Bom gente, esse aqui é um post em que eu apresento meus trabalhos de design feitos para a Debconf, em duas edições diferentes. No ano de 2019 compus o time de organizadores, estando presencialmente em Curitiba e participando das atividades, ministrei um BOF sobre Design e artes no Debian também. Em 2020, por conta da Pandemia, o evento foi on-line, e eu ajudei mais no background, e acabei participando de atividades da trilha em português, mas com relação a design, ministrei uma aula no Debian Day.
Já podem ir conhecendo as coisas pelos links que coloquei aqui, mas vou separar tudo no final do Post pra ficar melhor também., e quem quiser ver os trabalhos de forma mais resumida, eles estão no meu behance.
Mas o que é a Debconf?
A Debconf é a conferência anual do sistema Debian, ela é realizada de forma itinerante todo ano em um país diferente. Em 2019 ela aconteceu em Curitiba, capital do Paraná no sul do Brasil e eu pude participar enquanto organizador e como Designer responsável pela produção de materiais gráficos tanto para a sinalização e materiais de evento, quanto na produção de materiais para internet.
É um evento que talvez seja similar à uma Campus Party, mas mais voltando pro Debian (já aconteceram eventos de outras comunidades dentro), e para o desenvolvimento do sistema mesmo, embora tenha também uma programação cultural forte, como jantares, noite de queijos e vinhos: comidas de coquetel e bebidas do mundo inteiro trazidas pela galera.
E é gente do mundo inteiro mesmo, mais ou menos 300 profissionais de todos os países imagináveis. A Debian tem uma política de diversidade e inclusão muito boa, então veio gente de muito longe através de bolsas pagas pela comunidade através de patrocínio do evento. Esse ano o evento vai ser no Kosovo, e pra quem não pode viajar, dá para aproveitar online também.
Enfim, foi uma experiência incrível, e participar enquanto organizador foi gratificante demais. Eu estava em um momento de transição de carreiras (sem mudar de área), tinha me formado e saído da empresa na qual eu trabalhava apenas com Adobe, e apesar de já usar software livre e linux a mais de um ano, foi ali que eu peguei para aprender tudo de design no linux e posso dizer que “dominei” os programas. Foi o ponta pé que me fez seguir com linux instalado durante todo meu mestrado e em vários momentos no meu novo emprego, utilizar software livre também - quem sabe depois eu posto mais projetos, tenho muita coisa na área de branding, que acho que as comunidades se interessariam.
Desenvolvimento dos projetos
Durante a Debconf 19 eu cuidei da parte gráfica de vários materiais, não todos, porque alguns (como a marca), já estavam desenvolvidos quando eu entrei no time, e a partir do guia de estilos que a gente criou, bastante gente conseguiu contribuir com certa autonomia.
A maioria dos materiais foi criado anteriormente, no evento em si a gente ficava cuidando mais de questões emergenciais, principalmente relacionadas à sinalização, e também participando das atividades mesmo.
Acho que em termos produção, foi importante que a gente desenvolveu toda uma comunicação visual completa e não apenas usou exaustivamente a marca. Fiz uma ilustração que virou adesivo, botoms e também constava em algumas postagens e materiais. Isso já ajudou a dar uma diversificada.
Outro ponto alto foi a família de pequenos desenhos que formaram uma padronagem, utilizada em vários materiais também, dando uma cara super única e profissional.
Se liguem nos detalhes do copo:
E por fim, desenvolvi também duas ilustrações grandes, que serviram para os jantares, impressas em banners em uma gráfica que também usava software livre!
Este é o da Cheese and wine, que eu mais gostei.
Espero que tenham curtido.
Tá mas e a Debconf 2020?
Por conta da pandemia ela foi realizada de forma online e não em Israel, como o planejado. Eu produzi menos materiais, principalmente focados na divulgação. Mas eu também ganhei a voação para a marca, então o meu desenho virou camisetas que foram distribuídas pelo mundo inteiro!
Se liga no banner virtual:
E aí, gostaram?
Espero que tenham curtido, era isso que eu queria mostrar para a comunidade. Mesmo que eu tenha chegado no software livre por um caminho diferente de muitos daqui, acho que relatar esse tipo de experiência é interessante para que outros entendam as possibilidades do mundo free e open source.
Ainda
Vale lembrar que o Projeto Debian é uma comunidade aberta, e também descentralizada, e para contribuir basta entrar nos grupos. Dá para procurar no telegram, mas também ficar atento às notícias via email da comunidade.
Acho que vale também uma ressalva, já que na internet tudo é distorcido ou interpretado de formas diversas. Eu sou um profissional do design, não do software, uso linux sem programar desde 2018, e hoje em dia nem preciso mais de windows, mas no meu trabalho tenho que usar o que tem, então no momento não estou 100% no linux, embora todos meus trabalhos pessoais sejam feitos em software livre. Eu também sou uma pessoa com facilidade de aprender e me adaptar a ambientes novos, e sempre to na correria, finalizei mestrado trabalhando, to sempre com freelas, etc. Então se você tem um processo mais lento, se não ficou 5 anos no banco de uma faculdade de design, provavelmente tenha menos facilidade de chegar em resultados parecidos. E isso também não me faz perfeito, vendo esses projetos hoje a gente vê uma série de falhas, e coisas que fizemos na correria, ou sem vontade, e tá tudo bem também.
Links
Links para baixar os materiais mostrados aqui:
Link do meu behance com outros projetos:
Outros links:
Atividade design Debian Day - https://www.youtube.com/watch?v=Z9SIP12JyBk
Evento comunidade BR debconf 2020 - https://www.youtube.com/watch?v=TmnwPezLzkU
Site debconf 2019 - https://debconf19.debconf.org/