Estou no campo de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, escolhi o Ubuntu como minha distro pra trabalhar com isso e big data.
Agora preciso da ajuda de vocês pra saber qual o melhor IDE ou Editor para Python.
Editor de texto eu acho que vou deixar o padrão do Ubuntu, gedit. Parece ser bem bom.
Agora quanto a IDE, gostaria de saber o que vocês estão utilizando os prós e contra disso tudo.
Olá @alexvmaximiano… bom… responder qual “Melhor IDE” vai depender de cada um em relação a produtividade e objetivos…etc, mas para lhe ajudar na escolha vou dar meu ponto de vista do que eu conheço.
O Pycharm é uma excelente IDE para quem quer programar Python, porém o VScode tem ganho mercado entre os desenvolvedores, é o que eu uso atualmente tanto para desenvolver em JavaScript quanto Python.
Mas como você disse que vai trabalhar com Big Data acredito que para você o mais recomendado é utilizar o Jupyter Notebook. Você pode instalar o Anaconda para facilitar na configuração do seu ambiente dev, ou então utilizar um Jupyter Notebook online, como por exemplo o https://colab.research.google.com/ , você não vai precisar ficar se preocupando em configurar o ambiente e assim vai ter mais tempo para trabalhar no seus projetos.
No caso da IDE acredito que você vai mais utilizar em casos onde você vai desenvolver a aplicação (API, Front-End… etc)
No meu ponto de vista uma IDE não vai de dar “super poderes” no desenvolvimento então seja qual for sua escolha você vai ter que aprender a utilizar a ferramenta (IDE) para te dar mais agilidade e conforto na hora de trabalhar. A melhor maneira de encontrar a melhor IDE para você vai ser testando mesmo. Mas para resumir então eu uso o Jupyter Notebook do Colab da Google para trabalhar com IA e o VScode para desenvolver a aplicação final.
Blz mano. Cara, eu gosto de usar o Geany para coisas pequenas no Python, testar um código rapidinho, relembrar a sintax, pq ele é bem levinho, se eu fecha-lo ele vai abrir bem rápido quando eu pedir novamente. Agora quando é um projeto um pouco maior, que exige um pouco mais de detelhes, ajuda nas biblioteca, autocompletar, debuger, ai eu ja prefiro (gosto pessoal) o Spyder, ache ele bem interessante para esses projetos maiores, ele é de código aberto para programação científica.
Eu mexo com Deep Learning no mestrado e uso o Jupyter Notebook quando quero analisar resultados ou trabalhar de forma iterativa. Quando já tenho uma ideia concreta costumo implementar no VScode. Já tentei usar o Spyder, mas sempre volto pro VSCode.
Cara eu uso o editor de texto ATOM, por seguir essa linha do linux (bastante personalizações, código aberto e etc) e eu rodo no terminal mesmo, nunca gostei de ide acho rodar ai no terminal tão prático que as vezes uso até o GEDIT