Mais uma distro troca o Firefox pelo Brave

:newspaper: Nobara Linux 42: Brave substitui Firefox como navegador padrão

O Nobara Project, uma distribuição Linux voltada para gamers e criadores de conteúdo, anunciou a versão 42 com uma mudança importante: o navegador Brave passa a ser o padrão, substituindo o Firefox.

:wrench: Motivos da mudança

Segundo o desenvolvedor principal, Thomas Crider (Glorious Eggroll), a decisão foi tomada após extensos testes com diversos navegadores. O Firefox e seus derivados apresentaram falhas críticas ao reproduzir vídeos ao vivo com taxa de atualização variável (VRR) ativada, resultando em falhas de GPU. Já o Chromium e o Vivaldi apresentaram problemas com o Google Meet quando a aceleração de hardware estava ativada. O Brave, por outro lado, se destacou por sua estabilidade e desempenho superior, além de não exigir pacotes adicionais para reprodução de vídeos .

:locked_with_key: Política personalizada

Para alinhar o Brave às diretrizes do Nobara, foi criada uma política personalizada que desativa recursos como:

• Brave Rewards

• Brave Wallet

• Brave VPN

• Chat com IA

• Tor

• DNS sobre HTTPS

Essas configurações visam proporcionar uma experiência mais alinhada com os princípios do projeto. É importante notar que essa política é fornecida como um pacote separado (nobara-browser-policy) e pode ser removida conforme a preferência do usuário .

:counterclockwise_arrows_button: Outras atualizações

Além da mudança no navegador, a versão 42 do Nobara trouxe outras melhorias:

• Atualização para o Mesa 25.1.0 e drivers Nvidia 570.144

• Atualização para o KDE 6.3.4 e GNOME 48

• Introdução do Nobara Tweak Tool para facilitar ajustes no sistema

• Substituição do Flatpak Store por uma ferramenta interna chamada Flatpost, desenvolvida para gerenciar Flatpaks de forma mais eficiente

• Adoção do modelo de lançamento contínuo (rolling release)Ubunlog+4Notebookcheck+4nobaraproject.org+4Linuxiac+2It’s FOSS News+2SempreUpdate+2Ubunlog

Essas mudanças reforçam o compromisso do Nobara em oferecer uma experiência otimizada para seus usuários.

4 curtidas

Agora me surgiu uma dúvida; quais distros vem com o “Chromium” por padrão? Agora não me recordo de cabeça, visto que a grande maioria ou vem com o Firefox ou com algum outro navegador secundário.

O chromium não é muito indicado para ser navegador padrão, a não ser que você seja desenvolvedor contribuinte para algum projeto que tenha ele como base. você até pode usar ele como navegador principal, mas a chance de ter muiutos bugs é grande. Sendo assim, muitas distros não trazem ele como sendo padrão e acabem preferindo trazer o brave, vivaldi, edge(Windows), chrome(Android e Chrome OS) etc…

Menos uma pra testar/usar.

1 curtida

Incrível como sempre aparece reclamações sobre a aceleração de vídeo no Vivaldi. Infelizmente a forma como a composição da UI é feita interfere diretamente na estabilidade do conteúdo renderizado segundo meus testes. É um bom navegador mas falta polimento em otimização.
Dito isto, uma boa escolha o brave. Nunca tive problemas quando testei e sempre me passou a impressão de um navegador sólido (sem bugs ou problemas bobos) e veloz.
Se eu tivesse que definir um Brave em uma frase: Google Chrome forma perfeita.

2 curtidas

Vdd. Eu não percebia esse problema no vídeo até usar o próprio o Firefox para assistir YouTube

Nobara ? :rofl:

Tem o OpenMandriva que vem com o Chromium por padrão.

2 curtidas

O Slax traz do Chromium como padrão.

2 curtidas

Realmente não vi muita diferença entre ele o próprio Chrome, no meu uso, não só foi estável como se não fosse pelo ícone, seria uma mudança imperceptível para meu tipo de uso. Não sei se tem algum licenciamento também, mas eu gosto do Chromium. Mas uso o próprio Chrome por comodidade. Acho que a aceleração por hardware ou era outro recurso que estava disponível para Linux primeiro ou somente no Chromium, durante um certo tempo.

Não sei o que adianta, é o mesmo que “trocar 6 por meia dúzia”.

Se for para trazer um navegador mais privativo, é melhor o Librewolf.

Ele não é indicado para o público geral se for a experiência padrão dele, mas é só modificar algumas configurações, assim como estão fazendo com o Brave.

3 curtidas

Se acabar com Gecko vai vira monopólio a busca na internet.

Todos os navegadores usariam o motor do Google.

Como é hoje para:

Ex: Brave, Chromium,Vivaldi,chrome,Opera,Edge

Controle sobre como a internet é exibida e funciona de acordo com os interesses do Google..

1 curtida