A Valve e a CodeWeavers anunciaram o lançamento do Proton 9.0-4, uma atualização que promete melhorar ainda mais a compatibilidade de jogos Windows no Linux, com a Steam Play suportando uma gama ainda maior de títulos, incluindo APB Reloaded, Conqueror’s Blade, Disgaea 4 Complete+ e muitos outros.
O Proton 9.0-4 traz correções de bugs e melhorias de desempenho para títulos já existentes, por suportar tecnologias gráficas mais recentes, como NVIDIA Optical Flow API e DLSS 3 Frame Generation, proporcionando uma experiência visual mais rica.
Com essa novidade, os usuários de Linux desfrutarão de uma biblioteca de jogos ainda mais ampla, sem precisar de um sistema operacional Windows. O Proton 9.0-4 representa um passo importante para a popularização do Linux como plataforma para jogos.
Sobre o Proton
O Proton é uma camada de compatibilidade que permite rodar jogos desenvolvidos para Windows em sistemas operacionais Linux. Em termos simples, ele funciona como um tradutor, permitindo que os jogos “entendam” as especificações e comandos do hardware e software do Linux.
O que permite aos usuários de Linux acessar uma vasta biblioteca de jogos originalmente desenvolvidos para Windows, sem a necessidade de instalar um sistema operacional dual ou utilizar máquinas virtuais.
Ele intercepta as chamadas que os jogos fazem para as APIs como DirectX, OpenGL e outras bibliotecas, as traduzindo para as APIs equivalentes do Linux, como Vulkan e OpenGL. A seguir, o Proton integra-se ao Linux, permitindo que os jogos acessem recursos do sistema, como o teclado, mouse, controladores e gráficos.
O Proton é o Wine?
O Wine (Wine Is Not an Emulator) é um projeto de código aberto que permite rodar programas Windows em sistemas operacionais compatíveis com POSIX, como Linux, macOS e BSD. Ele traduz as chamadas de API do Windows para as equivalentes para o host, permitindo que os programas Windows funcionem como se fosse nativamente.
O Proton é uma versão customizada do Wine e desenvolvida pela Valve, especificamente para rodar jogos Windows no Linux, através da plataforma Steam. Ele inclui diversas otimizações e correções de bugs, que o tornam ideal para jogos, além de oferecer suporte a tecnologias gráficas modernas como Vulkan e DirectX 12.
Este é construído sobre a base do Wine, utilizando seu código fonte como ponto de partida e adicionando suas próprias modificações e otimizações, garantindo um desempenho superior em muitos jogos e tornando a experiência do jogador mais fluida e agradável.
Enquanto o Wine tem como objetivo a execução de qualquer programa Windows, o Proton é focado especificamente em jogos. A Valve e a comunidade investem constantemente no desenvolvimento do Proton, adicionando novas funcionalidades e corrigindo bugs, com muitas das melhorias implementadas sendo incorporadas ao Wine.
Cama de compatibilidade X emulador
Emulador e camada de compatibilidade são termos frequentemente confundidos, mas desempenham funções distintas. O primeiro simula todo o hardware e software do sistema hospedeiro, recriando um ambiente completo - desde a CPU até o sistema operacional - para executar programas projetados para aquele sistema específico.
Ao invés de simular todo o hardware, uma camada de compatibilidade traduz as chamadas de API de um sistema para outro, permitindo rodar programas entre si. Geralmente, oferecem um desempenho superior a emuladores, pois não precisam simular todo o hardware.
O Wine, e consequentemente o Pronton, não simulam o hardware do Windows. Apenas traduzem suas chamadas de API para as equivalentes do Linux, dispensando a simulação de cada instrução da CPU, o que resulta em um desempenho muito melhor.
Quadro comparativo elaborado pelo autor
Fonte: links no texto