Melhor Distro Linux para Iniciantes em 2024?

Oi, pessoal!

Sou novo no mundo Linux e estou procurando uma distribuição amigável para começar. Fiz algumas pesquisas e ouvi falar bastante sobre Ubuntu, Linux Mint e Fedora. No entanto, ainda estou um pouco confuso sobre qual seria a melhor escolha para quem está iniciando.

Minhas necessidades principais:

Uso cotidiano (navegar na internet, assistir vídeos, e-mails).
Boa compatibilidade com hardware comum (notebook com processador Intel e 8GB de RAM).
Interface intuitiva e fácil de personalizar, mas sem me sobrecarregar com opções avançadas no começo.
Além disso, gostaria de uma distro que tenha uma comunidade ativa, pois sei que terei dúvidas e precisarei de ajuda. Alguém com experiência nesses sistemas poderia compartilhar sua opinião ou recomendação?

Se tiverem links úteis ou tutoriais básicos para começar, seriam muito bem-vindos também.

Agradeço desde já pela paciência e ajuda!

MarceloDatasphere

2 curtidas

O que considera um iniciante? Se for em Linux e em informática recomendo o Tiger OS: https://tigeros.com.br/ porque:

Atende perfeitamente esse case de uso

As modificações feitas no Plasma permitem personalizar o sistema sem que você quebre ele por acidente ou tenha que lidar com opções infinitas, e ainda você não perde tempo tendo que decorar nomes de programas, ele é um sistema semântico

Esse é o único ponto que “pega”, entre aspas por dois motivos, o Tiger OS vem com um pré guia offline (dentro do sistema) guiando desde a instalação até o básico do cotidiano, e além disso tem um minicurso em vídeo gratuito que cobre praticamente todas as dúvidas que um usuário básico teria e para a cereja do bolo que (espero que não tenha mas se tiver problemas) ele é 100% compatível com o Kubuntu, então pode aproveitar a base de conhecimento da maior comunidade Linux do mundo no Tiger OS sem problemas

3 curtidas

Boa tarde!

Sem duvida, a melhor distro pra iniciar eh o Linux Mint.