Olá pessoal, qual o melhor sistema operacional para uma máquina, com 16GB de memória, que pretende hospedar três ou mais máquinas virtuais de uso doméstico e que, em princípio, não irão rodar simultaneamente.
Uma das VM’s possui Kubuntu 18.04, é a de uso principal. Uma segunda VM roda Windows, pois não consegui instalar o Corel Draw 8 no playOnLinux, além de outros aplicativos básicos que surgem às vezes. E a terceira VM roda Ubuntu Studio, com Gimp, Inkscape, Kdenlive e outros.
A dúvida principal é mesmo “qual o SO mais adequado para instalar no Host”, se basta optar por um SO leve, como o Xubuntu, ou se há um sistema mais adequado, e seguro, para funcionar como “servidor de máquinas virtuais” apenas.
Observações:
Tenho receio de instalar um SO host em modo texto apenas pois sou iniciante e pode ficar complexo ajustar alguma configuração futura.
Fiz alguns testes com KVM (no linux) e Hyper-V (no Windows) mas como ainda estou em transição do Windows p/ o Linux, acabei optando pelo VirtualBox, que já estava familiarizado, e porque tem rodado bem nos dois sistemas. Tenho um Dell e um Asus, ambos com processador Intel e suporte a virtualização.
No momento estou rodando como teste, as máquinas citadas, em cima do Xubuntu 18.04, mas se houver uma alternativa melhor (mais segura, mais compatível e/ou mais rápida) posso transferir as máquinas já criadas para o novo host.
Dependendo do seu hardware não importa muito quem vai ser o host, qualquer distro vai entregar praticamente os mesmos resultados sendo host(exceto distros que tem ambientes graficos pesados ja que o host não vai ter muita interação com o usuario)
Grato pelo breve retorno @ruanelivelton18. Ainda assim tenho a impressão que algumas distros são priorizadas por desenvolvedores como, neste caso, o virtualbox. Creio que em algumas delas deve ser mais prático instalar pacotes extensões que permitam o host funcionar melhor, por isso a dúvida se alguém mais experiente em VirtualBox sugere algum SO como host.
Talvez Xubuntu e Kubuntu tenham desempenho semelhante, mas se usar Debian ou outro, o VirtualBox, e suas atualizações, tem mais chance de funcionar e aproveitar a maior parte do recurso de hardware disponível?
Agora mesmo estou tentando instalar os pacotes que habilitam a usb 3.0 e estou enfrentando alguma dificuldade no Xubuntu 18.04.
Eu rodei várias máquinas no VirtualBox utilizando Pop!_Os como host. Foi bem tranquilo. Apenas instalei o VirtualBox e configurei as máquinas e comecei a usar. Já no Fedora, tive que resolver uns problemas relacionados a algo no kernel.
Acho que Xubunu e Kubuntu não irá encontrar dificuldade já que PoP!_Os e esses sistemas são da base Ubuntu.
Sinceramente não muda muito isso vai da sua escolha… Eu deixaria o Xubuntu ou Lubuntu ja que o host vai ficar com pouca utilização pq eu mesmo priorizo estabilidade em hardware novo, mas isso vai de vc
Queria montar um esquema parecido aqui pois queria dar enfase no uso do VirtualBox para testes, estudos, desenvolvimento e principalmente para virtualizar o MacOS. Acabei optando inicialmente pelo Xubuntu 20.04, mas devido a alguns problemas de inicialização acabei parando no ZorinOS Lite. Ele é bem sólido, estável e configurável além de me ser bastante produtivo e leve, assim pude direcionar mais recursos para a virtualização.
@Deleterium, não uso Windows como host pois acho que ele mesmo parado vai consumir muito hardware e porque estou tentando usar ele cada vez menos. Talvez seja interessante pra quem tem licença vinculada ao hardware. Também não pretendo usar o host para evitar que qualquer erro inviabilize o acesso as demais máquinas, mesmo que temporariamente.
@MichellHenrique, fiz uma instalação do 20.04 como host mas depois troquei pelo 18.04, pois alguns apps que uso só tem suporte, no momento, para esta versão (o que faz todo sentido, pois é uma versão estável à certo tempo).
Estou tentando usar apenas as máquinas virtuais pois estou achando mais fácil fazer “backup” do S.O. (na verdade via snapshots) e ter sempre a mão o sistema já com os app e configurações que preciso (mesmo aqueles que passei mais trabalho para instalar).
Hoje instalando o drive do DisplayLink USB notei que além de Windows e Mac, eles tem suporte ao Ubuntu, então por enquanto vou seguir usando uma versão leve do Ubuntu como host (no momento o Xubuntu 18.04).
Esses dias vi um sistema interessante, o Qubes OS, que é na verdade um host para diversas máquinas virtuais. Acho que vale a pena vc dar uma olhada e ver se vc pode aproveitar algo do projeto.
Eu vi nesse vídeo do Explaining Computers:
E procurando um pouco achei algo interessante: SmartOS. É um sistema leve, pra ser carregado totalmente na RAM, específico para rodar máquinas virtuais. Interessante! SmartOS | Triton DataCenter
Excelente dica @Deleterium! Vou instalar e testar o SmartOS e o Qubes OS e depois, se quiserem, posto aqui os resultados! Acho que vou instalar como convidado primeiro (se for possível) para me familiarizar antes.
Vou priorizar a distro que ocupar menos espaço também, pois tenho na máquina um SSD de 22GB e penso em deixar uma parte livre para manter junto o arquivo do disco base de ao menos uma das máquinas virtuais, como a com Kubuntu, que ocupa uns 10GB só.
Obs: sobre o perrengue na instalação das extension pack das usb 3.0, do VirtualBox, era porque eu estou usando o VirtualBox Versão 5.2.42, e não a última versão (6.1.12), portanto precisava atualizar ele antes ou instalar da [extension pack da versão em uso.