Melhor Linux para desenvolvimento e jogar jogos da Steam

Qual o melhor Linux para trabalhar com desenvolvimento de Software e jogar jogos da Steam?

Atualmente utilizo o windows 11 como sistema operacional, mas gostaria de tentar utilizar o Linux para minhas jogatinas e e meu trabalho.

Sou desenvolvedor Mobile, utilizo muito o Android Studio e Visual Studio Code, além disso jogo games da Steam e Moba, mas não faço ideia de qual SO Linux usar.

Configuração da máquina:
Ryzen 5 5600

64GB de ram

RTX 3070 de 8GB

SSD

Se puder me ajudar, ja tenho familiaridade com mac, que é a mesma base do linux, me mandem links de ajuda para os jogos e para coisas do trabalho.

No que diz respeito ao desenvolvimento, qualquer distro você pode baixar o que precisa e usar as ferramentas para desenvolver.

Sobre os jogos, temos as distros que são focadas nesse segmento: CachyOS, Garuda, Bazzite, Nobara, Regata OS. Mas isso não significa que você não pode jogar nas outras, essas vem com o que você precisa instalado, nas outras você vai precisar instalar.
E o principal, se você joga qualquer jogo da RIOT, Call of Duty ou qualquer outro jogo que usa anti-cheat ao nível de Kernel, ele não vai funcionar no Linux.

Recomendo dar uma lida a respeito de cada uma das distros, pois elas têm suas peculiaridades

2 curtidas

Se você joga LoL infelizmente não tem mais jeito de rodar no Linux por conta do vanguard. DoTA 2 roda de boa, tem versão nativa inclusive. Eu recomendaria distros mais tradicionais, qualquer uma moderadamente atualizada vai te atender bem. Tenta o Mint que é bastante amigável. O Bazzite é muito bom também mas tem que ter um pouco mais de manha pra usar diariamente, por conta da natureza imutável dele. Utilizando distrobox, brew e flatpak dá pra ir embora, mas a curva de aprendizado é um pouquinho mais acentuada se você não tiver familiaridade com Linux. Como tu usa Nvidia eu não consigo arriscar mais palpites pois não uso Nvidia tem muitos anos.