Melhor alternativa ao AutoCad LT?

Andei pesquisando e o LibreCAD e o FreeCAD se mostraram opções muito promissoras. Mas qual a opinião de vocês que são bem mais entendidos do que eu? Estou apenas na condição de um entusiasta

1 Curtida

William,
Tenho esperiencia profissional em projeto mecanico. Na industria eu utilizava AutoCad para layouts e SolidWorks para projetos de maquinas.Comparativamente o LibreCAD esta para o AutoCad assim como o FreeCad esta para o SolidWorks.Se voce tem o objetivo de trabalhar apenas com plantas ou desenhos 2D, o LibreCAD pode te atender. Apesar de ter menos recursos que o AutoCad, eu consigo produzir desenho profissional com ele.
No de projeto de maquina tambem e possivel trabalhar com o LibreCAD porem, seria dificil e nada produtivo fazer vista explodida, perspectiva isometrica, ect…
No caso do FreeCAD, eu uso ele para algumas coisas, mas nunca consegui desenvolver algo profisional, mas ha quem consiga, como o Yorik.

3 Curtidas

Bom tópico, sou um tanto noob no assunto, mas tenho entusiasmo, pois tenho noção das finalidades desse tipo de ferramenta; tem algum curso/tutorial que indicam para novatos??

1 Curtida

Tenho experiência em projetos de redes de água/esgoto, estações de tratamento de água/esgoto e plantas baixas em geral. Cara o DraftSight sempre atendeu muito bem, é grátis e roda no linux.

Recomendo dar uma olhada.

1 Curtida

Não sou especialista, mas sempre fui pesquisador de boas alternativas para Linux. Olhando o AutoCAD LT acho que é como o Doretox acima falou o DraftSight deve atender bem, além de ser gratuito. Também tem a família BricsCAD se quiser da uma olhada.

3 Curtidas

Em relação a cursos para LibreCAD ou FreeCAD, eu pessoalmente não conheço nenhum. Mas em relação a tutorias eu geralmente acho facilmente no youtube.
Outra coisa que acho interessante comentar, é que sempre foi um sonho pra mim que o FreeCAD chegasse a um nível de praticidade, usabilidade e produtividade para trabalhos profissionais, mas sempre que tentei desenvolver algum projeto, acabei esbarrando em alguma dificuldade que demanda mais tempo de estudo do software. Então acabei comprando uma licença do Varicad, que é mais focado em engenharia mecânica, que é a minha área, e está me atendendo bem. Com o Varicad eu consigo atender a clientes que me solicitam projetos. A curva de aprendizado é curta. Roda muito bem no linux e o custo está bem abaixo em relação aos concorrentes, paguei un R$3.000,00 numa promoção. Pacote .deb e .rpm. Importa e exporta dwg e dxf que são padroes do mercado.

2 Curtidas

Por que esses softwares são tão caros assim? A programação deles é mais complexa do que a de um sistema operacional ou é exploração pura mesmo?

1 Curtida

Entendo o fato de você achar caro, mas se você é um profissional, um software com o VariCAD se pega com uns 3 ou 4 pequenos projetos, então, pra mim saiu barato. E acho caro mesmo licenças da AutoDesk (Inventor e AutoCAD) e do SolidWorks, que pode ultrapassar os R$20.000,00 e você fica refém tendo que renovar a licença anualmente. E no SolidWorks ainda eles te sacaneiam forçando a atualização, por exemplo, a versão 2017 não consegue abrir arquivos da versão 2018. Isso eu acho muita sacanagem deles.

3 Curtidas

Esse VariCAD parece compensar mais pra quem já ganha nessa área, mas acho que pra quem quer começar a estudar por conta própria o melhor é começar pelo Libre e FreeCAD mesmo.

Sim claro,
E se você desenvolver habilidades e dominar as ferramentas do libreCAD, não terá dificuldade s em se virar com CAD 2D qualquer.
Mas no caso do FreeCAD já não digo o mesmo, pois as metodologias são diferentes e muitas vezes exclusivamente dele, não havendo tanta proximidade com o Inventor e o Solid. Talvez você mesmo tenha que desenvolver uma metodologia de desenvolvimento de projetos para trabalhar com o FreeCad.

2 Curtidas

Infelizmente o DraftSight se tornou pago. Restando a mim como única opção viável o LibreCAD. Obrigado pela colaboração de todos!

1 Curtida

só foi hoje, pois uso ele normalmente, só tive que fazer o registro no site oficial, e ativar pelo e-mail, a licença dura até o final do ano gratuitamente.

Está previsto para amanha (23/11) a apresentação do CAD da Zhongwang (voltado para indústria mecânica: incluindo automóveis, eletrodomésticos, fabricação militar) a apresentação será realizada na Universidade de Tsinghua, acredito que poderá ser uma boa alternativa. Veremos a apresentação:

Fonte: https://mp.weixin.qq.com/s/SVQSv63k7TG1zkZW5IZdiw

1 Curtida

Show!! É da mesma empresa que mantém o Deepin?

1 Curtida

Não exatamente, é de um instituto considerado parceiro.

Zhongwang é o segundo maior desenvolvedor e fabricante industrial de produtos de extrusão de alumínio do mundo, e o maior da Ásia e China. A empresa está sediada em Liaoyang, China.

o que torna um software caro é confiabilidade, portabilidade e manutenção

1 Curtida