Eu sei que o assunto do tópico não é exatamente sobre isso, mas vale ressaltar que uma coisa é distribuićão Linux, e outra coisa é o ambiente de desktop.
Por exemplo, o desktop environment (DE, ambiente de desktop) chamado GNOME pode ser instalado em todos as distros praticamente, mesmo que ele não venha por padrão. Então você não é obrigado a usar algo que não queira, só pra poder usar aquele DE em específico.
Porém… [aviso de opinião impopular abaixo]
Eu acho difícil eu recomendar alguma coisa que venha com um padrão que eu não goste, mesmo que a base seja boa. E hoje em dia, por já ter usado várias bases e ter aprendido a me virar em todas elas, eu prefiro certas situaćões do que outras quando vou usar um sistema Linux, por isso acabo preferindo a base Arch em comparaćão com Fedora, Ubuntu (Debian), e por aí vai.
Não vou elaborar sobre isso agora, talvez futuramente.
Mas no geral, o Mint traz um padrão que me é útil, com o mínimo de coisas que atrapalham a minha utilizaćão. Sendo assim, eu uso ele, e acredito que ele também vá incomodar o menos possível usuários novos, além de ter um visual que, pra quem tá acostumado com Windows, dá o suficiente de općões sendo coeso o suficiente pra não incomdar os olhos. Ainda assim, para mim ele não me agrada mais visualmente, mas isso só te acontece (ou não) depois de um certo tempo. E pode ocorrer com o Plasma também, MATE (do chá), GNOME…
No geral, o Mint traz facilidades, mais do que outras distros que usei, que a pessoa precisa ter um pouquinho mais de conhecimento, mas é relativamente tranquilo. Se o Mint atender, compensa usar ele. Se não, compensa tentar outra coisa.
Zorin OS também é baseado em Ubuntu, mas o visual é outro, e possívelmente o jeito que as coisas funcionam dentro da distro em termos de pacotes e diretórios pode ter algumas diferenćas também. E isso é normal, porém pode agradar ou não.
O Tiger OS eu não utilizei o suficiente para produzir uma review decente. Mas olhando por cima, por ser base Ubuntu, tudo o que funciona pro Ubuntu vai funcionar para ele (ou deve, ao menos). Então, querendo algo feito no Brasil e que venha até com tutoriais pra usar e instalar o sistema (um diferencial que pouco se vê), vale dar uma chance a ele.
[ Adendo abaixo ]
Não é bom se preocupar muito em que distro usar. Tudo é bom e funciona pra proposta que ele traz. O bom é escolher uma logo, e ir com ela. Aqui no fórum do Diolinux o pessoal usa/já usou de tudo (distros, viu? Distros), então sempre tem alguém capaz de ajudar com os eventuais problemas.
E se no final você não gostar de algo, é só trocar! (Lembre-se do backup, though!)