Manjaro vs Arch Linux

Quais as diferenças entre o Manjaro e o Arch?

Manjado e derivado do Arch. A filosofia do Arch e faça você mesmo.

https://wiki.archlinux.org/index.php/Arch_compared_to_other_distributions_(Português)

2 Curtidas

Manjaro = Arch totalmente configurado para vc + goodies (gerenciador de {kernerl | Drivers | e outros} )

Arch = tem disponivel os pacotes no repositório, o gerenciador de pacotes pacman e como montar o seu sistema através do wiki.

Em resumo, o Manjaro é um sistema pronto para o usuário final, ja o Arch vc precisa colocar a mão na massa para ter este sistema pronto, configurando diversos detalhes que em outras distros vc nem sabia que existia estas configurações.

4 Curtidas

Tem vários tópicos aqui no fórum sobre esse tema. Dá uma pesquisada ai.

Basicamente, o Manjaro é um derivado do Arch que tem a proposta de ser fácil de usar. Trás desktops pré-configurados (Xfce, KDE e Gnome). Outra coisa importante, o Manjaro usa os pacotes do Arch, mas tem um repositório próprio que, digamos, “atrasa” a atualização.

O Arch não trás nada pronto, o usuário instala e configura seu sistema. Vai de acordo com o gosto do freguês. Por outro lado, esse método requer mais do usuário. Você terá que ler a wiki e instalar o sistema em modo texto. Não é uma coisa de outro planeta, porém, quem não gosta de modo texto, é melhor optar por outras distribuições (ou se quiser, usar alguma ferramenta gráfica que instale o Arch, como o Architec ou o ZenInstaller), como o próprio Manjaro. A grande vantagem desse modo é uma gigantesca quantidade de opções que você tem ao instalar o sistema.

O uso fica a gosto de cada um, eu já usei ambos. Embora não goste de distros rolling release, se voltasse a usar, hoje usaria o Arch (atualmente, prefiro instalar pacotes que ter que remover, como no caso do Manjaro que já trás o desktop pronto após a instalação). Mas, como disse, isso é questão de gosto. As duas distros tem seus pontos positivos e negativos.

6 Curtidas