Mapear compartilhamento do roteador TP-Link

Estou tentando compartilhar um HD externo, conectado via USB no meu rotedor TP-Link.
Defini usuário, senha e defini o compartilhamento.
É um HD de 500GB, que vai ficar ali como backup do notebook da minha esposa, dos trabalhos dela.

O problema, é que estou tentando montar o compartilhamento via fstab e via “mount” e não estou conseguindo. Via “nemo” digitando na barra de endereços, o caminho “smb://hdbackupales”, pede usuário e senha (definidos no compartilhamento do tp-link) e monta sem problemas. O problema é colocar isso no fstab ou gerar um script com “mount -t cifs …” para montar toda vez que ela faz logon.

Tela de configurações do tp-link:

Compartilhamento montado via “nemo”:
2020-08-02_11-20

comando tentado:

  • Vi que tem também a possibilidade de montar a unidade ftp, que talvez possa ser uma ideia (que ainda não tentei fazê-lo!)…

tenta passar o “sda1” no //192.168.10.1/hdbackupales/sda1 pq basicamente ele tá falando que não encontrou oque vc queria dentro do 192.168.10.1…

no fstab eu monto mais ou menos assim

//192.168.1.7/home /mnt/windao cifs _netdev,rw,username=admin,password=sua_senha,vers=1.0 0 0

o parametro _netdev só vai tentar montar depois da rede ativa.

Fiz mais algumas tentativas via linha de comando, porém, não me acertei muito… enfim…
Fiz o compartilhamento de duas maneiras:
1.via “rede”
2020-08-08 20-00-28
2. via ftp

No compartilhamento via “rede”, ficou mais tranquilo, aparentemente, acessando sem problemas.
No compartilhamento via “ftp”, eventualmente pede a senha para autenticar o acesso aos arquivos e/ou pastas.

Fiz um vídeo do processo:

Por hora, acho que vou seguir por esse caminho,pois me pareceu que, depois de compartilhado e credenciais salvas, ao reiniciar, não perde as configurações, então, vou deixar assim. A finalidade é configurar um programa de backup/sincronização, para manter a cópia dos arquivos do notebook atualizados nesse HD.
Valeu.

Eu já tentei passar o “sda1” e também não funcionou… o problema, é que o IP do endereço do compartilhamento é do gateway (final 1) e não de um IP da faixa da rede.

elvio@Note-LM-Elvio: ~ $ sudo mount -t cifs //192.168.10.1/HDBackupAles/sda1 /media/backupAles -o username=backup,password=******,iocharset=utf8,vers=3.0,sec=ntlm
mount error(2): No such file or directory
Refer to the mount.cifs(8) manual page (e.g. man mount.cifs) and kernel log messages (dmesg)
elvio@Note-LM-Elvio: ~ $ sudo mount -t cifs smb://HDBackupAles /media/backupAles -o username=backup,password=******,iocharset=utf8,vers=3.0,sec=ntlm
Mounting cifs URL not implemented yet. Attempt to mount smb://HDBackupAles
elvio@Note-LM-Elvio: ~ $ sudo mount -t cifs smb://HDBackupAles/sda1/progs /media/backupAles -o username=backup,password=******,iocharset=utf8,vers=3.0,sec=ntlm
Mounting cifs URL not implemented yet. Attempt to mount smb://HDBackupAles/sda1/progs
elvio@Note-LM-Elvio: ~ $ sudo mount -t cifs smb://HDBackupAles/sda1 /media/backupAles -o username=backup,password=******,iocharset=utf8,vers=3.0,sec=ntlm
Mounting cifs URL not implemented yet. Attempt to mount smb://HDBackupAles/sda1
elvio@Note-LM-Elvio: ~ $