Bom eu possuo um Notebook Lenovo Ideapad 330 I5 8° geração, que possui apenas 4 GB de memória RAM e 1TB no HD.
Eu estava passando por um problema, onde o sistema usava 100% do disco, mas depois em que eu formatei o notebook ele melhorou muito, mas agora ele dá algumas travadas, já é normal ele travar quando eu ligo ele, ai só depois de uns 2 minutos do Windows terminar de iniciar e eu tentar abrir o Chrome ele trava ainda.
E recentemente estava pensando em comprar um SSD de 120 GB e usar ele como uma memória primária e passar o HD de 1 TB como memória secundária já que o notebook tem essa opção para mim.
Ou então eu poderia comprar uma memória RAM de 8 GB, isso deve resolver um pouco meu problema enquanto eu não compre o SSD. Mas eu não sei qual comprar primeiro.
Qual a opinião de vocês?
Olá @CristianoSantos . Eu daria preferência para o SSD.
Se você não realiza tarefas pesadas, o SSD será muito mais importante para a responsividade do sistema.
Depende de suas atividades, descreva-as para que possam dar um caminho.
Se puder, compre o SSD de 120gb e a memória de 8GB, mas se não der para comprar o SSD (eu sei que é mais caro), compre a memória RAM, porque é um sufoco dos grandes usar Windows 10 com apenas 4GB de memória RAM, só abrir alguns programas que já usa tudo.
Se vc usa pouco o computador, eu daria preferencia pelo SSD pois vai reduzir o tempo de carregamento do sistema e aliviar um pouco no uso normal.
Se vc é viciado em computador e deixa ele ligado praticamente o dia inteiro, eu daria preferência para a RAM, pois uma vez carregado o sistema (o boot vai demorar, bem como abrir os programas a primeira vez) vai ficar bem agradável de usar. Se vc usar a opção de suspender o computador e voltar a usar no outro dia, continua bem responsivo.
Depende do seu perfil de uso e do seu processador, mas, no momento acho que o SSD fará mais diferença, no futuro é claro que mais memória ajudará.
Sinceramente troca armazenamento para ssd vai dar sobrevida e mais adiante aumentava memoria para 8GB. No caso das distros linux mesmo 4GB vai funcionar com sobra.
com certeza eu compraria o ssd pois seu hd está tendo muito gargalo os 4gb de memoria ram da pra aguentar por enquanto.
da pra fazer um raid 0 também se vc tiver 2 hd da pra tirar esse gargalo do hd mais no seu caso seria difícil por vc tem um de 1 tera o preso de vc arrumar um de 1 tera e o preço do ssd mesmo.
Vai de SSD; mais pra frente pega uma memória.
Na minha opinião memória ram é muito mais importante que velocidade de leitura de disco, o problema do uso de 100% do disco está relacionado a um problema no sistema e não na HD em si, como você já tem uma de 1 tera, eu recomendo aproveitá-la por enquanto e colocar os 8 gigas ou até mais se puder e for compatível, pois não fará diferença você ter uma Super SSD incrivelmente rápida e não possuir memória para alocar seus programas, o seu sistema vai continuar compensando a falta de ram através do uso de memória virtual e por mais rápida que seja a SSD ainda será mais lenta que a ram.