Melhorar como usuário das distros Linux

Prezados (as),

Pretendo evoluir no linux, hoje me considero um iniciante migrando para o intermediário. Uso ubuntu 24.04 LTS como distro principal hoje no meu notebook, mas já usei pop_os, Mint e EndeavourOS(somente o básico).

Quais dicas a comunidade tem a me fornecer para eu aprimorar meu conhecimento e se tornar um melhor usuário. Pretendo até buscar emprego nessa área.

As vezes me sinto como não conseguisse entender as coisas de forma direta, por isso, que queria dicas.

Agradeço a colaboração.

2 curtidas

Já sei que vai ter repostas como “gerenciador de pacotes etc..”

Uma resposta um pouco incomum:

“Coisas básicas de um bom usuário de distro Linux deve/deveria fazer”:

  • reportar bugs ou saber pesquisar no bugtracker da distro ex: bugzilla, github, gitlab etc..
  • ter uma ideia de quem mantem X pacotes ou aqueles que tu mais se importa exemplo: DE, kernel, mesa…
  • Ter uma ideia de como funciona os releases, tanto da distro quanto dos pacotes e seu sistema de QA ex: pacotes é gerado no canal experimental / passa para testing / recebe X quantidade de OK / vai para canal stable…
  • Saber como o projeto se sustenta, se tem devs full time, pagos ou não, quem mantem a infra etc
  • Saber sobre o país de origem da distro e como isso afeta decisões (ex: Fedora/Red Hat nos EUA → não inclui codecs proprietários por padrão)
  • Entender sobre a “filosofia” da distro que escolheu (geralmente isso tem na documentação oficial) e não tentar mudá-lo ou ir contra…
  • Conhecer os canais de comunicação oficiais para discussões como foruns etc
  • contribuir de alguma forma…
9 curtidas

Além das coisas que você citou, eu também adicionaria o Guia FOCA, para aprender a usar os comandos do Linux, caso queira se aprofundar mais no sistema.

6 curtidas

Rapaz, você me deu uma outra visão. Obrigado!

Dificilmente falam dessa parte, falam mais de código(bash), comandos e pacotes, que são muitos importantes também. Pode ser que, ou com certeza, a documentação seja o conhecimento que complemente meu aprendizado nas distros Linux.

3 curtidas

Baixei esse guia ontem, vou começar a ler o quanto antes.

2 curtidas

:waving_hand:t2:

Complementando, gostar de “leitura” e se aventurar em versões “testes” são excelentes caminhos. No começo vamos mais “ler” que “resolver” mas com o tempo isto vai se equilibrando.

Um diferencial que vai te fazer melhorar ainda mais e mais rápido é unir a “leitura” e “testes” com o idioma inglês. No post abaixo, Fórum do Manjaro, um dos Adms explica porque o Manjaro não é para todos e estas explicações casam com este tópico. Tudo que ele explica lá é válido para melhorarmos como usuários de Distros Linux e qualquer outro Sistema Operacional!

Opinião pessoal, evita usar tradutor. Tradutor ajuda a aprender porém deixa o cérebro mais limitado se pararmos nele. Se quisermos melhorar em qualquer coisa mais rápido, não podemos ter este limite, temos de ultrapassar este limite! Opinião apenas.

Inglês melhorado e depois de um tempo se preferir se tornar profissional, especialista em Linux, sugiro cursos com certificações como:

LFCS (Linux Foundation Certified System Administration)

LPIC (Linux Professional Insitute)

Disciplina e paciência também ajudam a melhorar, porque frustrações podem acontecer mas, se superarmos melhor vamos ficando :folded_hands:t2:.

:vulcan_salute:t2:

4 curtidas

Obrigado pela dica!

Questão de certificado vou buscar futuramente.

4 curtidas