Memória cheia / Não inicia o sistema/ Fiz fast boot / Sem acesso bios

Cara, quando você diz vários, quer dizer quantos/quais exatamente? Estou com um problema muito parecido com o seu (exceto que ainda não enfrentei algum tipo de impossibilidade de iniciar o sistema) mas a minha partição raiz está quase cheia (tenho 1,6gb livre apenas), quero me prevenir.

@Deleterium sabe me dizer há algum arquivo (ou tipo de arquivo) nessas pastas que não pode ser apagado?

Olá! A princípio tudo no /tmp pode ser apagado, embora haverá arquivos abertos que não podem ser apagados. Inclusive é possível (para quem tem bastante ram disponível) montar o /tmp como tmpfs na RAM, que fica volátil quando o computador é reiniciado.

O /var é uma área onde algumas pastas podem ser apagadas, mas a maioria não! Uma especial atenção à pasta /var/log, que pode crescer bastante de tamanho caso não haja rotação de logs. Outra causa comum pro inchaço no /var/log é quando algum programa/módulo entra em loop de erros, daí em questão de menos de uma semana acaba o espaço do disco. Nesse caso o problema é outro, mas que reflete como perda do espaço em disco.

Outro vilão do /var é o flatpak, que caso sejam usados muitos programas, o espaço vai rapidamente sendo ocupado devido à filosofia do flatpak, de trazer todas as dependências para cada programa instalado. Nesse caso o correto é desinstalar os programas que não está mais usando…

Outra causa que já encheu meu disco foram máquinas virtuais, que também ficam por padrão no /var (/var/lib/libvirt/images). Se for esse seu caso, o ideal mesmo é configurar outra partição ou disco para as imagens de VM.

Agora se mesmo assim estiver faltando espaço, então seu raiz deve estar com menos de 20 GB, que começa a ficar apertado mesmo… Daí só aumentando o espaço da partição ou lançando mão de compressão de arquivos via sistema de arquivos, ou movendo alguma pasta para uma partição específica (bem mais difícil, tipo usar uma partição específica para o diretório /usr ou /usr/share, que também costumam ser grandes).

Desculpe, mas entendi bem o que isso quer dizer. Aliás, isso quer dizer que o que tem lá pode ser apagado? Dentro dela tem a pasta /journal e dentro dessa uma pasta com várias letras e números que ocupa 4gb.

Como consigo saber se isso está acontecendo?

E quanto à pasta /var/tmp?

Esse é o caso que o seu sistema usa o systemd e o log é em arquivo binário. O log binário é bom que ocupa bem menos espaço que o log padrão anterior, do syslog. Porém se o seu já está com 4GB, é porque está muito lotado mesmo!!! Possivelmente vc caiu no caso do erros no log em loop.

Verifique os logs. Normalmente se vc rodar journalctl -faparecerão mensagens esporadicamente. Mas se ficar enchendo sua tela com a mesma mensagem, é porque há um outro erro para ser corrigido. Esse erro em loop fica se avolumando e ocupando espaço em disco até ser limpo pela rotação de logs do systemd.

Mas se vc não quer se incomodar com isso, é possível configurar número de dias para manter o log, ou especificar um tamanho máximo de log que vc queira usar. Procure como configurar o /etc/systemd/journald.conf

Cai no mesmo caso do /tmp. Algumas distribuições não tem o /tmp, mas deixam montado em /var/tmp. Outras distribuições tem os dois temporários. Alguns pacotes podem criar o temporário também. Mas em suma eles são equivalentes e vc pode apagar todos os arquivos (exceto os que estão abertos).

Realmente há uma mensagem que se repete algumas vezes e, tomando pela “lógica”, parece estar havendo algum tipo de erro, mas não faço ideia do que pode ser:

abr 28 11:12:00 almi-manjaro kernel: pcieport 0000:00:1c.5: PCIe Bus Error: severity=Corrected, type=Data Link Layer, (Transmitter ID)
abr 28 11:12:00 almi-manjaro kernel: pcieport 0000:00:1c.5: device [8086:9d15] error status/mask=00001000/00002000
abr 28 11:12:00 almi-manjaro kernel: pcieport 0000:00:1c.5: [12] Timeout

Boa ideia, vou procurar algum tutorial a respeito porque não sei como funciona os valores, por exemplo, aqui está Storage=auto, qual outro valor posso colocar? É em mib ou gb? Essas coisas.

EDIT: Cara, eu acho que era aí! Apaguei tudo o que podia ser apagado dentro do /var/temp (e basicamente eram caches de Flatpaks) e liberei uns 20gb de espaço! Conferi quais são as aplicações flatpak que tenho e não sei se tem alguma que eu poderia instalar de outra forma (a Steam em flatpak foi a única que rodou bem comigo, na versão oficial do Manjaro o CS:GO não abre). Acho que a solução é ficar de olho nessa pasta sempre, né?

Pela pesquisa acontece um erro ao mudar o estado de consumo de energia desse modelo de placa de vídeo. Possivelmente um bug de programação no driver dela. Tem algumas dicas pra tentar solucionar, mas algumas delas podem simplesmente evitar a entrada no sistema de baixo consumo. grub2 - PCIe Bus Error: severity=Corrected, type=Physical Layer, id=00e5(Receiver ID) - Ask Ubuntu

Geralmente um man journal.d é suficiente! Sua questão está explicada na primeira página. Só que está em inglês.

É… essa é uma das razões pelas quais eu não sou muito adepto do flatpak. Quando fui fazer meu backup vi que tinha muito mais conteúdo pra copiar. Eu coloquei um plasmoide na área de trabalho assim dá pra ver de vez em quando como está o sistema. Pra mim é muito importante porque uso btrfs com snapshots e se acabar o espaço livre é um trabalhinho pra “destravar” a partição.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.