Melhor DE + tema para deixar o Debian com estética Frutiger Aero

Qual seria o melhor Desktop Environment e respectivos temas, pacotes de ícones para tornar o Debian com uma estética Frutiger Aero? Caso não saiba do que se trata o Frutiger Aero, há um artigo completo que encontrei aqui.

Basicamente o termo veio do sobrinome do designer suíço Adrian Frutiger, que criou as fontes usadas no Windows Vista e 7 (Segoe UI e variantes) e da interface de vidro com blur utilizada nos sistemas Windows Vista e 7. Mas o conceito não se limita aos sistemas operacionais da gigante de Redmond. Outros sistemas como o sistema do Wii e Wii U e o Mac OS X 10.5 Leopard até o Mac OS X 10.9 Maverics também se encaixam no conceito bem como o Media Center do Windows XP Media Center Edition e o players de música Windows Media Player versão 10 em diante. o iOS até a versão 6 também se encaixa neste conceito, naquela época ele usava ícones com bastante gloss e esqueumorfismo.

Desde o ano passado houve uma explosão de nostalgia pelo Frutiger Aero em contrate ao atual momento do design (Flat Design) utilizado pelo iOS 7 em diante, Windows 8 em diante e consequentemente influenciou as atuais DEs principais (KDE e GNOME). O termo Frutiger Aero foi usado pela primeira vez em 2017 por Soft Lee do Instituto de Pesquisa de Estética para o Consumidor (Do inglês Consumer Aesthetics Research Institute).

Há um sub dedicado ao tema no Reddit. Recentemente postei naquele sub imagens de conceito de um sistema operacional usando uma tecngologia web obsoleta e proprietária da gigante de Redmond que implementa elementos do Frutiger Aero, como exemplo esta:

Tal protótipo foi feito em 2011 a 2012, quando eu tinha 17 anos e naquela época eu era apenas um estudante do Ensino Médio e só seria estudante universitário um ano depois, em 2012. A matéria voltada especificamente para a Interface de Usuário, chamada no curso de “Interface Homem Máquina” só teria no úlltmo ano da faculdade de Ciências da Computação, em 2015, onde aprendi sobre as dez heurísticas de Jakob Nielsen.

As imagens em geral foram bem recebidas, Recebi mais de 120 upvotes. Recebi alguns comentários com algumas críticas do fato do meu protótipo ter várias inconsistências de design (Naquela época não tinha sequer uma noção básica de design), as imagens feitas em programas de edição de imagem não ter ficado muito boas ou desajeitadas (“janky”). Respondi que o trabalho não ficou pronto e que por motivos de força maior não dei continuidade no desenvolvimento do protótipo.

Outro respondeu que sistemas que usa o Frutiger Aero já existe, mas que seria o Windows 7. Respodi que sim, mas respondi que ele fora descontinuado pela gigante de Redmond e temas para o Windows 10 e 11 não só tornam o sistema mais pesado (Fiz o teste com duas versões diferentes) e como não se bastasse ainda irão restar elementos com Flat Design. Software proprietário como o Windows não te dá a liberdade para fazer uma customização completa no sistema operacional.

Outro comentou que o protótipo parece ser uma distro Linux estranha. Outro sugeriu que eu criasse uma distro Linux com elementos do Frutiger Aero, o que eu respondi talvez, pois só passei a usar distros Linux neste ano e tenho pouca experiência em customizar a aparência de um sistema Linux e que ideia original seria refatorar o protótipo, fazer as correções de bugs e assim que estiver com uma qualidade boa o suficiente, subi para o meu site principal, tal como o 98.js.

Não cogito criar um sistema operacional do zero tal como o SenerityOS (Neste caso o autor do sistema é saudosista dos anos 90 e sente falta da interface do Windows 9x).

