Spero que stejam todos bem e a gozar de muita saudinha.
Meus amigos, uso o Debian com Gnome, mas gostaria de instalar o Mate Desktop dum modo que não se misturasse os aplicativos dos dois ambientes, ou seja, que não houvessem quaisquer interferências entre os ambientes.
Li por aí (não me lembro onde exatamente) que se eu criar um novo user e instalar o Mate-Desktop por ele, sempre que eu stiver usando o Gnome, as aplicações não se misturarão. Então, preciso de duas ajudinhas, por favor.
Isto é verdade?
Se for verdade: Como crio um novo user com os mesmos privilégios que o user atual?
Fake!
Infelizmente, não tem como impedir essa mistura, a menos que se faça um serviço técnico alternativo, que seria ocultar os programas do Gnome. Mas eles continuarão existindo.
Quer instalar outro desktop, sem que ocorra mistura de programas? Abra um espaço no HD/SSD e instale o Debian com Mate, ou então faça isso numa máquina virtual.
Então não adianta instalar um novo ambiente com outro usuário que as aplicações misturar-se-ão do mesmo modo. E é exatamente isto que não quero.
A opção que me deste eu já tentei, mas não sei qual é o problema que a instalação está a falhar.
Tenho cá uma pen usb de 128GB e tentei instalar ontem o Debian Mate, mas a instalação estava lentíssima e imaginei que iria falhar, o que acabou por ocorrer. Havia mais de 300.000 pacotes para instalar e era nisto que estava a lentidão.
O problema não é instalar na pen, mas acho que tem a ver com o processo de instalação da distro, pois anteriormente consegui instalar tanto o Arch Linux como também o Manjaro nessa pen sem nenhum problema. Todavia, com distros derivadas do Debian (e o próprio Debian) tenho tido problemas.
No que concerne à fazer um dual-boot usando o mesmo disco eu não quero, pois o Debian Gnome é o meu sistema padrão e de uso diário, portanto, fazer misturas não é o meu desejo.
Há como evitar que o Debian baixe os pacotes durante a instalação?
acho que se vc remover os aplicativos gnome,instalar o mate desktop,e dps remover o gnome talvez funcione,mais nao recomendo pq pode quebrar,ja quase quebrei meu sistema removendo pacotes depois de instalar o lubuntu-desktop,eu acho que no meio dos pacotes eu removi algo importante pro gdm3,entao eu tive que instalar o sddm junto no pacote do kubuntu e transformei meu ubuntu em kubuntu,mais recomendo que ou vc formate,faça dual-boot,ou faça uma vm
Instalei o pacote mate-desktop-environment-extras mas não prestou, pois virou um mar de screen tearings e tive de desinstalá-lo. Mas desisti, pois mesmo testando o Mate numa live image vê-se claramente que quando movemos ou maximizamos as janelas ele sofre de screen tearing.
Mas obrigado pela dica.