Melhor Distro Linux para Iniciantes em 2024?

Oi, pessoal!

Sou novo no mundo Linux e estou procurando uma distribuição amigável para começar. Fiz algumas pesquisas e ouvi falar bastante sobre Ubuntu, Linux Mint e Fedora. No entanto, ainda estou um pouco confuso sobre qual seria a melhor escolha para quem está iniciando.

Minhas necessidades principais:

Uso cotidiano (navegar na internet, assistir vídeos, e-mails).
Boa compatibilidade com hardware comum (notebook com processador Intel e 8GB de RAM).
Interface intuitiva e fácil de personalizar, mas sem me sobrecarregar com opções avançadas no começo.
Além disso, gostaria de uma distro que tenha uma comunidade ativa, pois sei que terei dúvidas e precisarei de ajuda. Alguém com experiência nesses sistemas poderia compartilhar sua opinião ou recomendação?

Se tiverem links úteis ou tutoriais básicos para começar, seriam muito bem-vindos também.

Agradeço desde já pela paciência e ajuda!

MarceloDatasphere

2 curtidas

O que considera um iniciante? Se for em Linux e em informática recomendo o Tiger OS: https://tigeros.com.br/ porque:

Atende perfeitamente esse case de uso

As modificações feitas no Plasma permitem personalizar o sistema sem que você quebre ele por acidente ou tenha que lidar com opções infinitas, e ainda você não perde tempo tendo que decorar nomes de programas, ele é um sistema semântico

Esse é o único ponto que “pega”, entre aspas por dois motivos, o Tiger OS vem com um pré guia offline (dentro do sistema) guiando desde a instalação até o básico do cotidiano, e além disso tem um minicurso em vídeo gratuito que cobre praticamente todas as dúvidas que um usuário básico teria e para a cereja do bolo que (espero que não tenha mas se tiver problemas) ele é 100% compatível com o Kubuntu, então pode aproveitar a base de conhecimento da maior comunidade Linux do mundo no Tiger OS sem problemas

3 curtidas

Boa tarde!

Sem duvida, a melhor distro pra iniciar eh o Linux Mint.

Ele traz uma base Ubuntu com a maior compatibilidade possivel, tem um visual similar ao Windows 10, e roda muito leve em qualquer maquina.

Facilmente vai te atender em navegacao comum, jogos (os que rodam em Linux), personalizacao, etc.

O Linux Mint te pega pela mao mesmo. Sem sombra de duvida melhor distro pra iniciar. Iniciei com ela, e sempre me atendeu.

E se precisar de alguma ajuda extra, eh so comunicar por aqui que a galera vai te ajudar.

:penguin:

E aproveitando que acabou de sair um versão nova:

1 curtida

Ela funciona mas me questiono se “pega na mão”, as recentes decisões do Clement obrigam o usuário a passar direto por um pós instalação se embrenhando nas configurações do sistema só pra instalar o Chrome, e não vamos esquecer que o mint não tem nome semântico

1 curtida

boa tarde, seja bem!

Indico Zorin OS ele entra em todos os seus requisitos.

2 curtidas

Nome Semântico? O que seria isso?

1 curtida

São quando o nome e categoria somados representa a ação que o usuário, por exemplo o Kate do KDE, se ele for um utilitário, e tiver o nome “Editor de textos”, podemos ler ele como “Utilitário Editor de textos”, então se o usuário quer criar um arquivo de texto, ele naturalmente pensa “preciso de um utilitário para editar textos”, o cérebro formula e processa algumas perguntas:

• O que eu quero/preciso?
  • Com o que eu faço?
  • Onde ficam?
  • Qual o nome?
  • Que é um?

Observe que quando eu respondo inconscientemente a primeira pergunta as repostas induzem um afunilamento natural causando um ganho cumulativo de significado:

• O que eu quero/preciso? “Criar um arquivo de texto
  • Com o que eu faço? “Programa que edita texto”
  • Onde ficam? “Menu de programas”
  • Qual o nome? “Editor de textos
  • Que é um? “Utilitário

Logo temos na nossa mente que para “Criar um arquivo de texto, precisamos abrir o menu de programas em Utilitário e abrir o Editor de textos

Isso diminui a carga mental, como o programa tem o nome de sua função na categoria certa, o único pensamento ativo é “preciso criar um arquivo de texto” todo o resto é feito de forma passiva pelo cérebro, mesmo alguém sem experiência consegue realizar tarefas, não precisa saber o quem ou o que é “Kate”, se tem um contexto semântico

