Saudações a todos
Eu estava com um problema chato no LibreOffice… Os documentos que utilizavam as fontes Microsoft (Calibri, em específico) estavam com as letras meio “estranhas” (pixelizadas e mais “espaçadas” do que deveriam)… Encontrei uma pessoa com o mesmo problema no Reddit (Reddit - Dive into anything) E uma pessoa (spxak1) deu uma dica que resolveu esse problema, então decidi trazer uma dica de como resolver isso, dando os créditos ao autor…
Crie um arquivo de configuração para as fontes com o comando: (utilizando, nesse caso, o Nano, mas você pode utilizar o editor de sua preferência)
sudo nano /etc/fonts/conf.d/20-no-embedded.conf
Cole o seguinte conteúdo: (Ctrl Shift V para colar, no caso do Nano)
<?xml version="1.0"?>
false
Salve com Ctrl X, tecle S e tecle Enter
8 curtidas
O problema é que o Linux não tem, nativamente, essas fontes. Posso estar bastante equivocado, mas acho que esse problema foi mais causado porque o LibreOffice tentou “emular” (talvez essa não seja a palavra adequada) essa fonte Calibre usando outra no lugar.
Para ajudar o LibreOffice a abrir documentos do Microsoft Office com fontes não nativas, eu uso o método mais simples e mais eficiente possível.
Procuro uma instalação Windows (pode ser uma instalação real ou uma feita numa máquina virtual), com o Microsoft Office instalado. Copio todas as fontes da pasta C:\WINDOWS\Fonts
para um pendrive, mídia de disco, HD externo, nuvem, o que seja (para usar sempre que eu precisar), e as colo na pasta ~/.fonts
(se essa pasta não existir, eu a crio) e então uso o comando fc-cache -f -v
para atualizar as fontes do sistema (é necessário reiniciar o LibreOffice).
Quem fizer isso, no que diz respeito a fontes, nunca mais terá problemas com documentos do Microsoft Office.
4 curtidas
De fato, o que causa mais incompatibilidade é a falta das fontes MS, mas eu extraí elas da ISO do W10 e as coloquei na .fonts, mas mesmo assim, a aparência ainda estava meio esquisita, com essa dica aí ficou show
1 curtida
Beleza, mas fica ligado que têm algumas fontes que não vêm numa “instalação nua” do Windows, mas sim do Microsoft Office como você pode ver aqui. E esse parece ser o caso do Calibri, ou algumas versões dessa fonte, talvez o LibreOffice esteja tentando visualizar justamente esse Calibri Light.
2 curtidas
Interessante, não sabia dessa, vou dar uma olhada, vlws
1 curtida