Opa, tudo bom?
Eu sou beem iniciante no mundo Linux, usei Windows 10 para começar a programar durante 1 ano
Tive alguns problemas com WSL e Docker no Windows que foram resolvidos muito mais fácil no Linux então decidi que quero mudar de sistema operacional (fazer um dual boot de Win10 e Linux)
Testei Ubuntu, Manjaro, PopOS e alguns outros mas não consigo me decidir (Acabei achando o gnome bem menos fácil de customizar então minhas opções acabaram ficando pelo KDE)
Tendo em vista que eu não tive muita preferencia por um ou outro por que não entendo muito
Qual recomendariam para uso exclusivo de programação e navegador? coisas tipo Xampp, VScode, mysql, mongodb, postman, github desktop e etc…
Esse pedido por uma recomendação é muito delicado, pois você quase sempre receberá respostas baseadas no gosto pessoal de quem está recomendando. Eu, por exemplo, gosto bastante do Manjaro, mas prefiro o lado Ubuntu da força e acho que é o lado que dá menos dor de cabeça. Para chegar a essa conclusão eu precisei testar diversas distros. O teste é a melhor forma de descobrir qual é a melhor distro para nós.
Como você já testou tanto o Kubuntu quanto o Manjaro, é melhor você levar sua experiência pessoal em consideração.
Kubuntu entra na categoria de Stable Release(mantem pacotes congelados na versão de lançamento do sistema operacional, com o tempo os software ficam antigos mais anda funcionam)
Manjaro entra na categoria de Rolling Release [O sistema operacional não congela ele esta sempre em desenvolvimento e seus software são os mais atuais(seu KDE sempre será o mais atual)]