Manjaro KDE (x64) não detecta dispositivos de áudio, mas som funciona

Olá, pessoal!

Do dia para a noite o Manjaro KDE (x64) parou de exibir os dispositivos de áudio em meu tablet/netbook Asus T100TAS (Atom Z3775, 2GB RAM, Intel HD Graphics Bay-Trail, SSD 120GB). Estava funcionando perfeitamente. Tenho o mesmo sistema instalado em mais dois computadores e o problema não ocorre.

A parte bizarra é que os alto-falantes estão funcionando! Os sons do sistema funcionam normalmente, assim como o áudio de qualquer mídia, mas os controles de volume, mesmo pelo teclado, não funcionam. A situação é esta:

Trata-se de algum problema com o PulseAudio, aparentemente. Suspeito que ocorreu após uma atualização do referido pacote:

O que já tentei fazer:

rm ~/.config/pulse/*.tdb ~/.config/pulse/cookie
sudo pamac reinstall pulseaudio

Nada mudou. Alguém teria alguma sugestão? Sou novo no Manjaro. Formatar esse computador é um saco, por causa da UEFI de 32 bits, e eu não queria passar por isso novamente…

As configurações do sistema são estas:

@Rodrigo_Chile Alguma dica?

Desde já, obrigado!

Primeira dica: não use o Pamac como sudo, é desnecessário

Acredito que essa tenha sido uma atualização do Plasma que veio ruim (o que é raro, mas não inédito). Fez snapshots do sistema? Verifica os logs do pacman pra ver o que atualizou

Acho que o som funciona pq está sendo gerido pelo ALSA. Chegou a abri-lo no terminal? Tem uns metapacotes que mexem no Pulse + Alsa, dá uma olhada neles

2 curtidas

Encontrei isto aqui no /var/log/pacman.log, me chamou a atenção:

upgraded manjaro-pulse (20210928-1 -> 20211001-1)

Não tenho snapshots…

Outra coisa que esqueci de mencionar: tentei alterar o kernel para o 5.14 e para o 5.10, não fez diferença. Voltei ao 5.13.

Aparentemente foi a atualização deste pacote aí mesmo.

2 curtidas

Isso não é tão surpreendente, o PulseAudio é simplesmente uma camada de roteamento para o subsistema de áudio pré-existente do Linux, o ALSA. Quase certamente os aplicativos estão “regredindo” para o ALSA puro.

Pode fazer o downgrade com pacman -U /var/cache/pacman/pkg/manjaro-pulse-20210928-1.pkg.*).

3 curtidas

Se funcionar normalmente (para além do pulse, óbvio), pode ir pro 5.14, dado que o 5.13 está EOL… sobre o downgrade, seria isso. Mas veja se o Pipewire não foi instalado por algum motivo e, se caso sim, não faltam coisas. Ou se não seria o caso de remover o Pipewire e deixar o Pulse apenas…

2 curtidas

Vi aqui que os pacotes “pipewire” e “pipewire-media-session” estão instalados.

1 curtida

Olha aí! Deixa ir pro Manjaro pra ver os demais pacotes que acompanham esses, agora estou no Reborn…

EDIT: Verifica se o pacote Manjaro-pulse está instalado. Se for o caso, reinstala e permite que remova a tralha do Pipewire.

Se liga nas dependências opcionais:

image

Ou o oposto, instala o pacote Manjaro-pipewire, ele vai lidar com as dependências necessárias

image

3 curtidas

Alterei o comando (o * estava na posição errada para o nome do arquivo):

sudo pacman -U /var/cache/pacman/pkg/manjaro-pulse-20210928-1*

Reiniciei e continuou com o problema. Depois fiz:

rm ~/.config/pulse/*.tdb ~/.config/pulse/cookie

Também não deu certo. :frowning:

2 curtidas

Instalei o manjaro-pipewire, ele removeu o manjaro-pulse (e dependências) e o controle de som voltou!

2 curtidas

AEEEEE!

Fica a dica então… :slight_smile:

1 curtida

Reiniciei várias vezes e continuou funcionando.

Obrigado a você e ao @Capezotte pela ajuda! :smiley:

Agora vou trocar a versão do kernel em tudo aqui…

2 curtidas

Eu sempre deixo o kernel mais recente e o LTS (no caso, o 5.10). Mas atualmente estou usando o Xanmod compilado pro meu processador - a melhora é notória!

1 curtida

Eu tava montando um comentário dizendo justamente que você estava com o pipewire e o pulseaudio instalado. Isso não é necessário, já que o pipewire tem suporte à aplicações ALSA, OSS, Pulseaudio, JACK e Gstreamer. O pipewire sozinho (com o ALSA) devia ser capaz de lidar com os dispositivos de áudio e com seus frameworks sozinho.
Provavelmente o que estava acontecendo era que o pulseaudio e o pipewire estavam em conflito sobre “quem controla o módulo ALSA no kernel”. E o pipewire estava perdendo a discussão, por isso não mostrava dispositivo nenhum no menu.

TL;DR:
Isso serve para usuários de linux em geral, não só Manjaro KDE:
Se decidirem usar pipewire, NÃO instalem o pulseaudio. O pipewire possui um sistema de fallback “embutido” pra enviar os dados de áudio da aplicação ao ALSA.
E usuários de OSS: Vão se tratar.

1 curtida

Obrigado pela dica.

A questão é que esses pacotes podem ter sido instalados por algum outro pacote e eu não tinha ciência disso. Acabei de verificar, no meu desktop e no meu notebook, que também está ocorrendo essa confusão (ambos parecem estar instalados).

Por enquanto não houve problemas nesses outros computadores. Mas acho melhor eu remover o Pulse e deixar apenas o Pipewire, certo?

1 curtida

Depende. Houve uma época em que o Pipewire não estava funcionando bem no Garuda (nele, vc clica em um botão no Garuda Assistant e instala-se tudo), fiquei preso no Pulse. Meses depois, o Pipewire passou a funcionar bem, mesmo rodando sob XOrg. Sugiro criar um snapshot do sistema e ir testando

1 curtida

Legal, irei fazer isso, obrigado.

Meu tablet/netbook está rodando em Wayland. O notebook e o desktop estão em XOrg por conta das placas da Nvidia…

1 curtida

Ou vice-e-versa. Eu particularmente não gosto muito do pipewire, acho que ele tenta socar tudo sob uma camada de compatibilidade só. Meio ineficiente pro meu ponto de vista - Como diria um colega no canal do Arch do Freenode (Hoje Libera.chat):

2 curtidas

Só pra puxar o pé do @JG22, acho que hoje fiz jus a usar no perfil a foto que corresponde a meu título de Mago

:rofl: :rofl: :rofl:

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.