Manjaro trava na inicialização depois de atualizar kernel

Seguinte, fiz um dual boot com Manjaro 20.2 e Windows 10. Depois da intalacão do Majaro eu conseguia reiniciar e voltar ao Manjaro numa boa.
Então, fiz uma atualização do kernel 5.9.x para 5.10.x. Depois eu reinicie o notebook, escolhi o Manjaro no grub, e então veio o problema. A inicialização só fica na logo da marca do notebook infinitamente e não inicia.

OBS.: Já escolhi o kernel anterior no grub do Manjaro, mas mesmo assim continua o problema.

• Manjaro KDE PLASMA 20.2 Nibia
  • Placa de vídeo Intel on board
  • Notebook Samsung/ UEFI / GPT
2 curtidas

Olá @marcelomgj :wave:t2:

Teriamos de tirar o “splash”(logo do Manjaro) do caminho para lermos oque estaria afetando o boot, tenta apertar uma tecla tipo “delete” “uma das setas” quando estiver travado no logo. Isso vai mostrar uma tela com várias letras e linhas, então se puder tirar uma foto e/ou nos contar por aqui oque estaria informando nesta tela…

:pray:t2:

2 curtidas

Sempre que instalar uma distro sugiro que , mantenha o Kernel padão e apenas atualize-o se ouver uma nova versão disponivél em seu sistema , pois se a versão atual é a 5.9 significa que é a melhor para rodar em seu hardware, a atualização por conta propria tende sim a acontecer erros.

2 curtidas

Eu concordo mas é que neste caso o Manjaro é Rolling Release, então o próprio sistema vai update o kernel “da cabeça dele” :joy: Mas o melhor mesmo para evitar dor de cabeça é isso mesmo, se esta funcionando normalmente, evitar alterar kernels e coisas do tipo. Deixa isso para developers e quem gosta de ficar caçando problemas. Relembrando updates de segurança sempre faça!

1 curtida

Eu atualizei o kernel porque eu não conseguia abaixar o brilho da tela. E olha que funcionou, porque quando ele inicializa e fica travado na logo da Samsung, ele consegue abaixar o brilho da tela.

1 curtida

Mas ai ele inicia ou fica travado ?

Fica travado na inicialização do logo da Samsung, mas eu percebo que o brilho reduziu. Quando eu estava com o kernel 5.9, ele não abaixava o brilho.

:thinking:Mas você conseguiria acessar a tela do grub ainda? Pois se você conseguir aumenta as possibilidades de tentarmos resolver o problema :smile:

Sim consigo acessar o grub do Manjaro, o problema é inicialização do Manjaro que fica travada.

1 curtida

Eu não tenho uma máquina virtual para simular o procedimento mas vamos por partes e se alguém mais quiser ajudar, a vontade :smile:.

Quando você estiver no grub, aperta o “e” para ir em uma tela de edit e mostra para nós oque aparece lá.

Oque precisariamos fazer seria apagar ou comentar o quiet e o splash da linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT= Quando você reiniciar teria de aparecer informações de boot.

1 curtida

Sugiro também ver o fórum do Manjaro em inglês, tem tópicos semelhantes a este

2 curtidas

O problema pelo citado não é o kernel, já que o anterior que funcionava não funciona mais…

Entre no grub e tecle a tecla e

Edite a linha do kernel

linux …

E retire o quiet

Depois teccle a tecla f10

Veja o que aparece…
Qual o erro que ocorre…

3 curtidas

Apaguei o “quiet”, listou vários starting e started. E parou aqui, com “_” piscando:

1 curtida

Aparentemente não há kernel panic. Uma solução é, usando um pendrive, instalar o kernel 5.4 e ver se consegue dar boot. @chimpa_theist, pode nos ajudar com o método do chroot? Eu vejo como instalar o kernel lts via terminal…

2 curtidas

Se o comando control+alt+f3, control+alt+f4 etc funcionar nesta tela, você loga com seu usuário e senha e então podemos fazer a seguinte tentativa:

sudo pacman-mirrors -f3 este comando vai atualiza a lista de mirrors(servidores) selecionando os 3 primeiros mais atualizados.

Executado esse comando então:
sudo pacman -Syyu este comando irá forçar o download da lista de packs e então executar atualizações em todos os packs desta lista

Feito estes 2 comandos, reinicie e veja se deu efeito.

Senão der certo tentaremos outras sugestões e também ficamos no aguardo do @chimpa_theist

2 curtidas

Pode tentar também o comando pamac update --force-refresh (e coloca -f5 no pacman mirrors, pega os 5 melhores)

2 curtidas

Isso tá com cara de problema com o driver da placa de vídeo.

Você tem certeza de que não é um daqueles notes híbridos, com duas placas ? Tem como você passar a marca completa do note ?

2 curtidas

O grande mago do fórum, este é meu aparelho imaculado pelo travamento do Manjaro

Notebook Samsung ATIV Book 3 Intel Dual Core 4GB 500GB

Quer informação do driver que eu utilizo no windows?

1 curtida

Pelo que pesquisei, ele não tem GPU dedicada, roda com Intel HD Graphics 5500… apesar de parecer erro no driver de vídeo, isso não deveria ocorrer

2 curtidas

Eu acredito que algum código do Kernel que foi atualizado bagunçou com o dual boot. Não seria uma sugestão interessante mas, você consegueria acessar o Windows pelo menos? Se sim, acho que seria melhor fazer um back up dos itens e reinstalar o Manjaro… Eu ainda sugiro que você use um OS que seja LTS, pois Rolling Releases tem destas, é bom para “caçadores cibernéticos” :joy: e mesmo assim sempre faça backups. Em dualboot, eu sou meio “desconfiado” com isso especialmente quando Kernels são bem diferentes. Nunca se sabe oque a MS dum lado vai fazer e o que a comunidade Linux do outro lado irá fazer… Não é algo generalizado mas eu particularmente não gosto de dualboot, minha opinião. Eu prefiro VM instead dualboot, mas vai de cada um, cada caso é um caso, necessidades, etc…

Então tenta ver se caso consiga acessar o Windows, faça o back up e reinstalar acredito que voltará ao normal.

Mas podemos continuar a tentar resolver o problema por aqui. :smile:

:pray:t2:

1 curtida