Melhor forma de fazer dual boot 2 ssds Linux Mint e Windows

Prezados, boa noite. Já usei o Linux Mint como sistema principal em 2018, depois de alguns testes com Linux e Mac voltei a usar só Windows principalmente por comodidades nos programas de trabalho.

Hoje quero fazer um dual boot e saber como seria a melhor forma de fazer isso. Meu notebook tem dois SSDS de 240gb.
Notebook Dell 7460, Core I7, sétima geração e 16gb de ram.

O Windows uso mais pra trabalho, preciso basicamente do Office e dos programas de Processo Judicial Eletrônico (PJE), etc…

No Linux estou aprendendo a programar e vou tentar manter como sistema principal, pra usar navegação na internet em geral, sites de bancos e estudos.

O ideal seria instalar um sistema operacional em cada SSD?
Caso faça dual boot em um hd e use o outro só para arquivos, qual é a o tipo de partição deve ficar esse hd de arquivos para ser lido/modificado tanto pelo linux quanto pelo windows? Aceito sugestões.

A bios ficara em UEFI, GPT e sem Grub, vou usar a tecla de atalho mesmo.

Grato a todos pela atenção.

O mais fácil mesmo é instalar o Linux num disco e deixar o Windows em outro.

Se quiser usar os dois sistemas no mesmo hd e usar outro para dados, terá que reparticionar o primeiro ssd, algo que pode tomar algum tempo…

Por segurança, desconecte o ssd do windows e vai ser tranquilão!

Se quiser ir pelo modo difícil e criar uma partição para arquivos compartilhados, é comum usar ntfs. Mas eu preferia usar exfat por ser um sistema mais simples e com menos dor de cabeça com as permissões de arquivos.

1 Curtida