Como o suporte para Windows está acabando e meu notebook é um i3-4005U, qual distro me recomenda?
Uma pensando em velocidade sem travamento
Uma pensando em estudos
Uma pensando em produtividade e trabalho pesado
Uma pensando familiaridade pra quem vem do Windows
Dado os hardware, os requisitos, e que você não tem experiência com Linux, o Tiger OS… Vai te cortar algumas semanas de aprendizado
Cara, eu recomendo o Zorin OS, migrei no final do ano passado e estou bem adaptado, o que mais gostei foi do Wine já pré configurado sem precisar de bottles, etc…
Mas um sugestão, crie um pendrive no Ventoy com várias distros e vai testando e vê o que te agrada mais.
Eu testei:
Ubuntu
Fedora
Linux Mint
Big Linux
Até chegar no Zorin.
Pensando em alguém que está acostumando com o Windows, como o amigo já te recomendou, também sugiro o Zorin OS.
Além de uma interface bem parecida com a do Windows com relação a posição de ícones e menus, ele tem uma ferramente ótima que sugere uma alternativa para algum aplicativo do Windows que você tentar instalar.
Precisei trocar o SO dos notebooks de um projeto de escolas em que participo, coloquei o Zorin e todos lá que sempre usaram Windows se adaptaram bem rápido.
Seja bem vindo
Se você vem do windows como eu também vim o Zorin OS será mais fácil a adaptação.
Mas indico ver o canal do Diolinux os videos falando sobre Zorin Os e Linux Mint.
Até mesmo ver a playlist do canal do Gustavo Guanabara que ensina a usar Linux Mint.
Aqui no forum existem várias sugestões para você, então tenta testar com vms ou dualboot.