Memória CAMM será o novo padrão?

Esta notícia já não é mais tão nova, afinal o primeiro notebook com memória CAMM foi lançado em 27 de abril de 2022, mas acho interessante comentar por aqui sobre esta nova tecnologia de memória volátil desenvolvida pela Dell.

O padrão de conexão para memória RAM utilizado atualmente é o SODIMM, que já tem 25 anos, seu encaixe é semelhante ao de um cartucho de videogame e sofre pequenas alterações a cada geração, mantendo sempre sua forma.


Diferença nas trilhas da placa mãe entre memória CAMM e soquete SODIMM. O formato CAMM é mais simplificado e próximo do processador.

Entretanto, o formato SODIMM está se aproximando de seu limite de largura de banda, sendo que já causa alguns prejuízos na performance de memórias DDR5 e certamente será um limitador para a próxima geração.

O principal diferencial da memória CAMM é seu conector, que se parece com o soquete de um processador, tem capacidade de transmissão de dados maior e fica muito próximo ao processador, permitindo um tráfego mais veloz.

Conector CAMM

Além disso, os módulos de memória poderão ter capacidade muito maior, já existindo opções que variam entre 16GB e 128GB, ainda utilizando tecnologia DDR5-3600, por enquanto. Isto também permite um design de notebooks de alta performance ainda mais compacto, pois podem haver menos módulos em um aparelho.


O custo de um módulo CAMM 128GB

Como este formato ainda não está consolidado, por enquanto, o consumidor que adquirir um notebook compatível com a memória CAMM poderá optar por utilizar um adaptador SODIMM e conectar memórias DDR5 tradicionais.


Adaptador SODIMM

A Dell está buscando tornar este formato um novo padrão da indústria, através da organização JEDEC. Para isso, precisará assumir compromissos de manter o padrão acessível a outras fabricantes e deverá manter o preço dos royalties baixo para favorecer a concorrência.

Portanto, se tudo ocorrer conforme o desejado pela fabricante, em breve veremos outras marcas produzindo a memória CAMM, que poderá ser utilizada também em computadores de mesa.


Módulos CAMM com 16GB, 32GB, 64GB e 128GB

Fonte

5 curtidas

Me lembra muitas com placas dos anos 90. Ja algum tem eu vi noticias sobre elas mas não conheço nenhuma além da Dell que tenha usado.