Memória virtual em distribuições Linux

Gostaria de saber se as distribuições Linux em geral usam memória virtual ou a memória em si, falta bem pouco para que eu mude de sistema operacional para o Regata OS se puderem me ajudar fico muito agradecido
Ps: Grato desde já.

2 curtidas

As duas, GERALMENTE o linux compacta a memória RAM etão você pode fazer mais coisa antes de despejar na virtual:

              total       usada       livre    compart.  buff/cache  disponível
Swap:          2,9G        4,3M        2,8G

Usando 80% da RAM só 4,3MB foi pra Swap (virtual) e o sistema continua fluido

2 curtidas

Olá @august027 tudo beleza?
Esses conteúdos aqui do Dio podem te ajudar a entender melhor como isso funciona no LInux:

Todo sistema operacional moderno usa memória virtual, Linux não vai ser uma exceção.

Em um sistema sem SWAP acontece o seguinte:

  • Programa fala pro kernel que quer mais memória
  • kernel verifica que não há mais espaço e entra no estado OOM (Out of Memory)
  • Ele congela os processos, verifica qual programa está consumindo mais RAM e manda sinal de KILL para ele. (isso vai travar seu computador por alguns segundos)
  • Se o programa que pediu memoria está aberto, continua como se nada tivesse acontecido.

Já quando há SWAP, o kernel vai gerenciando a memória e passando pro SWAP conforme a necessidade. Quando acabar o SWAP, de novo ele entra em modo OOM, trava tudo, fecha programas até liberar memoria.

O SWAP faz com que a execução dos programas fiquem mais lentas, mas eles continuem funcionando. Aí o usuário pode intervir: salvar as informações e fechar o programa. De certa forma é uma proteção contra a perda de dados. Sem swap, se o usuário não tiver um monitoramento da RAM, ele pode ser surpreendido pela falta de memoria e acontecer do navegador fechar, por exemplo.

Antigamente os computadores aviam somente - de 512mb de RAM isso permitia apenas iniciar o OS e já podia dar crash.
Pelo contrario hoje uma maquina potente mais de 8GB de RAM pode operar sem Swap sem dar crash.
Isso era uma coisa impossível nas épocas de 19xx.
Talvez em um futuro jamais a Swap sera usada em hipótese nenhuma.
É uma desvantagem um computador fazer uso de Swap ela é muito lenta logo esse recurso deve ser abandonado.
Fonte:

Ehhhhh, q? De onde ce tirou isso? Pq literalmente nada dessa resposta é verdade, computadores antigos usavam memoria crua, e isso era muito inseguro pq qualquer processo poderia acessar memoria de outros processos e ler, corromper ou manipular essa memoria a vontade, atualmente todos os sistemas operacionais usam memoria virtual justamente pra evitar isso, o SO possui e administra toda a memoria de um jeito que nenhum processo possa corromper nada, então não é um desvantagem, é uma vantagem, e não é lenta, processadores só acessam a memoria guardada nos seus registers, depois de serem movidos da memoria principal, então memoria virtual não vai ter um overhead, ainda mais com a velocidade que temos hj, ce tá completamente enganado.

1 curtida

Eu coloquei fonte coloca as sua ai que eu quero ler.
O Windows precisa de Swap para funcionar bem na época em que eu usava deve ser um problema que ele tem ate hoje se é verdade que ele precise ate hoje é uma pena…

Pesquisando na Wikipedia eu vê que a memoria virtual tem 3 função eu achava que era só memoria Swap.
Memoria Swap é dos recursos da memoria virtual mesmo desabilitando a memoria virtual ainda existe
legal me manda fonte para eu estudar mais !


Uma print com um monte de jogos aberto sem memoria Swap.
Lembrando novamente que a Swap é um dos 3 recursos da memoria virtual que ainda permanece no meu sistema.

1 curtida

É, eu percebi que geral nesse tópico respondeu como se swap e memoria virtual fossem a mesma coisa, mas não são, se quiser saber mais qualquer livro de respeito sobre sistemas operacionais vai explicar abstração de memória, o que geralmente é usado de referencia é “Modern Operating Systems”, se não souber inglês, aí não sei, não conheço muitos recursos em pt.

1 curtida