Pretendo evoluir no linux, hoje me considero um iniciante migrando para o intermediário. Uso ubuntu 24.04 LTS como distro principal hoje no meu notebook, mas já usei pop_os, Mint e EndeavourOS(somente o básico).
Quais dicas a comunidade tem a me fornecer para eu aprimorar meu conhecimento e se tornar um melhor usuário. Pretendo até buscar emprego nessa área.
As vezes me sinto como não conseguisse entender as coisas de forma direta, por isso, que queria dicas.
Já sei que vai ter repostas como “gerenciador de pacotes etc..”
Uma resposta um pouco incomum:
“Coisas básicas de um bom usuário de distro Linux deve/deveria fazer”:
reportar bugs ou saber pesquisar no bugtracker da distro ex: bugzilla, github, gitlab etc..
ter uma ideia de quem mantem X pacotes ou aqueles que tu mais se importa exemplo: DE, kernel, mesa…
Ter uma ideia de como funciona os releases, tanto da distro quanto dos pacotes e seu sistema de QA ex: pacotes é gerado no canal experimental / passa para testing / recebe X quantidade de OK / vai para canal stable…
Saber como o projeto se sustenta, se tem devs full time, pagos ou não, quem mantem a infra etc
Saber sobre o país de origem da distro e como isso afeta decisões (ex: Fedora/Red Hat nos EUA → não inclui codecs proprietários por padrão)
Entender sobre a “filosofia” da distro que escolheu (geralmente isso tem na documentação oficial) e não tentar mudá-lo ou ir contra…
Conhecer os canais de comunicação oficiais para discussões como foruns etc
Além das coisas que você citou, eu também adicionaria o Guia FOCA, para aprender a usar os comandos do Linux, caso queira se aprofundar mais no sistema.
Dificilmente falam dessa parte, falam mais de código(bash), comandos e pacotes, que são muitos importantes também. Pode ser que, ou com certeza, a documentação seja o conhecimento que complemente meu aprendizado nas distros Linux.
Complementando, gostar de “leitura” e se aventurar em versões “testes” são excelentes caminhos. No começo vamos mais “ler” que “resolver” mas com o tempo isto vai se equilibrando.
Um diferencial que vai te fazer melhorar ainda mais e mais rápido é unir a “leitura” e “testes” com o idioma inglês. No post abaixo, Fórum do Manjaro, um dos Adms explica porque o Manjaro não é para todos e estas explicações casam com este tópico. Tudo que ele explica lá é válido para melhorarmos como usuários de Distros Linux e qualquer outro Sistema Operacional!
Opinião pessoal, evita usar tradutor. Tradutor ajuda a aprender porém deixa o cérebro mais limitado se pararmos nele. Se quisermos melhorar em qualquer coisa mais rápido, não podemos ter este limite, temos de ultrapassar este limite! Opinião apenas.
Inglês melhorado e depois de um tempo se preferir se tornar profissional, especialista em Linux, sugiro cursos com certificações como:
LFCS (Linux Foundation Certified System Administration)
LPIC (Linux Professional Insitute)
Disciplina e paciência também ajudam a melhorar, porque frustrações podem acontecer mas, se superarmos melhor vamos ficando .