Memoria Optane no Linux

Olá, tenho um notebook com um HD e um acelerador do sistema Intel Optane. Algum usuário daqui do fórum já utiliza no Linux com essa peça ? Funciona bem ou teve de desabilitar para usar linux ?
Estou com receio de mudar para linux e o meu PC ficar muito lento

Memoria Optane é efeito placebo… toda via no começo fica lento, conforme você vai usando ele vai melhorando (em tese pelo menos) assim como manda a lógica da Optane

Sim sim, a minha duvida é se funciona no linux. Ela realmente deixa o PC muito mais rápido, ainda mais quando comparada com o HD sozinho.

Funciona, pelo mesmo no Ubuntu, como é algo relativo ao driver eu penso que deve funcionar em todas

Você tem? Usa com linux?

Eu não tenho. Nesse artigo https://www.opvizor.com/ubuntu-how-to-use-intel-optane-memory-for-ssd-caching simplificando bastante, fala que a memória optane vai ser reconhecida como um disco nvme.

Então se vc quiser usar como cache pro seu HDD, vai precisar entrar em ferramentas avançadas como bcache ou lvm.

Outra opção é, dependendo do tamanho do seu optane, instalar o sistema raiz nele. Eu recomendaria instalar em btrfs e ativar a compressão pra ganhar uma margem. Porém a firmware pode não suportar o boot pelo optane e vc vai ter que criar partição efi e /boot em outro disco.

Eu configurei um pendrive como cache pra um HDD e realmente ficou bom. Basicamente cai pela metade o tempo de boot. Mas é um processo bem avançado e chatíssimo de fazer durante a instalação. Tanto que eu fiz um transplante de instalação existente pra facilitar.

Obrigado!
É possível deixar o sistema em dual boot e fazer isso? ou pode dar alguma interferência? imagino que eu deveria desativar a memoria para o windows

Pela minha pesquisa se vc usar o optane no Windows, não vai poder usar no linux e vice-versa. Parece que vc precisa selecionar no firmware da sua placa mãe o modo de operação do optane, se é o modo windows ou se é modo “disco”.

Olá
O tutorial que você me passou diz para instalar o sistema no Optane com encriptação, o que não me parece legal até onde eu entendi
Talvez meu inglês não seja muito bom. Mas a ideia era ter o sistema no HD e o Optane funcionando como se fosse no Windows, só acelerando o sistema.
Isso acontece no final?

No texto ele fala que criptografar as unidades é opcional.

Se vc não vai usar criptografia, eu explico os passos dele:

  • Step 1: instale o sistema (usando LVM apenas no HD, sem criptografia). Vai reiniciar o computador, tudo certinho, como se tivesse novo.
  • Configure LUKS: Nesse passo vc só precisa dar o comando vgextend com o caminho do seu dispositivo optane
sudo vgextend ubuntu-vg /dev/nvmeXnY
  • lvmcache: Tudo igual, apenas mudando os nomes dos dispositivos da sua “pool” lvm e dispositivo optane
  • Do not reboot: Seguir igualzinho
  • script thin-provisioning-tools: Seguir igualzinho
  • Finish: Seguir igualzinho

Só dei uma analisada no tutorial, não fiz e nem posso garantir que não tenha erro. Mas ficou bem mais simples sem criptografia

Sim! Vc vai ter o espaço em disco como se o optane não existisse, mas o LVM vai acelerar o acesso ao disco usando o cache do Optane.

Obrigado pela atenção @Deleterium

O grupo ubuntu-vg parece não estar criado
Como faço pra criar ? vgcreate ne ?
E o que preciso por dentro desse grupo?

No tutorial do cara ele não precisou criar, pois já tinha marcado a opção “usar LVM”.

Se vc for criar manualmente, precisa seguir outro tutorial para criar o LVM e seguir a instalação. Na instalação simples vc vai colocar no grupo da LVM a partição que quiser destinar ao linux. Daí vc faz a instalação e depois continua seguindo o tutorial para adicionar o disco de cache. Eu não consigo dar instruções passo a passo porque nunca usei setup com LVM…

Então, eu marquei a općao “Usar LVM” durente a intalacao do ubuntu porem o grupo ubuntu vg nao foi criado

MEU DEUS!
Nem acredito, na pura sorte eu digitei vgubuntu ao invés de ubuntu-vg e deu certo

Pronto, o computador mudou da água para o vinho.
Tutorial seguido:
https://www.opvizor.com/ubuntu-how-to-use-intel-optane-memory-for-ssd-caching
Troque:
nvme0 para o disco onde voce instalou o ubuntu
nvme1 é o Intel Optane
ubuntu-vg nas novas verões é vgubuntu

Valeu @Deleterium !

1 curtida

Show! Parecia difícil, mas depois que fez ficou fácil, né?

1 curtida

Galera, recentemente, comprei um notebook (Lenovo ideapad S145) que veio com memória optane. No Windows, a intel disponibiliza um software onde da pra configurar a memória, mas no Linux eu simplesmente não sei o que fazer para configurar a memória. Sem falar que, ao usar o linux eu tenho que desativar o RST mode para AHCI, senão a distro não inicia.

Alguem tem memória optane e utiliza juntamente com linux?
Se puderem me ajudar, ficarei muuuuuuuito agradecido!!

2 curtidas

Olá @Drew_Oliveira seja bem-vindo ao Diolinux Plus :wave:t2:

Temos um tópico onde, chamando @Deleterium :innocent:(comente aqui pois acredito que vai ser a solução) mostrou o caminho. Então dá uma olhada lá.

:pray:t2:

1 curtida

Valeu, meu rei.
Vou seguir aqui.

1 curtida

qualquer coisa pode me pedir aqui
estou usando no meu