Manjaro deu tela preta e esqueci meu usuário após dar CTRL+ALT+F2

Essa tela preta veio quando eu mudei o manjaro de modo híbrido para nvidia. A idéia era dar um CTRL+ALT+F2, acessar minha conta e dar os seguintes comandos:

sudo pacman-mirrors -f3
sudo pacman -Syyu

O problema é que sempre entrei no sistema com minha senha, e por algum raio de motivo não lembro meu login.

É possível alterar meu login de forma não gráfica?

Obrigado!

Acho que é o que vem antes de “login”, só que sem o “-inspiron”

1 curtida

Eu tentei isso e o resultado foi “login incorrect”. Já testei todos os logins possíveis. Acho que vou ter que alterar… se for possível…

1 curtida

Se liga que se vc usa um teclado com numérico, precisa ativar ou os números que vc digitar não valem - eu sempre me esqueço e dá erro.

Experimenta um live USB e entra na raiz do sistema instalado e em “/home”

1 curtida

Vou procurar o pendrive bootável.

Essa é a única alternativa? Eu tentei mudar para nvidia usando o EnvyControl e deu isso.

É uma luta usar meu vídeo integrado no Manjaro, por mais que eu goste do sistema vou ter que ceder ao Pop OS ou dual boot :frowning:

Instala o Optimus-Manager-Qt, está no AUR - ele gerencia se vai ser placa integrada, dedicada ou híbrida…

Mas primeiro é resolver teu problema - quando conseguir logar no tty, vai precisar instalar o driver livre, assim vc consegue voltar a logar. Aí veja qual é o driver adequado a sua placa e se ela roda no kernel mais recente ou no LTS

sudo mhwd -a pci free 0300

Leia mais aqui:

Uma vez que logou na interface gráfica, reinstala o driver adequado no Manjaro Settings (deve ser um iniciado por “prime-”) e o Optimus-Manager-Qt.

Mais uma coisa: evite atualizar o sistema com o pacman. O Manjaro lida melhor com dependências usando o Pamac: pamac update --force-refresh -a

1 curtida

Vou tentar logar aqui e seguir seu conselho. Valeu!

1 curtida

Consegui logar! Agora dou o comando “sudo mhwd -a pci free 0300”?

1 curtida

Isso - vai instalar o nouveau (possivelmente a versão prime)… aí tenta logar na interface gráfica

Fiz o comando e dei reboot. Caiu na tela preta outra vez…

1 curtida

Tenta o oposto então… instalar o non-free (só colocar non- no comando acima)

Veja se este ajuda:

O comando “sudo mhwd -a pci non-free 0300” é inválido

Experimenta com --auto

Dá uma guglada, não é difícil encontrar como escrever corretamente o comando

1 curtida

Pelo que pesquisei o comando esta certo mas esse erro persiste.

1 curtida

Atualização: testei o comando com “nonfree” e deu certo. O resultado foi esse:

“Skipping already installed config ‘video-hybrid-intel-nvidia-prime’ for device: 000:00:02.0 (0300:8086:9a49) Display controller Intel Corporation TingerLake -LP GT2”

Antes de reiniciar eu troquei de nvidia para híbrido e o sistema reinicou normalmente.

O problema parece estar em quanto tento usar o modo nvidia.

1 curtida

Tá… testa o Optimus-Manager… pode ser um problema com o driver (inadequado para a GPU) ou com a placa em si

Fui dar uma olhada nos meus drivers e tem alguma coisa de errado.

Os drivers sumiram

Cade tua placa de vídeo?

Roda um lspci

Mudei para hybrid e voltou a aparecer. Mas os meus jogos da Steam não abrem… nem no hybrid e nem no integrated

Estou usando isso aqui:

Vi que funciona melhor no Gnome e é mais fácil de configurar

Ah, sim - o Optimus-Manager requer umas mudanças no GDM

1 curtida