Melhor Linux para desenvolvimento e jogar jogos da Steam

Qual o melhor Linux para trabalhar com desenvolvimento de Software e jogar jogos da Steam?

Atualmente utilizo o windows 11 como sistema operacional, mas gostaria de tentar utilizar o Linux para minhas jogatinas e e meu trabalho.

Sou desenvolvedor Mobile, utilizo muito o Android Studio e Visual Studio Code, além disso jogo games da Steam e Moba, mas não faço ideia de qual SO Linux usar.

Configuração da máquina:
Ryzen 5 5600

64GB de ram

RTX 3070 de 8GB

SSD

Se puder me ajudar, ja tenho familiaridade com mac, que é a mesma base do linux, me mandem links de ajuda para os jogos e para coisas do trabalho.

No que diz respeito ao desenvolvimento, qualquer distro você pode baixar o que precisa e usar as ferramentas para desenvolver.

Sobre os jogos, temos as distros que são focadas nesse segmento: CachyOS, Garuda, Bazzite, Nobara, Regata OS. Mas isso não significa que você não pode jogar nas outras, essas vem com o que você precisa instalado, nas outras você vai precisar instalar.
E o principal, se você joga qualquer jogo da RIOT, Call of Duty ou qualquer outro jogo que usa anti-cheat ao nível de Kernel, ele não vai funcionar no Linux.

Recomendo dar uma lida a respeito de cada uma das distros, pois elas têm suas peculiaridades

2 curtidas

Se você joga LoL infelizmente não tem mais jeito de rodar no Linux por conta do vanguard. DoTA 2 roda de boa, tem versão nativa inclusive. Eu recomendaria distros mais tradicionais, qualquer uma moderadamente atualizada vai te atender bem. Tenta o Mint que é bastante amigável. O Bazzite é muito bom também mas tem que ter um pouco mais de manha pra usar diariamente, por conta da natureza imutável dele. Utilizando distrobox, brew e flatpak dá pra ir embora, mas a curva de aprendizado é um pouquinho mais acentuada se você não tiver familiaridade com Linux. Como tu usa Nvidia eu não consigo arriscar mais palpites pois não uso Nvidia tem muitos anos.

Desenvolvimento eu recomendaria algo estável eu para programar uso kububtu lts, ele roda bem e em mais de ano usando nunca me deu dor de cabeça só abrir e trabalhar.

Tenho a steam instala nele e jogo alguns jogos quando temho tempo e não tenho do que reclamar.

Usava outro antes baseado em arch mas as atualizações quase que diárias volta e meia quebravam minhas dependências para o desenvolvimento que uso então fui para um linux LTS e foi só alegria