Maneiras de instalar softwares no Arch Linux

Desde que cheguei ao mundo Linux (este que eu já namorava há uns anos) eu tenho observado bastante o Manjaro, que tem como base o Arch Linux. Porém, algo que notei é que (aparentemente) não há maneiras de se “baixar” softwares em um determinado formato de arquivo, simplesmente “executar” e pronto! Eles estão instalados. Há isso no Debian e derivados com o .deb, no Fedora com o .rpm e entre outros, mas a dúvida é: Se aparentemente não tem isso no Arch, o que há? Me refiro quanto a simplesmente baixar e instalar. Sei que há os repositórios e tal, mas eu particularmente prefiro ter a possibilidade de baixar algo sem ser somente dos repositórios.

PS: Também sei da possibilidade dos AppImages, Flatpaks e Snaps.

2 curtidas

No Arch e Manjaro são os pacotes pacote.etc.tar.xz. Que utiliza o instalador se não me engano do pamac.
Infelizmente os sites não disponibilizam para instalar direto.
Mas tem chance de vc encontrará no aur.
Caso não ocorra vc terá que criar um pacote de instalação com o PKGBUILD

1 curtida

Então eu teria que baixar o .tar.xz e criar o pacote de instalação?
E outra dúvida, os pacotes presentes nos repositórios são sempre atualizados?

Não.
recomendo ler
https://wiki.archlinux.org/index.php/Arch_User_Repository
https://wiki.archlinux.org/index.php/Makepkg

https://aur.archlinux.org/
Para aur vc pode usar pacotes como yay
https://aur.archlinux.org/packages/yay/

Instalação manual do aur
Download snapshot
extrair o arquivo em uma pasta
e execute o comando

makepkg -sci

caso utilize o pamac ele já instala pelo aur também.

com pamac instalado, ele tem um instalador de programas

e só abrir com : Instalação de programas

No arquivo, por exemplo, gnome-shell-teste.-1-x86_64.pkg.tar.xz

que ele instaLA o programa

Nunca vi uma página de programa disponibilizando pacotes para arch com extensão tar.xz

Caso não encontre no aur
terá que criar um pacote através do PKGBUILD
https://wiki.archlinux.org/index.php/PKGBUILD

2 curtidas

Sim, os pacotes presentes no repositório são sempre atualizados, afinal, o Arch é uma distro rolling release.

2 curtidas

Tecnicamente há os .pkg.tar.xz, equivalentes aos .debs e .rpms que podem ser instalados por pacman -U. No entanto, muitos sites nem ligam em fornecer esse tipo de pacote porque ele não é exatamente uma distro muito usada e, como o Arch Linux atualiza muito rápido, em poucos meses estará obsoleto.

A alternativa é o PKGBUILD, que, em conjunto com o makepkg, executa instruções para fazer um pacote na hora, seja baixando o código fonte e compilando, seja baixando, extraindo e adaptando o pacote de outra distro. Aí temos o AUR, que armazena vários desse PKGBUILDs de outros usuários.

2 curtidas

Sobre a atualização dos pacotes no Arch, NÃO, não são sempre atualizados, alias um dos meus problemas que estou tendo é esse, quando quero instalar um programa aparece como desatualizado desde tal data!

único tipo de pacote que tu baixa/executa são appimage. Todos outros são baixados/instalados/executados

2 curtidas

eu uso Arch e curto muito tem tudo no repositório e está sempre muito atualizado o unico software que tenho que não peguei do repositório foi o spotify que é um snap

1 curtida

O único programa que eu conheço que disponibiliza pkg.tar (ou pelo menos disponibilizava da última vez que eu verifiquei) é o Stremio. Fora ele eu nunca vi outro.
Mas o Arch tem tudo nos repositórios ou no AUR, por que você preferiria baixar arquivos soltos pela internet do que baixar nos repositórios e manter integrado e atualizado junto com o sistema?

PS: Mas você também tem a opção de extrair o .deb e executar ou instalar manualmente, só que pode haver problemas com as dependências.

2 curtidas

No Arch são sempre atualizados quando se tem o que atualizar e quando é preciso por causa da segurança. Os pacotes da AUR não são exatamente do Arch Linux, é uma pessoa que disponibiliza o pkgbuild, e vai depender dessa pessoa atualizar, fora que em muitos casos os pacotes são marcados como desatualizados sem necessidade, já que basta ter uma conta no site para fazer essa marcação.

Saudações.

3 curtidas

Existe mais alguns programas que eu já vi, o mega é um deles, mas é difícil encontrar no site, na maioria das vezes está no github do projeto, já que o pessoal do Arch gosta de checar as fontes/código.

Saudações.

2 curtidas

Depois que testei distro baseada em Arch, o Manjaro no caso, nunca mais quis mudar. É muito raro eu usar o terminal para algo, uso apenas para trabalho, sou desenvolvedor.

Para instalar qualquer coisa uso o pamac, pois com a AUR e snap habilitados só pesquiso por “pamac” nas aplicações e nele eu pesquiso o software que quero instalar e clico em “instalar” ou “compilação”, simples assim, nunca tive que baixar um pkg.tar.xz externo para instalar.

4 curtidas

Também sou desenvolvedor.
Navegadores, Editores de Texto, softwares num geral são sempre atualizados?

2 curtidas

Sim, como a distro é rolling release o canal de atualização é mais ativo que uma LTS. Os pacotes sempre vêm na última versão e logo assim que sai uma nova já aparece pra ser atualizado.

3 curtidas

Enfim instalei o Manjaro e estou tendo a experiência de instalar softwares nele.
Aparentemente há tudo no AUR, mas fico receoso quanto alguns softwares bem específicos, estes que eu quase nunca tenho que procurar e utilizar, então acho que está tudo bem.

2 curtidas