Sei que está marcado como noticia, mas não é 100% recente, isso já faz 2 semanas que está sendo falado, mas por agora eu estar praticamente só usando manjaro, e estou acompanhando bastante o fórum deles.
Pelo que eu estou lendo, instalar o cosmic sem ser em uma ISO, é tão facil quanto:
pamac install cosmic
Vou testar já que ja está facil para instalar, e quem sabe passar um feedback e postar lá e aqui!
No ramo ainda não está disponível, acabei de olhar no Pamac (colocando apenas cosmic na busca de pacotes). Ainda está no unstable ou no testing. Mas é uma excelente notícia - esperemos que quem cuide dessa nova flavor cuide bem dela para que se integre aos temas. Para os apreciadores, é o melhor dos dois mundos…
Pelo que eu estou lendo os relatos dos usuarios, está bem beta mesmo, tem gente que nem está conseguindo abrir o ambiente, mas adorei a noticia porque o pop OS e o Manjaro são os unicos sistemas que eu gosto do gnome, os trabalhos deles são muito bem feitos!
Pra efeito de comparação ta mais leve em consumo de ram que meu cinnamon, que é a outra interface instalada! O wallpaper fui eu que coloquei, que infelizmente não tem um ainda para o cosmic, mas é o manjaro segurando a fama de ter todas interfaces!
Foi boa minha experiencia, acho que fiquei uma semana testando.
Quando testei não aconteceu nenhum bug na interface, mas eu estava usando nos repositorios testes, o que eu prefiri não utilizar mais, e removi a interface. Mas se chegou nos Repo’s estáveis, vale a pena ultilizar. A interface (pelo menos quando eu testei) é bem parecida se não idendica ao Pop!_OS mesmo (claro, é a proposta) , somente sem os wallpapers. Se continuou da mesma forma, é bem feito.
Que bacana. Eu estava com planos de compilar o COSMIC no Arch, mas fico na dúvida a respeito da versão do GNOME que o Arch possui e se também irá funcionar ou não. Pelo jeito vou ter que abrir uma máquina virtual para testar, hahaha.
Falo isso porque eu estou bem admirado em como ele funciona no Pop!_OS. Atualmente uso o 20.04 LTS e esperando pelo 22.04.
O que tiver lançado terá uma flavor do Manjaro; particularmente acho o Cosmic muito embrionário pra se aventurar; mas um “Pop_OS!” na base Arch não é de todo mal, pelo contrário… Mas continuarei achando que tem muito marketing envolvido nessa onda de Pop_OS!, que é uma distro boa, System76 faz um excelente trabalho em deixar o Gnome utilizável pra maioria dos usuários. Por enquanto ficaria com o Gnome puro do Fedora, visto que o Ubuntu tá uma porcaria pelo que leio.