Melhor custo/benefício dentre as rolling release

Dentre as distros rolling release qual é a mais “estável” ou menos problemática, ao mesmo tempo mais enxuta possível ?

@Natanael.755 acho que isso já foi abordado tantas vezes, não?
Não existe a distro ou SO que for que seja a prova de bala, 100% pedra, bala de prata.

1 curtida

Sim, isso é vdd, mas dentre elas há a que se sobressai como a que tem um histórico muito menor de incompatibilidades e bugs.

Estou usando ultimamente o Biglinux, que tem como base o manjaro. E o bicho tá bem sólido, tem um monte de recurso que te impede de quebrar o sistema, além de ter algumas builds pré-definidas de interface do KDE, pra evitar o fator quebra humana. Estou usando há alguns meses e ele não quebrou sozinho, está bem bom de usar.

2 curtidas

Instalei o Biglinux ontem e estou gostando da distro está muito bem feita.

1 curtida

Isso depende de diversos fatores, entre eles: hardware, seu conhecimento sobre Linux e ambiente de trabalho. Arch Linux é uma das mais populares distribuições rolling release, funciona bem para a maioria dos usuários (inclusive pra mim). Nunca tive problemas com o Arch, mas meu sistema sempre foi o mínimo do mínimo.

Em uma distribuição rolling, quanto menos pacotes e dependências você precisa para “subir seu sistema”, menor é sua chance dela “quebrar” com uma atualização ou erro seu. É como você comparar uma distribuição que usa 2.500 pacotes/dependências e outra 500, qual terá maior chance de “quebrar” após uma atualização? Faça um teste com o Arch Install durante umas duas semanas e veja o que acha.

2 curtidas

Amigo, dica de quem já foi distro hopper: vc só vai achar a sua distro usando!!!

4 curtidas

Não consigo pensar numa distro mais estável e enxuta que o Arch. Um pouco diferente mas nem tanto seria usar o Debian Testing com o repositório backports.

2 curtidas

Para confurdir um pouco a cabeca, uso o Endeavour OS e gosto, poucos pacotes e facilidades do Arch.

O Arch Linux tem funcionado muito bem para mim. A única coisa que me incomoda um pouco é a alta quantidade de atualizações, então deixo para fazer o processo uma vez por semana (na sexta-feira ou no sábado).

4 curtidas

manjaro, sem sombras de dúvidas

2 curtidas

Tive uma experiência interessante com o solus, ao que parece a ISO não é atualizada há um bom tempo e após instalar a versão mate veio um update de cerca de 1gb (atualizou tudo mesmo, versão do mate, suíte office, kernel…). Na hora achei que ia dar problema, mas após a atualização reiniciei o notebook e tudo funcionou plenamente. É um rolling que solta as atualizações uma vez por semana, tem uma ferramenta de rollback nativa inclusa no gerenciador de pacotes eopkg e é focada em uso desktop.

2 curtidas

O Debian Testing pode ser uma boa opção. Tem pacotes em versões relativamente recentes, mas não tão recentes como no Arch Linux e outras distribuições. Um exemplo é o KDE Plasma, que está na versão 5.25 no Arch e openSUSE Tumbleweed (as que eu testei), e no Debian ainda está na versão 5.24. A versão 5.25 do KDE ainda está no repositório experimental do Debian, daqui uns dias vai para o repositório unstable/sid, e só então depois de mais alguns dias vai chegar no testing/bookworm. Ou seja, as coisas são bem testadas, o que o torna bastante estável (no que diz respeito a bugs). Outro detalhe é que o Debian Testing, na verdade, é meio que um “semi rolling-release”: a cada dois anos, cerca de seis meses antes do lançamento de uma nova versão estável do Debian, as versões Testing e Unstable sofrem um “congelamento” e recebem apenas atualizações de segurança e correções de bugs.


Na verdade, o repositório backports não é para o Debian Testing, e sim para o Stable. Esse repositório traz pacotes portados da versão Testing para a Stable.

2 curtidas

Perfeito, obrigado pela correção, ou seja, usar um Debian Testing ou com repositório backports.

2 curtidas

Vai completar 1 ano que uso apenas Linux (antes ainda usava dual boot com Windows). Durante esse período viajei nos caminhos dos distros hopper hahaha. Testei Ubuntu, Zorin OS, Manjaro e o Pop_Os.

Como alguns já citaram, a questão da estabilidade também está relacionada ao hardware + distro.

No meu caso fiquei com o Pop_Os LTS. Se fosse escolher outra, usaria o Manjaro XFCE minimal.

Agora se quer algo “enxuto” ao extremo, vai de Arch com BSPWM.

1 curtida

O arch é muito bom, ainda mais se você tem paciência de configurar ele. Umas horinhas lendo wikis e cometendo erros, depois corrigindo as melecas que vc fez, deixa o sistema “ó, uma delícia”. Ando brincando com um arch em máquina virtual.
Apesar de gostar bastante do arch, o Biglinux tá tão lisinho de mexer ahhaha.

1 curtida

Algum problema quando você fecha a tampa do note? No meu caso, o Wifi desliga e não há configuração de energia que evite ter que ficar religando toda hora essa internet!

1 curtida

Típico do Solus. É uma das características que me faz ficar com o pé atrás depois que se passa meses após um release grande. Ao menos o eopkg é bem veloz, mas não justifica essa falta de cuidado com a ISO “velhota” do site.

1 curtida

No meu funciona tranquilo. Uso em meu note de trabalho.