Melhorar a performance do linux mint cinnamon versão 22

Tenho um notebook com as especificações abaixo:
01 - processador i5 2.5Ghz 11a. geração;
02 - 12 GB de Ram;
03 - disco nvme de 250GB;

estava tendo muitos problemas com o outro sistema operacional e resolvi ir para o linux (já não era sem tempo)!
Vi vários vídeos e escolhi o linux mint cinnamon versão 22, mas estou apanhando e muito para o sistema, o mesmo está muito lento, e eu acredito que com essas configurações do meu notebook acredito que não era para estar dessa forma, gostaria de uma ajuda para melhorar essa performance e deixar ele com uma interface diferente também, vocês podem me ajudar?

Quais eram esses problemas? Tinham a ver com desempenho?

Depois que você inicializa o Mint, como está o uso do processador e da memória RAM?

eu sempre digo para os iniciantes para não procurar soluções para problemas que eles não tem. se o seu está a contento, não mexe. você diz que seu mint está muito lento. poderia especificar o que ocorre? essa informação genérica não ajuda muito. quando mais específico for, melhor.

1 curtida

Essa dica serve para Linux Mint também

1 curtida

Essa ram tá em dual-channel rapaz ?
O sistema não pode fazer milagres se a ram tiver em single-channel.
Recentemente adotei um método interessante nos meus sistemas principalmente o linux, o método é dividir os recursos para cada sistema, acredite se quiser mas você vai senti uma baita diferença de performance se usar esse método começando pela navegação da internet e jogos que é o principal. No linux mint você pode usar o “aplicativo web” já que ele abre as páginas da rede como se fosse app, assim você pode adicionar os sites que você mais acessa sem ter que usar o firefox ou chrome que consome muito do PC.
Nos jogos steam recomenda-se após o uso fechá-lo, sair para não deixá-lo em segundo plano.

Eu também estou achando muito estranho isso, ele tem um nvme que tem incríveis velocidades tanto escrita ou gravação que pode ultrapassar de 3000 mib/s a 7000 mib/s e ele dizer que tá lento. Essa velocidade é mais rápida que a nave “USG Ishimura” de dead space.

Dá pra fazer algumas modificações de modo seguro, como por exemplo o tutorial abaixo, com muita atenção, claro: