Menos de 25W no Talo com OC 25% CPU/GPU e atende bem no dia a dia

Sei que não é naturalmente para isso, mas o Raspberry aguenta tranco demais! E fiz uma demostração em vídeo.

Sai do clock de 2,4 → 3,14 GHz, mas algumas coisas ficam mais instáveis. Nos 3 GHz é de boas.

O chato mesmo para usá-lo como desktop ainda é a questão de vídeos online (youtube) que acima de 1080p incomoda quando você está com várias abas abertas, mas da sim pra usar sem ter que ficar quebrando fluxo normal da media de workflows de hoje.

Na verdade já usei muito até o Pi4 pra desktop e pra trabalho de escritório normal e aguenta tambpem, se bem lembro já até postei por aqui.

O Pi5 já faz outro nível de experiência desktop e enquanto o Pi6 não chega…

Alguém ai ta usando um SBC como Desktop?

Estou validando aqui de forma bem mais pesada e o preparo desse Pi5 pro próximo nível é justamente confrontar o quão é viável desktop arm64 Linux. Aliás isso será a régua mínima dado que um verdadeiro equipamento desktop arm64 vai muito além em potencial de resultado. Vamos ver…

Agora, abaixo de 25W no talo, a média mesmo, do sbc isolado, deve ficar em uns 12W.

Se não fossem os preços altos eu colocaria tranquilamente um desses na minha TV pra substituir meu atual HTPC, que é uma fornalha, antigo e altamente ineficiente hehe. O Pi5 consegue emular jogos da era PS2/Wii/Gamecube de boas? Eu nunca li a respeito. Se fizesse já seria um grande candidato a ser meu HTPC, porém o custo benefício dos x86 das antigas ainda é imbatível. com 500 reais no OLX dá pra arranjar um SFF antigo de empresa com specs bem aceitáveis e acho que mais forte que esses rpi, só vai gastar um pouco mais de energia mas fazer o que. Ainda tem espaço pra colocar uma GPU dedicada mais pra frente se precisar.

Eu amo tirar o famoso leite de pedra de hardware, esse meu HTPC tá rodando no limite do silício aqui, é um Ryzen 1700 de 2017 e tá socado no OC, memórias no máximo que o controlador aguenta, VGA no undervolt e overclock no limite. Anos de uso e ainda tá dando um caldo, mas é aquela né, puxa uns 280W da parede pra emular PS2 kkkkkk, 180W só da R9 380 fornalha, com undervolt brutal. Média de temp full load é na casa dos 80º tranquilo, ou mais.

Beleza?

Acredita que retrogames em geral já redei, mas do de boas snes,n64, até atari kkkk, mas de onda. Acabou que os de PS pra cima não testei nesse meu aqui.
Mas deve rodar sim com o devido ajuste. A questão do consumo é diferencial mesmo.
E concordo demais que as questões dos preços praticamente inviabilizaram e na vdd em geral está nos deixando anos atrás em termos de computação :frowning: .
Sim, a questão de mini pcs e certos pcs antigos ainda podem ser melhor opção em diversos casos. Agora essa sua R9 380 plugada no PI ia ser top demais no seu setup ai! Daria pra substituir legal seu HTPC e já ia cair um bocado no consumo de energia! Inclusive estou fazendo uns testes aqui e num conjunto brabo deve chegar em uns 180W tudo e mesmo assim o RPI não vai passar dos 56º.
Bora continuar tirando leite de pedra, rs.