Mapear unidade de rede do Windows no Ubuntu

Olá a todos. Sou iniciante no Linux, e pensando em uma futura migração de SO eu quero antes conseguir acessar (quase) tudo o que necessito para o meu trabalho.

Estou usando o Ubuntu 22.04.2 LTS numa VM (por enquanto), e quero mapear uma unidade de rede do host (Windows 11), uma pasta que usamos para compartilhar arquivos. Abrindo o Nautilus e entrando em Outros Locais, como devo proceder? Desde já agradeço toda ajuda.

Olá @ray, seja bem vindo!

Você vai abrir o Nautilus, clicar em “Outros locais”, aparecerá uma barra de endereço na parte inferior da janela, escrito ao lado “Conectar a servidor”. Insira nessa barra o endereço:

smb://ip-do-servidor

Você também pode fazer isso, simplesmente pressionando Ctrl + L no Nautilus, e inserir esse mesmo endereço direto na barra de endereços.

Depois deve aparecer uma janela pedindo para você se identificar com usuário e senha, que devem ser os mesmos da sua máquina Windows, nesse seu caso aí…

2 curtidas

Olá @Thiago12, obrigado!

Com sua dica consegui mapear a unidade de rede no Ubuntu. Coloquei o IP da máquina que compartilha esta pasta, as credenciais foram as que eu uso na minha máquina mesmo. Muito obrigado pela ajuda mais uma vez!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.