Melhor armazenamento em nuvem para 3TB+

Olá, meus amigos!

Eu li diversos tópicos aqui mesmo sobre o tema de armazenamento em nuvem, mas como as coisas sempre ficam diversificadas, preciso perguntar novamente, com alguns detalhamentos.
Eu gostaria de ter uma redundância de backup em nuvem para cerca de 3TB a 4TB de arquivos diversos.
Eu não vou ficar acessando estes arquivos. Apenas caso haja uma “catástrofe local”.
Não preciso de facilidades como compartilhamento, equipes, versionamento, lixeira, por exemplo.
Vou usar o RClone configurado para sincronizar arquivos localmente criptografados antes do upload. Portanto, sigilo “não é um fator decisivo” e também não preciso de um agente para Linux (tipo um app de painel de controle). O que preciso é custo baixo (por causa do volume) e segurança mínima de que a empresa não vai sumir em breve.

Entre o que avaliei (DropBox, Nextcloud, Amazon, Mega, Box, etc), estou inclinado em um destes dois:
O Google Drive oferece 2TB para um usuário, a um custo quase equivalente ao do OneDrive Family.
O OneDrive oferece 6TB ao menor custo total. Porém, pelo que entendi, cada usuário, num total de máx. 6, pode ocupar apenas 1TB. Isto me forçaria a criar 6 contas e dividir os arquivos entre elas? É isso mesmo?

O que vocês indicariam, baseado em experiência e em custo? Quais outros serviços vocês indicariam neste contexto?

Obrigado!

Esta seria a melhor opção, realmente.
E, sim, você precisaria criar 6 contas diferentes e compartilhar o Microsoft 365 entre elas.
Se tiver um pouco de paciência, consegue comprar o Microsoft 365 Family com descontos muito bons.
Assino há mais de 4 anos e sempre compro por quase metade do preço que a Microsoft cobra no site.
Geralmente, compro na Kabum, sempre que vejo uma promoção boa. Você não precisa esperar o plano acabar. Se adicionar a chave recém comprada, eles adicionam o prazo de 12 meses ao seu plano atual.

Por exemplo, hoje o Family está na Microsoft por R$449,00
Na Kabum, está por R$239,99

Outra dica: como você precisa de apenas 3 a 4 TB dos 6 TB disponíveis, pode “rachar” o preço com 2 ou 3 amigos, que terão 1 TB cada um, além do Office :slight_smile:

Bom dia Terci,

Acho que estas opções atendem à uma pessoa física c/ a vantagem de um valor fixo. Eu iria de google!

Mas se tratando de empresa eu analisaria outros provedores e soluções, como GCP, AWS S3, Azure, backblaze, wasabi, zadara … deve ter outros tmb, mas o custo destes são variáveis de acordo c/ a demanda e vc pode usar alem do rclone … um bacula por exemplo.

Eu dei essa sugestão porquê já perdi arquivos no google drive comum, não exclui … apenas sumiu e já era. Ainda bem que não eram tão importantes, mas fiquei cabreiro sabe.

Dá uma conferida no Mega, q me parece ser muito interessante:

O mais engraçado é que tem na Amazon por R$ 199,00… Será que a AWS está vendendo armazenamento para a MS…??? :joy:

Cara, eu tenho um pouco de alergia ao Mega. A 11 anos atrás eu era assinante deles quando ainda era Megaupload. Eu usava para fins lícitos e mesmo assim perdi tudo que estava por lá… Por esta razão, também fico preocupado em usar empresas menores.

Agradeço a todos pelas sugestões… acho que vou tentar o OneDrive por hora e ver no que dá.

Abraços!

Teci

Boa Noite!!

Algumas informações sobre o Onedrive + Rclone

• Você pode criar as 6 contas e dentro do rclone configura-las como uma unica
  • Utilizo o Onedrive como Backup criptografado do meu Nextcloud a 2 anos e tive vários problemas com esta solução pois o Onedrive limita muito a taxa de upload download. Em caso de Restauração completa so consegui baixar 200 GB por dia antes de ser limitado e outra coisa que causa você ser limitado e transferir varios mistos tipo fotos e musicas na mesma pasta.

Como Opção Acabei migrando parte do meu backup de 6 TB para o Google Drive de 2tb onde fica os arquivos importantes e no Onedrive os menos importantes e de maior tamanho como musicas antigas e videos diversos.

Com Isso em vez de pagar R$ 2099,88 por ano no Google Drive para ter 5 TB eu pago R$ 549,99 em 8 TB = 2 TB Google Drive R$ 349,99 + 6 TB Onedrive R$ 199,99.

Uma dica

Caso resolva mudar seu backup para o Google compensa mais você comprar 2 TB por conta.

Considerando a quantidade de arquivos e os valores dessas assinaturas…

Talvez ter um NAS para backup possa ser mais interessante. :wink:

E a Microsoft e o Google podem banir sua conta sem maiores explicações. Eu confiaria mais no Mega do que nesses outros dois.