah! É isso mesmo. Foi desse tipo de backup que estava falando.
A precaução que me ocorre nesse momento que você tem que ter pra fazer isso é com relação às permissões dos arquivos a serem copiados (prefira copiar ao invés de recortar). Os arquivos/documentos e as pastas/diretórios.
Mas se o pior acontecer - se você não conseguir modificar um arquivo que foi copiado de volta para o armazenamento interno - você pode copiar e colar o dito arquivo.
O novo arquivo (o colado) será propriedade do atual usuário. Daí você poderá modificar as permissões desse arquivo gerado, permitindo acesso e modificação por todo mundo.
Beeeeem, isso em teoria. O que posso dizer com certeza é que eu já tive que recorrer a esse recurso faz um tempo, e funcionou.
Você pode converter a tabela de partição para GPT, o que é um processo complicado, perigoso e pode gerar perda de dados. Então se for fazer, faça um backup.