Olá pessoal! Estou planejando montar uma homelab quando me mudar, para fins de estudo e ter serviços como backup dos meus arquivos, streaming e etc. Pretendo ter um proxmox para vms, um bom firewall como pfSense, rodar um TrueNAS Scale, e talvez alguns serviços a mais. Estou pensando qual melhor opção de hardware comprar para comportar tudo isso, ter mais de uma máquina também pode ser uma opção. O que vocês acham?
Ao mesmo tempo que penso em comprar um mini pc, como o zima board, não sei se é a melhor opção pois pretendo adicionar pelo menos uns 3 hds para o TrueNAS.
Uma ZimaBoard, dependendo o modelo não é uma boa para você, principalmente pela virtualização.
3 HDs também não é uma boa idea. O raid1 você teria 2 discos espelhando 1, um leve exagero.
4 discos dá para fazer o raid 6. 2 de qualquer 1 dos 4 discos podem queimar.
O raid 10 seria em pares, você teria que não ter o azar de queimar os dois que são pares.
Como você quer virtualizar sistemas, você precisa de um processador com muitos núcleos e muita memória ram, acredito que algum xeon velho por ai resolva seu caso, ou algo parecido.
Agora se você tirar a virtualização, somente a zimaboard resolve seu problema.
Quanto você está disposta a gastar? Tem bons PCs HP, Dell usados no Mercado Livre com processadores de Intel de 6º geração em diante que são muito bons se quiser no futuro montar um media-server (Jellyfin o Plex) por causo so suporte aos VP9, HEVC…
Não é muito comum montar TrueNAS dentro do Proxmox apesar de ser possível e nesse caso é bom considerar um PC com uma boa quantidade de RAM e pelo menos um Ryzen 5 ou Core i5.
Entendo, realmente seja uma boa ideia monta um xeon, pensei em 3 hds na verdade pois colocaria 2 em modo mirror para os arquivos e backups e outro para os serviços como o proxmox e as vms. Mirror não é a melhor opção em segurança, mas acho que é alguma coisa e futuramente comprar mais hds e evoluir para o raid 6.
Penso em virtualizar pois pretendo ter vários serviços, como pfSense, um controlador para os APs e etc.
Muito obrigado pela dica, vou da uma pesquisada nos xeon.
O firewall é um “serviço” que pode ser recomendável não misturar no mesmo hardware que outros serviços essenciais. Tanto por questões de segurança quanto de disponibilidade, para uso caseiro, a menos que você queria fazer uma tonelada de filtros e caches, hardwares simples já devem atender.