Olá pessoal boa noite, espero que todos estejam bem! Então vamos a dúvida, eu fiz uma instalação limpa do ubuntu 20.04 e comecei a usar o sistema e ele esta perfeito, mas percebi que minha memoria ram não está sendo totalmente reconhecida, tenho um pente da Hyperx Fury de 8GB, mas o ubuntu só esta reconhecendo 5.8. Retirei a menória coloquei em outra maquina com windows e é reconhecido os 8GB, na bios do meu pc também é reconhecido 8GB.
Mas como podem ver no monitor do sistema só aparecem 5.8. O que pode ser isso?
Eu na tentativa de compreender o que está havendo fui até o terminal e usei o comando free e recebi o seginte retorno.
E me ocorreu que eu não criei uma partição swap na instalação “Fiz isso de propósito” pois queria usar o sistema sem swap, uma vez que eu não iberno meu pc, sera que a esse dois gigas que faltam na ram são os que a swap está usando??? Ficarei estremamente agradecido a todos que poderem me tirar essa dúvida e talvez até resolver este mistério, Obigado a todo!
Parece que o problema é a sua BIOS comendo uma parte de gigante da RAM da CPU para servir de memória para a placa gráfica integrada. Eu vejo que é um problema bem comum em Ryzens, os bichos reservam 2GB da RAM para alimentar displays 4K. Deve dar para diminuir isso na BIOS. (O Linux conta como “total” apenas a memória não reservada nem pela BIOS nem por driver nenhum).
Dica: use-se outro comando, sudo inxi -m
, para ver o total detectável e ele também dá cada pente e a velocidade também.
@anon6385769 Não é essa a explicação, até porque memória RAM já se vende em GiB (obrigado base 2) e na memória Disponível se conta a a memória Livre (ou seja, você contou a memória Livre duas vezes). Eu mesmo tenho um PC de 8 GB de RAM, fiz a conta que você deu aí e deu que tenho 12 GiB de RAM.
2 curtidas
Isso que eu acho estranho. Você explicitamente não criou uma partição swap e mesmo assim é criado.
Acho que pode ser mais simples ainda…
No comando FREE não rode ele com a opção -h.
Essa opção -h arredonda muito os números.
Tente rodar somente free
Aqui no meu, com free -h
, ele retorna Total 15Gib
Já se eu rodar somente free
, ele retorna 16283548 (kibibytes), e eu sei que tenho uns 16 gbytes mais ou menos msm
PS: O moderador removeu uma mensagem minha sem eu ter pedido, enfim,
acho que dá para ver que eu tinha respondido antes, iria deixar uma anotação
lá
Seu processador é um Ryzen da AMD?
Meu notebook também mostra 5.8 GB de RAM utilizável. O motivo é que o restante é reservado para uso da placa gráfica integrada Vega. Uso um Ryzen 5, mas pelo que eu pesquisei acontece o mesmo com o Ryzen 3 e 7, com a diferença que no Ryzen 3 a placa integrada usa 1 GB. Isso é não bug, faz parte do funcionamento dos Ryzen. Meu computador veio com Windows e nele aconteceu a mesma coisa.
Aparentemente é possível mudar a quantidade de RAM usada pela placa integrada em alguns modelos, usando a BIOS. Não é o meu caso.
1 curtida
Galeta, muito obrigado a todos pelas respostas e me desculpem por não ter respondido vocês antes, esses dias foram corridos para mim. @Capezotte Eu acredito que não seja a BIOS, pois ela reconhace os 8GB, acho que pode ser o que o @Francehelder falou. Só restou uma duvida, de onde está vindo a partição SWAP? Já que eu não criei nemhuma ???
É isso também não está claro para mim.
Em geral, se vc não cria um partição de Swap, o sistema, ao instalar, cria um arquivo Swap, pelo menos na maioria das distros. No entanto, eu uma vez instalei o Mint 19.2 e ele não criou, o que me causou problemas sérios de congelamento do sistema. Tive que criar na unha pra parar de congelar ao estourar a RAM…
Swap deve ter vindo da instalação padrão sem personalização.
1 curtida