Olá a todos, essa é a minha primeira postagem aqui.
Para dar contexto:
Estou utilizando o Ubuntu 22.04 com o GNOME.
O hardware é um core i3 de oitava e não tem placa de vídeo dedicada.
O que estou querendo é alguma configuração ou extensão que permita eu ter área de trabalhos individuais em cada monitor. No caso eu faço uso de 2 monitores, e o monitor que eu configurei como principal tem a área de trabalho, legal, ai eu configurei na próprio ajustes do Ubuntu pro segundo monitor também ter.
O problema é que do jeito que o Ubuntu trabalha é digamos… irritante. se eu mudo de área de trabalho do primeiro monitor, o segundo tbm muda. Eu queria alguma forma de isolar o comportamento da área de trabalho para cada monitor.
já testei uma extensão (vou deixar o link aqui).
https://extensions.gnome.org/extension/4586/switch-workspaces-on-active-monitor/
O problema dela é que ela parece uma solução ‘gambiarra’ porque faz uso de outro atalho de teclado que não é o nativo do Ubuntu pra trocar de área de trabalho (CTRL + ALT + ARROW), além disso ela não mata o atalho do próprio Ubuntu então com ela ativa, se eu utilizar o atalho que já to acostumado eu vou ter o comportamento irritante original do Ubuntu de trocar de área nos dois monitores.
Por ultimo (não muito importante), essa extensão não possui uma animação ao trocar de área de trabalho, o que dá mais cara de uma solução ‘gambiarra’.
Queria poder continuar com o mesmo atalho original pra mudar área de trabalho individualmente em cada monitor (Como se fosse o comportamento padrão do SO).
Agradeço qualquer dica pra solucionar o problema .
Até lá vou deixando o segundo monitor com áreas de trabalho desabilitada mesmo.