Algo estranho está acontecendo e preciso descobrir uma forma de resolver isso. Vem atrapalhando bastante em aplicativos de chat por voz.
Meu sistema operacional usa o PipeWire como servidor de áudio no lugar do Pulse por padrão. Eu sempre usei ele sem problemas até alguns meses atrás, quando eu percebi que nenhuma aplicação usando Pulse capta o áudio do microfone, tendo apenas ruído. E digo o Pulse em específico porque quando abri o Audacity e o OBS Studio, que acessam diretamente o ALSA, o microfone funciona normalmente. Eu gostaria de saber se tem uma forma de resetar o PipeWire ou pelo menos fazer troubleshooting.
Um comportamento estranho é que o ruído diminui se tem atividade no microfone, o que é curioso. Deveria aumentar, não diminuir.
1 curtida
Não entendi bem sua questão. Se você está com o PipeWire por padrão na sua distribuição, porque a aplicação está usando o PulseAudio? Para o Arch Linux, como exemplo, existe o pacote pipewire-pulse que altera o servidor do PulseAudio para funcionar sob o PipeWire exatamente para aplicações que necessitam dele. Você tem esse pacote instalado na sua distribuição? Esse ruído é geralmente causado por conflitos nos servidores de áudio.
Acesse uma aplicação que precise do microfone e rode sob PulseAudio, instale o Helvum e veja da onde o microfone está capturando.
1 curtida
Meio que você respondeu sua própria pergunta. O Pipewire-Pulse está instalado aqui e é responsável por lidar com as aplicações que usam Pulse quando o PipeWire está instalado. Sobre de onde o microfone está sendo capturado, o Helvum lista ele como ALC236 Analog
Legal. Então, agora você precisa conectar a microfone (input) na aplicação de captura escolhendo o modo, por exemplo, no OBS como captura de audio input pulse (que na vdd ele estará usando o backend do pipewire).
Caso esteja usando mais de uma aplicação direto via alsa terá problemas pois o alsa “trava” o dispositivo não permitindo o uso compartilhado uma vez que ele estabelece comunicação direta com o hardware.
Ele já faz isso automaticamente. Na verdade o OBS Studio está capturando o áudio do microfone sem problemas e, até onde eu sei, ele está fazendo isso pelo Pulse, já que aqui as opções são Default e Built-In Audio Analog Stereo. E o Steam tem o Pulse como dependência então não poderia desinstalar o Pulse. Todo o resto, tem aquele problema que eu disse de ter apenas ruído no microfone. Até o Plasma PA está assim.
Edit: Testei com o OBS aqui de novo e dá no mesmo que o Discord e o Plasma PA.
Tá, só pra confirmar, no OBS tem Capture Audio (ALSA) e tem Capture Input Audio (Pulse).
Qual vocẽ esta usando?
A questão de default e Built-In Audio analog Stereo é que quando você usa o default ele simplesmente deixa o controle do source/fonte de acordo com o que esta setado no pulseaudio e que você pode ver no pavucontrol.
Então se, por exemplo, você deixa em default e no pulse o input default esta o mic interno da placa de som do notebook ou do computador (se tiver) não será o microfone de mesa em uso e sim o “plug” de captação interno. Agora se você deixa no default e no pavucontrol mudar para o input ativo ser o mic externo, pronto ele passa a recebe la no OBS o mic externo.
Daí para evitar problemas o melhor é sempre especificar o item de fato qual é o device input e qual é o device output.
Aqui só tem o Capture Input Audio, então está usando o Pulse no OBS Studio.
Uma atualização. Não consigo mais gravar o microfone nem pelo Alsa no Audacity. Eu sei que o microfone está funcionando bem porque conectei no celular e capturou áudio, então não sei mais o que pode estar causando isso. Vou ver se ainda pode ser o PipeWire testando em um Live CD. Se for, eu digo aqui. Se não for, então essa porta de áudio do laptop deve ter sido danificada, o que é curioso porque ainda escuto áudio sem problemas e é aquela porta P2 combo.