O Mint trás muita coisa “gráfica” mas ao mesmo tempo é muito desorganizado e trás uns nomes bem estranhos, praticamente todos os nomes semânticos do Mint vem dos forks do GNOME, isso é um problema grave de UX

1 curtida

Boa tarde rapaz.
Pra uso cotidiano em geral vou recomendar o TigerOS
Comunidade ativa da sua distro ?
Você não precisa disso, você tem a comunidade Diolinux e isso já é o suficiente.
Eu já fui um iniciante linux que na época minha primeira distro foi o linux mint e hoje eu já uso distros mais complexas e profissionais para o meu cotidiano, nem vou falar o nome da distro que uso se não a galera vai me jogar pedra kkk

Eu não uso o TigerOS mas pra você que está começando agora vou recomendá-lo pois ele é básico do básico e ele cumpre muito bem esse papel. Um dia quando você ficar mais apto no linux e quiser expandir seus horizontes, vou recomendar o linux mint ou zorinOS.

Uma boa tarde a todos.

Para iniciantes sem dúvidas é melhor começar por distros baseadas no ubuntu, pois é a que tem a comunidade mais ativa.
Portanto, indicaria Linux Mint, Zorin ou TigerOS.
No que tange a personalização, o mais personalizável são distros com interface Plasma (KDE), por outro lado eu não gosto disso (experiência pessoal), pois há opções demais, e sempre acabo fazendo coisa errada.
Por outro lado, se deixar ele padrão já é muito bonito.

Eu sei que o assunto do tópico não é exatamente sobre isso, mas vale ressaltar que uma coisa é distribuićão Linux, e outra coisa é o ambiente de desktop.

Por exemplo, o desktop environment (DE, ambiente de desktop) chamado GNOME pode ser instalado em todos as distros praticamente, mesmo que ele não venha por padrão. Então você não é obrigado a usar algo que não queira, só pra poder usar aquele DE em específico.

Porém… [aviso de opinião impopular abaixo]

Eu acho difícil eu recomendar alguma coisa que venha com um padrão que eu não goste, mesmo que a base seja boa. E hoje em dia, por já ter usado várias bases e ter aprendido a me virar em todas elas, eu prefiro certas situaćões do que outras quando vou usar um sistema Linux, por isso acabo preferindo a base Arch em comparaćão com Fedora, Ubuntu (Debian), e por aí vai.

Não vou elaborar sobre isso agora, talvez futuramente.

Mas no geral, o Mint traz um padrão que me é útil, com o mínimo de coisas que atrapalham a minha utilizaćão. Sendo assim, eu uso ele, e acredito que ele também vá incomodar o menos possível usuários novos, além de ter um visual que, pra quem tá acostumado com Windows, dá o suficiente de općões sendo coeso o suficiente pra não incomdar os olhos. Ainda assim, para mim ele não me agrada mais visualmente, mas isso só te acontece (ou não) depois de um certo tempo. E pode ocorrer com o Plasma também, MATE (do chá), GNOME…

No geral, o Mint traz facilidades, mais do que outras distros que usei, que a pessoa precisa ter um pouquinho mais de conhecimento, mas é relativamente tranquilo. Se o Mint atender, compensa usar ele. Se não, compensa tentar outra coisa.

Zorin OS também é baseado em Ubuntu, mas o visual é outro, e possívelmente o jeito que as coisas funcionam dentro da distro em termos de pacotes e diretórios pode ter algumas diferenćas também. E isso é normal, porém pode agradar ou não.

O Tiger OS eu não utilizei o suficiente para produzir uma review decente. Mas olhando por cima, por ser base Ubuntu, tudo o que funciona pro Ubuntu vai funcionar para ele (ou deve, ao menos). Então, querendo algo feito no Brasil e que venha até com tutoriais pra usar e instalar o sistema (um diferencial que pouco se vê), vale dar uma chance a ele.

[ Adendo abaixo ]

Não é bom se preocupar muito em que distro usar. Tudo é bom e funciona pra proposta que ele traz. O bom é escolher uma logo, e ir com ela. Aqui no fórum do Diolinux o pessoal usa/já usou de tudo (distros, viu? Distros), então sempre tem alguém capaz de ajudar com os eventuais problemas.

E se no final você não gostar de algo, é só trocar! (Lembre-se do backup, though!)

2 curtidas