Melhores fontes para desktop. Compartilhe aqui!

Fontes para utilizar na área de trabalho.

Aqui segue a que uso. Fugindo um pouco da fonte padrão, mas boa de se ler.

Fonte: Kurri Island (Deixo no tamanho 14)

No uso com nautilus:

2 curtidas

Eu estou em busca de um padrão, no momento tô testando a roboto.

1 curtida

Screenshot_20220720_081735

1 curtida

Assim, de longe, a que eu mais curti para o desktop, é uma fonte chamada Inter. Essa me lembra um pouco o San Francisco Pro e com alguns traços da Helvetica mas diferente dessas duas, não é proprietária. Pode ir no Google Fonts e baixá-la sem problemas. É a fonte padrão toda vez que eu abro o Figma para fazer alguma prototipagem.

Recomendo ler o artigo Matt Westcott

Também uso o Ubuntu Mono para terminal, editor de texto e tals e Merriweather para fontes serifadas.

6 curtidas

Em geral, não costumo mexer nas Fontes que cada distro adota por padrão.

No Redcore Linux (que estou usando no momento), está assim – sem que eu tivesse tomado conhecimento até hoje:

Depois de 5 semanas, um dia achei que a data no Painel (Relógio) estava pouco legível nas capturas de tela, então troquei por Verdana – e achei que ficou melhor assim:

No Conky, há muitos anos adotei Verdana – por ser mais legível, ser semi-serifada, ocupar menos espaço vertical, e ser semi-mono – ou seja: alinha facilmente as colunas com números e pontos:

conky.config = {
 use_xft = true,
 xftalpha = .8,
 font = 'verdana:size=8',
(...)
conky.text = [[
${font verdana:pixelsize=32}Redcore${font}
$hr
${alignc}${font verdana:size=32}${time %H:%M}${font}
${alignc}${font verdana:pixelsize=18}${time %a, %d %b. %Y}${font}

(Há diferenças relevantes entre “size” e “pixelsize”, no Conky).

Para isso, guardo velhos arquivos TTF que vieram com o Windows XP e com o CorelDraw 9:

$ ls -l
total 72
drwxr-xr-x 13 flavio  1001  4096 Jul 22  1999 Corel_Fonts
drwxr-xr-x  2 flavio users  4096 Apr 26  2021 msttcorefonts
-rw-rw-rw-  1 flavio  1001 63532 Oct 25  2015 ZAFDINGN.TTF

Outras vezes, busco as fontes TTF diretamente em alguma distro .deb, na qual eu já tenha instalado o ttf-mscorefonts-installer:

O resultado é um descanso para os olhos – tanto no Conky quato nos navegadores:

1 curtida

Acredito que um dos “segredos” da beleza do Zorin é justamente a Inter

1 curtida

Não sabia que era essa fonte mas faz sentido XD

2 curtidas

Fira Mono no Terminal e Cantarell no Sistema

3 curtidas

Ah é, faltou mostrar:


6 curtidas

Você comprimiu as imagens? pois ao ampliar fica totalmente distorcida.

Gosto muito da ABeeZee

4 curtidas

Não, é efeito de tirar uma captura de tela em uma sessão Wayland com 75% de escalonamento. No meu display não fica borrado assim. Só quando faz captura de tela. Na verdade o motivo de eu usar sessão wayland é por causa do escalonamento. Sessão X11 não tem escalonamento desse tipo e o que tem, fica borrado até no display.

3 curtidas

Entendi, fui seco para ver as fontes ahahahaah vou testar a fonte aqui no meu sistema, pelo que observei é bem completa. Eu atualmente estou utilizando a Barlow Condensed Medium ou Barlow Medium



Eu atualmente estou utilizando a Barlow Condensed Medium ou Barlow Medium não é tão completa quanto essa ou a Noto que agora é padrão no fedora, mas eu curto.

2 curtidas

Obrigado pela dica. Estou usando essa fonte aqui agora e ela é incrível.

Vc usa ela no estilo regular ou médio?

Regular, mas só porque é o suficiente. Médio pode acabar sendo espesso demais para o gosto de alguns.

Não postei como fica a Barlow no sistema, então aqui vai.

1 curtida