Olá pessoal, qual o melhor sistema operacional para uma máquina, com 16GB de memória, que pretende hospedar três ou mais máquinas virtuais de uso doméstico e que, em princípio, não irão rodar simultaneamente.
Uma das VM’s possui Kubuntu 18.04, é a de uso principal. Uma segunda VM roda Windows, pois não consegui instalar o Corel Draw 8 no playOnLinux, além de outros aplicativos básicos que surgem às vezes. E a terceira VM roda Ubuntu Studio, com Gimp, Inkscape, Kdenlive e outros.
A dúvida principal é mesmo “qual o SO mais adequado para instalar no Host”, se basta optar por um SO leve, como o Xubuntu, ou se há um sistema mais adequado, e seguro, para funcionar como “servidor de máquinas virtuais” apenas.
Observações:
Tenho receio de instalar um SO host em modo texto apenas pois sou iniciante e pode ficar complexo ajustar alguma configuração futura.
Fiz alguns testes com KVM (no linux) e Hyper-V (no Windows) mas como ainda estou em transição do Windows p/ o Linux, acabei optando pelo VirtualBox, que já estava familiarizado, e porque tem rodado bem nos dois sistemas. Tenho um Dell e um Asus, ambos com processador Intel e suporte a virtualização.
No momento estou rodando como teste, as máquinas citadas, em cima do Xubuntu 18.04, mas se houver uma alternativa melhor (mais segura, mais compatível e/ou mais rápida) posso transferir as máquinas já criadas para o novo host.
Dependendo do seu hardware não importa muito quem vai ser o host, qualquer distro vai entregar praticamente os mesmos resultados sendo host(exceto distros que tem ambientes graficos pesados ja que o host não vai ter muita interação com o usuario)
Grato pelo breve retorno @ruanelivelton18. Ainda assim tenho a impressão que algumas distros são priorizadas por desenvolvedores como, neste caso, o virtualbox. Creio que em algumas delas deve ser mais prático instalar pacotes extensões que permitam o host funcionar melhor, por isso a dúvida se alguém mais experiente em VirtualBox sugere algum SO como host.