Máquina virtual 32bits no Ubuntu 64bits

Olá, pessoal. Recentemente minha mãe ganhou um notebook cujo sistema operacional é o Ubuntu.

Ela, contudo, precisa utilizar um software de aulas de inglês que só roda em Windows XP (32 bits. Não sei se existe XP 64 bits, mas enfim… A máquina antiga dela rodava o software em modo de compatibilidade, e o S.O era o Windows 7 Ultimate).

A dúvida é: Nunca instalei uma máquina virtual (seja em Windows, seja em Ubuntu), e gostaria de orientações da comunidade, se possível, sobre como fazer tudo isso, pois não conheço nenhum link seguro para obter a .iso, número de série (isso será necessário?) e tudo mais.

Ah, detalhe final: A máquina atual dela é 64 bits. Será tranquilo “emular” um S.O 32 bits?

Muito obrigado!

0 Likes

Tenta rodar o programa pelo wine, se não conseguir instale o xp de 32, acho que não existe xp de 64 bits.

2 Likes

@JefeArtigas Qual é o nome deste software de inglês?
Assim como o Kernel-Panic disse eu também acredito que rodar pelo Wine seja uma “melhor” opção. Em relação a maquina virtual você pode instalar o Virtualbox e instalar o Windows XP 32 bits ou então o windows 7 (basta escolher a opção 32 ou 64 bits nas opções do Virtualbox) e fazer o modo compatibilidade que você falou que estava no windows 7.
Em relação a ISO de fonte “mais confiável” é no site da microsoft Baixar as imagens de disco do Windows 7 (arquivos ISO) (Não tem o XP) mas você precisará de uma chave para baixar a ISO.

2 Likes

Entendi! Muito obrigado pelas respostas, @Kernel-Panic e @Rogerio
Mas eu também não sei nada sobre o Wine! Vou procurar por vídeos do Diolinux sobre o tema e, se houver problemas, corro aqui novamente!
Muito obrigado novamente!!! :penguin:

0 Likes

Se for usar o wine, veja se não existe algum script para instalar o programa no próprio playonlinux.

1 Like

Sensacional, @Keviny! Assim que eu conseguir ir buscar o computador dela vou testar por essa via também e ver qual delas se adapta melhor! Valeu!

1 Like

Se você ainda for tentar utilizar a VM, a propria Microsoft ta disponibilizando as *.iso no site, e existe uma versão do 7 que é um hibrido com o XP (Em compatibilidade)

1 Like