Melhor método de particionamento (em BTRFS e XFS)

Snapshot não é Swap po:

Eu sei, estou dizendo para um gerenciamento manual

Você faz snapshot se quiser.

Na verdade eu peço desculpas nessa questão.

Não é exatamente procurando uma solução para um problema, mas um tipo de extração para metodologia de particionamento como foram descritas outras vezes.

Pois estou averiguando bons métodos que estou prestes a fazer (não tenho trazer grandes detalhes por não ser aberto), só preciso ver bons métodos para btrfs ou xfs

Sucesso!

É tudo que posso desejar.

1 curtida

É tudo muito relativo, mas numa síntese:

Se deseja um sistema de arquivos com mais features onde você pode gerenciá-lo em diversas situações, segurança de integridade, compactação, e etc, o simplesmente deixá-lo no piloto automático entendo que ele ele por si só é bem otimizado o BTRFS é bem indicado. Observe que por possuir diveras tecnologias de um sistema de arquivo “parrudo” no bom sentido a performance pode parecer mais baixa em comparação direta com outros com o XFS.
O XFS é um excelente FS e está recebendo novas features no campo da segurança e integridade dos dados, mas é bebê nisso. Porém, é bastante maduro e confiável num performance surpreendente.

Eu, particularmente uso BTRFS desde 2016 e até o momento não vejo melhor FS que me atenda nas coisas que ele faz. Uso também o XFS em drivers externos multimídia e ssds de datas em que a ideia é uso diário em itens menos sensíveis.

Quanto ao esquema de montagem/partição não há uma fórmula. Eu uso apenas fat no /boot/efi (obirgatório) e o restante vou de btrfs.

Faço as personalização dos pontos de montagem no setup de instalação da distro através da opção de fazer manualmente. A distro normalmente abre um app para você fazer isso. No Ubuntu ele abre uma gui sobre o parted se não engano e você muda formato de tabela, cria partições escolhe ponto de montagens e os tamanhos.

OBS: no Ubuntu quanto você faz personalizado ele não cria o swap, o sistema vai atuar sem swap. Se você quiser (é recomendado dependendo do tanto de RAM que vc tem e de necessidades extras como hibernação) terá que montar manualmente no pós instalação.
Pode ser diferente em outras distros.

Enfim, essa é a síntese da síntese.

OBS já que sua ideia é pra ambiente de DEV pode querer separar o /var , mas é como falei não há forma certa.

1 curtida

Compreendo, muito obrigado

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.