Melhorar Desempenho de Maquina Virtual com aceleração 3D

Olá Galera!
Tudo bem?

Vou resumir aqui. Eu uso o Linux Mint no momento.
não tenho Dual boot e nem quero ter hehehe

Eu edito meus videos perfeitamente bem no Davinci Resolve.
mas alguns projetos eu tenho utilizado o CAPCUT, pois ele tem alguma ferramentas que o davinci não tem, como exemplo: Legendas automaticas e com efeitos.

Então o que eu tenho feito é editar os vídeo no davinci, e finalizo no capcut de celular.
é até de boa, mas o processo de ter que enviar o video pro drive e depois ter que baixar no celular (tenho iphone) é chato. e eu gosto e sou mais rapido pra editar com teclado e mouse…

Acho que vcs já entenderam o ponto…

Estou realizando teste de usar o capcut de windows em uma maquina virtual com VMWARE.
consigo usar o capcut e exportar o vídeo.

mas a maquina virtual da umas engasgadas boas no processo. o que nao ta ajudando muito kkkk

queria umas dicas pra otimizar e melhorar o desempenho e se tiver até outro programa de vitualização que seja melhor que o VMWARE que de pra usar acelerador 3D, aceito sugestão tbm.

Config do meu PC:

Ryzen 7 5700x
32GB RAM
RTX 2060
2TB NVME

config da VM:

Liberar mais memória para a maquina virtual talvez melhore o desempenho, tem que ver como esta sendo o consumo de memória quando esta renderizando o vídeo.

PS: Windows 10 é mais leve do que o 11 que você esta usando. Tanto no notebook que estou usando quanto no pc que tem configurações muito melhores, se percebe nitidamente isso em ambiente virtual.

1 curtida

Será que o Bottles não seria a solução? Veja o vídeo de uso do Bottles lá pelos minutos 4:10.

https://youtu.be/TDfL33UTUb8

1 curtida

Envolvendo aceleração 3D virtualizada, a solução da VMWARE é a melhor que você vai encontrar, é o forte deles, depois disso, só realmente dedicando recursos totalmente para a máquina (em diversos sentidos, passthrough de GPU, dedicando parte da RAM totalmente para a vm, núcleos específicos da máquina, uma partição…)

1 curtida

Obrigado pelas respostas Galera!

Apesar de precisar usar aceleraçao 3D, para o que eu preciso não é nada pesado demais.
Tanto que consegui renderizar os videos no capcut sem problemas.
Chatinho estava as engasgadinhas na timeline.

Mas eu consegui elimina-las! hehehe

nem mudei nada na configuração da VM.

Percebi que o VMware estava mandado uma mensagem ao iniciar a VM relacionado a SWAP.

então resolvi aumentar o tamanho do meu swap, que era de 4gb. Passei pra 16GB.
O aviso sumiu, e a VM está rodando lisinha haha.

Valeu demais Pessoal!

Por que você não usa ele do site? Ele exige que use o navegador Chrome.

1 curtida

A versão Web não tem todos os recursos que eu preciso.
como por exemplo, as legendas automáticas em português.

e também tem que fazer uploud dos arquivos e tals.
com a maquina virtual, eu só compatilho a pasta na rede e já tenho acesso de forma facil e pratica hehe

Poder detalhar melhor esta solução.

Aumentou o swap no host (Linux) ou guest (Windows)?

1 curtida

Aumentei do Linux.
Como minha swap era uma partição, eu exclui ela, e criei um swapfile de 16gb
depois alterei o fstab para montar a swapfile na inicializaçao, e exclui tbm a linha da antiga swap.

Deixa eu ver se entendi. O sistema dentro da maquina virtual consome memória swap do hospedeiro?

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.