1 curtida
Iniciei o Fedora 36 aqui em Live e, a porta de áudio do meu laptop está perfeita. Também instalei o Helvum para ver qual fonte de áudio chega no Audacity se usando o PortAudio. O nome é diferente, chamado HDA Intel PCH. Não consegui testar com o OBS, provavelmente porque essa ISO é do beta do Fedora 36 e não troquei desde então mas pelo menos mostra que o hardware está bom. Só o software que está com problemas. Se eu conseguir reinstalar o pipewire e resetar a configuração, talvez resolva. Não tenho configuração especial do pipewire que precisa ser preservada
Uma coisa que ajuda é você dizer logo no início que distro tá usando, pois assim usuários da mesma distro poderão lhe ajudar também! Com relação a distro eu só entendi que você usou uma ISO do Fedora 36 ainda na versão beta para testar o áudio.
Eu uso o openSUSE Tumbleweed mas tudo é bem padrão na questão de áudio. Eu nem sabia que o PipeWire era padrão até eu resolver testar e perceber que já estava instalado e funcionando. Eu tinha rodado a ISO do Fedora porque essa roda em Live CD enquanto a do openSUSE não é recomendada usar para esse propósito. Mas até aí tudo bem, porque funcionou por muito tempo comigo. Mais de ano que tenho essa instalação do openSUSE sem dar problemas em qualquer lugar.
Essa é a única desvantagem das distros rolling release, uma atualização e pode da problema em algum lugar! Eu já fiz testes também no Tumbleweed. Eu uso Arch Linux e Fedora 36. Já tive problemas no som do Arch depois de uma atualização, ele demorava a carregar no Wayland e os vídeos do youtube não abriam, por padrão o arch instala o alsa, jack e pulseaudio… daí como eu vi que o firefox só abria depois que o ícone de audio aparecia resolvi ver os pacotes do audio, então instalei os pacotes pipewire pipewire-alsa, pipewire-pulse pipewire-jack, na resolução de conflitos ele desinstalou os pacotes padrões e instalou esses e o problema foi resolvido. Problema com relação a som só tive esse! Tem problemas em distros rolling release que não se conserta, pois é o pacote que tá defeituoso. Por exemplo no Arch tenho dois problemas que não têm solução, o gnome-boxes que não carrega os sistemas (desinstalei e instalei o virtualbox, mas prefiro o gnome-boxes), a gnome-software funciona, só que não faz pesquisas genéricas e se busco coisas relacionadas a navegadores não aparece nada. São problemas sem solução por que em distros rolling release os pacotes não são muito testados. Já o Fedora 36 é uma distro de lançamento, mas é tão atualizado quando o Arch e funciona tudo, até a gnome-software funciona maravilhosamente bem. A única diferença que percebo com relação ao Arch é que o Fedora carrega bem mais serviços que o Arch e com isso o boot do Arch é mais rápido. O Fedora ainda tem outros pontos positivos com relação ao Arch, mas o Arch é minha distro principal. Eu estou falando isso porque se uma pessoa gosta de pacotes atualizados e estáveis o Fedora é uma boa opção.
Perdão mas o seu comentário não ajuda. Não vou trocar de distro e ser rolling release não é o problema, ainda mais porque o Tumbleweed, diferente de todas essas distros rolling release e até o Fedora, usa Patterns para ditar as atualizações e o OpenQA para testes, então é tão bem testado como uma point release. Eu quero uma solução para o meu problema de áudio, o que acabei de descobrir que afeta tanto o ALSA como o PipeWire atualmente. Uso essa instalação do openSUSE há mais de um ano e nunca tive problemas. Agora se tiver uma sugestão ou uma pista a qual posso seguir, e que não envolva trocar de distro ou reinstalar o sistema operacional, eu gostaria de ouvir. Grato
2 curtidas
Acabei de trocar os pacotes do PipeWire do repositório padrão da distro para o repositório multimídia. Voltou a ter aquele comportamento estranho do Audacity e do OBS Studio captarem o microfone sem problemas, talvez porque os scripts desses pacotes tinham algum tipo de config reset ou sei lá mas ainda não capta microfone no resto do sistema
Matei a charada. O Microfone está sendo reconhecido como uma entrada de áudo Stereo. Um canal está cancelando o outro. Se eu muto um dos canais, o microfone volta a funcionar. Muito bizarro isso
2 curtidas
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.