Manjaro KDE (x64) não detecta dispositivos de áudio, mas som funciona

Olá, pessoal!

Do dia para a noite o Manjaro KDE (x64) parou de exibir os dispositivos de áudio em meu tablet/netbook Asus T100TAS (Atom Z3775, 2GB RAM, Intel HD Graphics Bay-Trail, SSD 120GB). Estava funcionando perfeitamente. Tenho o mesmo sistema instalado em mais dois computadores e o problema não ocorre.

A parte bizarra é que os alto-falantes estão funcionando! Os sons do sistema funcionam normalmente, assim como o áudio de qualquer mídia, mas os controles de volume, mesmo pelo teclado, não funcionam. A situação é esta:

Trata-se de algum problema com o PulseAudio, aparentemente. Suspeito que ocorreu após uma atualização do referido pacote:

O que já tentei fazer:

rm ~/.config/pulse/*.tdb ~/.config/pulse/cookie
sudo pamac reinstall pulseaudio

Nada mudou. Alguém teria alguma sugestão? Sou novo no Manjaro. Formatar esse computador é um saco, por causa da UEFI de 32 bits, e eu não queria passar por isso novamente…

As configurações do sistema são estas:

@Rodrigo_Chile Alguma dica?

Desde já, obrigado!

Primeira dica: não use o Pamac como sudo, é desnecessário

Acredito que essa tenha sido uma atualização do Plasma que veio ruim (o que é raro, mas não inédito). Fez snapshots do sistema? Verifica os logs do pacman pra ver o que atualizou

Acho que o som funciona pq está sendo gerido pelo ALSA. Chegou a abri-lo no terminal? Tem uns metapacotes que mexem no Pulse + Alsa, dá uma olhada neles

2 curtidas

Encontrei isto aqui no /var/log/pacman.log, me chamou a atenção:

upgraded manjaro-pulse (20210928-1 -> 20211001-1)

Não tenho snapshots…

Outra coisa que esqueci de mencionar: tentei alterar o kernel para o 5.14 e para o 5.10, não fez diferença. Voltei ao 5.13.

Aparentemente foi a atualização deste pacote aí mesmo.

2 curtidas