Menos de 1% dos assinantes jogam na Netflix

Menos de 1% dos 221 milhões de assinantes da Netflix jogam diariamente (1,7 milhão), com 23,3 milhões de downloads globais de jogos para celular. A mudança da Netflix para jogos, foi vista como uma estratégia de diversificação de receita num momento em que estava se afogando em dinheiro.

Desde então, o serviço de streaming viu um êxodo maciço de assinantes – 200.000 no primeiro e quase um milhão no segundo trimestre de 2022 – para que os jogos possam ser ainda mais importantes para o serviço agora, em comparação com seu início.

Isso confirma o que muitos especialistas do setor suspeitam há muito: os jogadores não veem a marca Netflix como nem remotamente atraente para jogos, em comparação com as tradicionais de jogos para celular, PC e console.

Essa falta de apelo negará à Netflix a capacidade de fortalecer seu negócio de assinaturas e gerar receita incremental por meio de jogos. É provável que fiquem em segundo plano, até que a empresa estabilize o nível de assinatura e haja algum impulso com a exibição de anúncios.

Os jogos da Netflix foram lançados mundialmente em novembro passado com apenas cinco jogos. Nove meses depois, oferece 26 jogos exclusivos, incluindo os feitos por seus estúdios.

Não há necessidade de preocupação

A Netflix continuará atenta à resposta do consumidor, enquanto constrói seu incipiente portfólio de jogos, planejando a longo prazo ser um provedor de entretenimento conectado e aprendendo os hábitos de sua base de assinantes, à medida que progride.

Ela também revelou recentemente vários jogos futuros, como tie-ins para as respectivas séries de TV da marca.

Proposta de valor duvidosa

Embora os jogos para celular da Netflix, que ainda têm menos de 30 títulos, possam ser incluídos na assinatura – sem anúncios ou compras no jogo – esses jogos estão essencialmente competindo com o gratuito

A maioria dos jogos para celular ainda são gratuitos para jogar e a maioria dos consumidores aceitou anúncios e compras no jogo, desde que não seja ‘pagar para ganhar’ – o que significa que você precisa pagar para avançar ou ganhar.

A empresa compete num espaço com concorrentes robustos, com fortes propostas de valor. A da Netflix é muito difícil de promover e defender no espaço dos games, a menos que forneça algum vínculo de marca com suas propriedades de conteúdo de streaming, nem sempre bom negócio.

Se os jogos para celular são valores agregado (que aumenta a adesão dos assinantes) e percebido de uma assinatura Netflix a longo prazo, ou se a empresa faz um conteúdo mais amplo e impulsiona a marca em torno dos jogos, ainda não se sabe.

É necessário mais marketing

A Netflix é uma empresa de streaming de entretenimento de vídeo, não de jogos. Nem a marca nem o serviço ressoam com o público, quando se trata destes últimos. Sem uma campanha de marketing ativa e um impulso de branding, a mudança na percepção da marca permanecerá lenta e gradual.

A Netflix poderia fazer muito mais para promover seus jogos e isso pode mudar quando a empresa lançar um de seus novos níveis de serviço propostos. Com o lançamento do nível suportado por anúncios da Netflix, poderia fornecer algum inventário para promover seus jogos.

Smart TVs, monitores, set-top boxes e players de mídia digital são os dispositivos preferidos para assistir Netflix em casa. Por isso, muito dos assinantes raramente acessam seu aplicativo móvel por esse motivo.

Se a Netflix entregasse seus jogos para mais dispositivos – por exemplo, na nuvem – poderia aumentar significativamente o engajamento dos assinantes com eles.

Destinado a Falhar

O conteúdo exclusivo é um problema com os jogos da Netflix, no momento. Ela ainda não os tem conteúdo em quantidade suficiente. Mesmo que alguns dos títulos sejam exclusivos, muitos têm os mesmos arquétipos de jogos de outros populares para dispositivos móveis.

A Netflix precisa de um IP mais exclusivo, que aproveite as franquias de vídeo mais populares, como os jogos Stranger Things. Ela precisa de mais desses tipos. Talvez seja esse o objetivo, mas leva tempo para desenvolvê-los e construir a biblioteca própria.

Há quem diga que a Netflix cometeu um grande erro, ao entrar no jogo em primeiro lugar. Ninguém precisa dela para fornecer jogos. Não há conexão natural entre os negócios e os jogos da Netflix, e sua incursão nos jogos está destinada ao fracasso

FONTE: aqui

PS 1: apresentamos um compilado de opiniões de “especialistas”, que podem não se concretizar

2 curtidas

Os jogos conseguem ser piores que o conteúdo próprio que eles vem desenvolvendo desde que começaram a ter perdas de catálogo para a concorrência.