Manjaro trava na inicialização depois de atualizar kernel

Eu achei esquisito, pois uso o mesmo driver e praticamente a mesma GPU (a minha é 4000, mas a 5500 é pouco posterior)… imagino que dando boot pelo pendrive funcione normalmente… além da sugestão do @RuKsu, uma ideia seria usar uma distro RR com um kernel bem atualizado pra ver se há problemas no boot pelo pendrive (Garuda, Reborn, Endeavour OS ou o Calam-Arch são opções). Se der problema no boot, é o kernel/driver mesa. Se não, é alguma outra coisa

2 curtidas

Pô !

Faltou luz aqui e só voltou agora.

1 curtida

Eu já ia googlar, mas vejo que você já fez.

Bom.

O ideal, ideal, ideeeeaaaal mesmo, para tentar diagnosticar o problema, seria ir para um tty (CTRL-ALT-F2) e salvar o journal desse boot.

journalctl -b > log.txt

Daí, dar um boot pelo pen, montar a partição e compartilhar o arquivo.

Que fique claro. Eu não “Manjo” nada do “Manjaro”. Mas pode ser que a gente consiga diagnosticar.

Se a instalação não tem nada de tão importante, pode ser melhor instalar outra, mesmo.

3 curtidas

Se puder fazer login em um tty, pode também ver se tem mais de um driver instalado.

Só que precisaria da ajuda desse pessoal do Manjaro. Não estou familiarizado com os comandos.

Você consegue fazer login em um tty ?

Acho que o comando é esse aqui, um tal de mhwd

No caso, seria

mhwd -li

ou ainda

mhwd -li --pci

3 curtidas

Ou digitando lspci e lsusb para ver os dispositivos

1 curtida

Eu consigo acessar TTY e fazer login, vou tentar!

1 curtida

Os drivers estão instalados, eu já tinha conferidos. Vou tentar salvar journal do boot. Se não der, vou salvar meus arquivos pelo Windows e instalar o Manjaro com o Kernel 5.4 LTS, e impedir que ele atualize o Kernel.

1 curtida

parece ser problema com vídeo

ele não está subindo o gerenciador de login

drive de intel…

tenta o seguinte

ao acessar alguma TTY

crtl+f2 por exemplo

veja se pasta existe

/etc/X11/xorg.conf.d

se não existir cria ela

sudo mkdir -p /etc/X11/xorg.conf.d

dentro desta pasta crie o arquivo 20-modesetting.conf

sudo touch /etc/X11/xorg.conf.d/20-modesetting.conf

e adicione

Section "Device"
    Identifier      "Intel Graphics"
    Driver          "modesetting"
    Option          "AccelMethod"   "glamor"
    Option          "PageFlip"      "on"
EndSection

caso nào funcione tente com o drive intel

sudo pacman -S xf86-video-intel

sudo touch /etc/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf

e adicione

Section "Device"
   Identifier  "Intel Graphics"
   Driver      "intel"
   Option      "TearFree"		"true"
   Option      "DRI"			"3"
   Option      "AccelMethod"		"sna"
EndSection

use um ou outro, e não os dois ao mesmo tempo.

6 curtidas

FUNCIONOU! OBRIGADO A TODOS QUE ME AJUDARAM NESSE PROCESSO! Criei o arquivo que você mandou criar e funcionou. Reinicie e voltou tudo ao normal. E agora, eu consigo abaixar o brilho da tela. Você poderia espalhar essa solução nos fóruns gringos, vejo que tem muitos passando pelo mesmo problema.

VALEU PESSOAL!

4 curtidas

Eu fico muito feliz que o problema foi resolvido, agradeço muito também pois aprendi mais! :pray:t2:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.