Mageia solicita senha de root para acesso ao Windows

Tenho o Mageia 8 no notebook antigo, que não usa UEFI, em dual boot com o Windows 10. Ontem, na tela do GRUB, ao clicar na opção de carregar o Win10, abriu-se janela preta, tipo do terminal, em modo texto, solicitando login e senha.

A janela não informava mais nada. Na breve tentativa e erro que se seguiu, consegui o boot com “root” e senha correspondente.

Já tinha acessado o Win10 antes sem topar com isso, que deve ser efeito colateral de alguma atualização. Estou pesquisando o que causou isso, que me é inédito, depois de já ter testado umas cinco distros nessa máquina.

1 curtida

Novidade para mim: o instalador do Mageia dá opção de GRUB com senha.

https://forums.mageia.org/en/viewtopic.php?t=13011

Certamente meti senha no GRUB achando que estava autorizando alguma operação que requeria OK do superusuário.

Alguém já viu isso na instalação de outra distro? Com o PCLinuxOS, “tio” do Mageia, não é assim.

2 curtidas

GRUB com Senha?? Nunca vi isso.

Nem mesmo quando eu usava o Mageia.

2 curtidas

@Sergio_H tem essa opção durante a instalação, na aba bootloader, que é o último processo da instalação. Você deve ter preenchido sem querer, achando que era a senha do root. Lá dá para adicionar senha, em segurança, remover o bootsplash entre outras coisas. Isso durante a instalação. Mas, se não em engano, por padrão ela essa opção fica escondida, você deve ter expandido a caixa de diálogo e preencheu sem querer a opção de segurança do grub.

@Joa qualquer distro dá para fazer isso. É só ter o grub instalado. Em algumas dá pra fazer durante o processo de instalação também.

2 curtidas

Não sabia disso, mas acho que essa opção não seria útil pra mim.

1 curtida

É uma opção interessante. Mas a interface do instalador não deixa muito claro o que é. Errei nessa parte porque o instalador do Mageia me era novidade.

Obrigado pelos esclarecimentos!

2 curtidas

Tranquilo. Para ser sincero, a primeira vez que instalei o Mageia, quase fiz a mesma coisa. É porque eu costumo ler as coisas mais de uma vez antes de avançar. Ai vi que era a senha do grub e não preenchi o campo, apenas avancei.

Eu sempre recomendo pra galera ler atentamente tanto os campos quanto os títulos de cada um. E, como eu faço, ler mais de uma vez, se estiver tendo a primeira experiência com aquele instalador ou distro.

2 curtidas

Creio que o problema está no início da instalação. Há uma tela para definição do gerenciador de boot e do local do bootloader, que também apresenta uma seção “Segurança”, com espaço para registro de senha. O instalador não informa do que se trata.

2 curtidas

Nem to sabendo a ordem de instalação da distro que uso kkkkkkk Dá zero pra mim .Valeu pela correção.

No vídeo ela aparece primeiro porque ele tá usando um livecd de uma DE específica, que praticamente não tem opção no instalador. Na iso netinstall ou no DVD essa é uma das últimas telas. Mas, de fato, isso é confuso bem mesmo.

De qualquer forma, dá pra remover a senha do grub. Só não sei se é editando ou removendo algum arquivo de configuração. Nunca fiz isso. Mas, se alguém ai souber, fala ai ou compartilha algum link de como fazer.

2 curtidas