Bom dia pessoal, gostaria que pedir um sugestão para vocês, eu tenho uma máquina dedicada a jogos, que ligo em uma tv de 50, o pc entra direto no Steam e só uso Controle nele, estive usando por um bom tempo o Xubuntu, e funciona relativamente bem, no entanto o XFCE tem o costume de apresentar os clássicos problemas de sincronização de tela (Screen Tearing) embora possa ser minimizado com alguma configurações, ainda incomoda, então me recomendaram usar o Gnome, instalei o Ubuntu, e realmente os problemas sumiram, no entanto, o gnome apresenta o problema do Steam não retornar ao Big Picture ao sair do jogo, me obrigando a ligar um teclado e ficar dando alt-tab.
Perguntando por aí me deram várias dicas como usar a extensão Steal my focus, usar o big picture em modo janela entre outras configurações, mais nenhuma delas é 100%, a cada 10 jogos uns 4 não retornam ao steam.
Tentei também o Mint Cinamon, o Zorin Core e até o Fedora e todos tiveram o mesmo problema, estou sem tempo para fazer um monte de testes e achar um que funcione sem ser XFCE, então a minha pergunta é tem solução ? outras interfaces como o Plasma dão esse problema ?, sei que o pessoal aqui usa de tudo, não me importo com a distro, uso até ARCH se for necessário, só gostaria de usar uma que realmente ficasse bom, alguém me ajuda ?
O Steam OS assim como o Gamer OS, tem o problema de dificultar demais o gerenciamento, você não consegue instalar um simples programa como o Wget sem ter o pacote na mão, porque eles bloqueiam tudo, se vc precisa usar um pendrive, tem que montar tudo manualmente ou ficar fazendo alterações no Fstab etc…, realmente funciona, mais dá trabalho demais.
Eu não sou usuário assíduo do Steam Big Picture, o máximo que eu testei aqui foram 3 jogos em seguida, mas aqui no Plasma não parece ter esse problema.
Nessa jornada para reduzir o screen tearing no XFCE, já chegou a tentar usar um compositor OpenGL à parte no XFCE, como o Picom?
Olá, sim, cheguei a tentar o Picom, infelizmente ele é menos eficiente (Pelo menos na minha Nvidia Geforce 1080), do que simplesmente desativar o compositor, a melhor solução que usava era ativar na inicialização através de linha de comando o Full composition pipeline da Nvidia, com essa opção ativada, melhora muito mais aparecem aquelas pequenas travadinhas em jogos rápidos, vou tentar o manjaro com o Plasma, gosto muito da base arch, vou ver se dá certo.
Teoricamente era para o SteamOS funcionar melhor que qualquer uma das distribuições.
Mas ai tem um vídeo recente feito pelo canal brasileiro Adrenaline que nos deu um banho de água fria.
Sugiro, você e a aqueles que quiserem estudar o caso maratonar esse vídeo feito e ver todas a discussão em volta. Há vários testes feitos.
Infelizmente o steamOS não conseguiu rodar melhor que as versões clients Linux para ubuntu e demais lataformas. Confere ai.
Você fez certo em usar o ubuntu.
A maioria dos recursos do cliente linux foi feito baseando na distribuição.
Há um vídeo muito bom no canal do diolinux falando sobre o assunto.
Quanto ao problema da big picture, recomendo que você reporte esse problema direto para os foruns da Valve para ver se eles solucionam esse problema.
Seria bom você reproduzir esse problema em vídeo para darmos uma estudada sobre o assunto.
Não tem problema em tentar outras distribuições, só tome cuidado.
Caso você queira se aventurar mais, te passo uns vídeos aqui da gringa do linus tech que está muito bom. sinceramente , eles foram bem a fundo nas soluções mais problemáticas, assista ai.
Depois de dedicar o dia todo ao problema, consegui a solução em uma resposta que foi dado no site do github https://github.com/ValveSoftware/steam-for-linux/issues/4611, basicamente você precisa colocar a seguinte linha no atalho que chama o steam:
env SDL_VIDEO_MINIMIZE_ON_FOCUS_LOSS=0 /usr/bin/steam %U para Steam env SDL_VIDEO_MINIMIZE_ON_FOCUS_LOSS=0 /usr/bin/steam-native %U para Steam(Native)
com a isso a janela do Big Picture não vai minimizar depois de sair do jogo.
É normal isso, estes sistemas foram desenvolvidos para serem exclusivos para jogos, inclusive habilitar a área de trabalho do SteamOS é desencorajado pela Valve, visto que um compositor de tela será aberto, podendo influenciar na experiência com jogos, em outras palavras, SteamOS deve ser usado apenas para jogar.
SteamOS era pra ser o sistema operacional das Steam Machines, e como não deu certo, a Valve continua mantendo o SteamOS com pequenos updates anualmente, visto que são poucos usuários interessados… A Valve deve estar mais concentrada no Steam Play 2.0 (Proton).
Eu não vejo vantagem em usar SteamOS, visto que você terá uma melhor experiência com jogos em qualquer distribuição Linux, e ainda com uma área de trabalho habilitada para o uso.