No meu caso ganhei meu primeiro PC em 2006, no mesmo ano que seria lançado o Windows Vista. Na época ele era um Pentium III 650 MHz com 3,2 GB de HD de IDE Fujitisu, 128 MB de RAM e 8 GB de vídeo onboard. Na época que foi lançado, escutei em uma locução de rádio “que você precsiaria de um super computador para rodá-lo”, o que seria o calcanhar de aquiles do sistema, pois nem qualquer hardware da época o rodava.

Passei a usar o Vista em Maio de 2008, com um PC com processador Celeron D 320, 1 GB de RAM, 80 GB de HD WD IDE, e placa de vídeo GeForce FX 5200 em um monitor CRT de 15’'. Me encantei ao ver que o Windows Aero ativou na época.

Na época quando codifiquei os protótipos, já estava com uma máquina ainda mais potente, o Core i7 870 com 8 GB de RAM, 1 TB de HD e Placa de Vídeo GeForce GTS 250. Enquanto isso o Windows 8 estava em desenvolvimento. O lançamento da versão final marcaria o declínio da era Frutiger Aero. Lembro que demorei mudar do Windows 7 para o Windows 8.1 lá em 2014 justamente pela falta da estética Frutiger Aero. O Windows 8 e sua contraparte para servidores trouxe um novo sistema de arquivos inspirado no BTRFS (O ReFS), o que rendeu uma curiosa reclamação no famoso sites de reclamações para o consuidores para que a gigante de Redmond disponibizasse o sistemas de arquivos ReFS para usuários do Windows 7 como alternativa ao NTFS. Recebi uma resposta de um funcionário da mesma que se eu quissese o sistemas de arquivos ReFS, teria que abandonar o Windows 7 e consequentemente sua interface Aero. Mais uma vez senti na pele o espírito do software proprietário fechado.

Mas agora os tempos mudaram, estou “de mal” com a gigante de Redmond, tentei até criar uma distro Linux com kernel customizado que removia todo o suporte a qualquer coisa relacionado à ela a nível de kernel, mas a ideia não pôde ir adiante pois o kernel customizado fazia o driver proprietário da NVIDIA parar de funcionar, algo que estava consumindo muito meu tempo e estava (e ainda estou) resolvendo questões prioritárias.

tl;dr

Existe uma forma descomplicada de trazer esta era saudosista do design (Frutiger Aero) de volta no Debian em termos de Desktop Environment (KDE, GNOME) e respectivos temas, ícones, etc.?

2 curtidas

Dá uma olhada em quando tentei replicar o disign do vista no kde

dá para ativar o blur, mas fica mais pesado.

Ficou uma mistura de Windows 11 (ícones) com Windows Vista/7 (borda de janelas). Quando terminar meu serviço, neste final de semana começo a fazer os testes em uma máquina virtual. Como tenho um notebook relativamente parrudo, vou testar com blur para ver como fica. Como o post é de abril de 21, tenho ver onde encontro este tema Se7venAero para o Plasma versão atual.

Se tivesse como mudar os ícones para se alinhar ainda mais com a temática do Frutiger Aero, ficara ainda melhor.

Acho que tinha icones do 7, mas preferi deixar com o do 10/11 mesmo.

Por padrão, o tema do Se7enAero vem com os ícones do 10, mas encontrei outro pack de ícones com gloss para alinhar mais com a estética do Frutiger Aero (Oxylite).

Outra coisa que mesmo assim fica uima mistureba de Frutiger Aero com Flat Design, tenho que pesquisar como mudar certas coisas no Plasma para alterar estes elementos do Flat Design para deixá-los com aparência mais Frutiger Aero o possível, bem como editar o tema que vem desnecesariamente com wallpapers com o logotipo do Windows. Não, não quero criar um Wubuntu versão 7.

Atualmente temos:

• Tema Se7enAero
  • Ícones Oxylite
  • Decorações de janela WVista (com várias cores, escolhi o violeta)
  • Papel de parede Aurora gerado pelo Crayion.ai, editado no Photopea e feito upscaling no Upscayl.

Consegui em parte o que eu pretendia. Se tiver mais tempo livre e conseguir mais progresso, atualizo este post oportunamente.

1 curtida