Mageia: A Distro que me salvou

Eu como ex-usuário de Slackware, sei como é essa experiência.

@Joa Já usei o Slackware. Quando sair a versão nova acho que vou instalar aqui novamente. A stable atual tá muito defasada já, infelizmente.

@anon99219498 Não faço ideia. Em uma pesquisa no fórum oficial e na internet, não encontrei nada a respeito. Se quiser, crie um tópico lá no fórum da distro. Pode ser usando google tradutor mesmo.

Eu só imagino quando o Slackware 15 finalmente sair e o pessoal ficar falando disso por tipo, meses.

1 curtida

Não sei como está agora na versão 8, mas eu achei o visual do XFCE do mageia maravilhoso, eu realmente não fiquei nela por que sou novato no linux e senti dificuldades de achar conteudos sobre ela, alem de que quando procurei não consegui instalar drivers mais atuais da nvidia ( só me listava driver da versão 340), cheguei a ter aulas no Mandriva na escola queria muito poder migrar para o mageia ( foi minha primeira opção quando abandonei o windows), mas a comunidade BR sumiu dela, pelo que me falaram ficou muito tempo sem atualização.

3 curtidas

Mageia também vem com DNF, já vem instalado e configurado para o uso, e é tão rápido quando URPMI.

Caso não acreditem na agilidade, é só medir o tempo de ambos assim:

time urpmi htop

time dnf install htop

1 curtida

Estou testando Mageia 8 numa VM, eu não sabia que ele também oferece DNF como gerenciador de pacotes nativo, aliás, nunca vi ninguém comentar isso.

Estarei instalando o Mageia no meu notebook, e talvez eu publique uma matéria sobre ele.

3 curtidas

Gosto bastante do Mageia. É bonito, bem trabalhado. Tipo de distro boa para mostrarmos aos amigos com interesse despertado no Linux (até porque tem tela de boas vindas, o que ajuda muito um iniciante na pós-instalação e configuração).

Esse é o grande problema de usar o Mageia. Merecia mais destaque e adesões. (E também seu “tio diferentão”, o PCLinuxOS, que não é tão polido no visual, mas tem uns recursos bem interessantes e é leve.)

1 curtida

O Forum (internacional) me parece meio desencorajador. Tenho a impressão de que os bambas ficam ansiosos demais por encerrar os tópicos ─ inclusive descartando questões & dúvidas que não sejam 101% de responsabilidade da distro…

Qualquer coisa, é respondida quase que imediatamente ─ muitas vezes, apenas mostrando que o problema não é do Mageia.

Até achei que fosse só impressão minha, mas depois notei que há pouquíssimas postagens. Qualquer coisa, encerram logo, mesmo que a pessoa fique sem uma solução satisfatória para seu problema concreto.

No Forum do PCLinuxOS, é difícil ficar sem solução. Se for problema de qualquer pacote, consertam rapidão. Se for problema de tiozão que não sabe lidar bem com informática, ajudam até resolver o caso concreto da pessoa. E se for problema de pacote ruim ou sem manutenção na origem, explicam o motivo porque retiraram do repositório. Até apontam alternativas práticas.

1 curtida

Caramba, triste isso, se pessoas assim já são difíceis, imagine então moderados de ego inflado, situações estas que os usuários podem acabar refletindo a má experiência do fórum na imagem da distribuição.

Ao menos assim me sinto um pouco mais encorajado em estudar o Mageia e escrever algumas coisas sobre ela, poderá ser útil pra quem buscar por informações.

1 curtida

Não vi propriamente como “moderadores de ego inflado”.

Me pareceu mais como “voluntários preocupados em não deixar nada sem resposta” ─ e ao mesmo tempo, querendo manter tudo “muito certinho” ─ mas sem levar em conta que cada usuário Mageia que recorre ao fórum é uma pessoa que precisa de alguma ajuda, para um problema pessoal.

Talvez eu tenha dado impressão de algum “autoritarismo”, mas não é bem isso. Não “fecham” um tópico, mas ao “sentenciar” que aquilo não é “responsabilidade” do Mageia (por exemplo), de certo modo desencorajam que outro colega estique a conversa, tentando ajudar.

(Não, acho que não estou conseguindo explicar direito… É uma impressão difícil de traduzir em palavras exatas).

Já conhece o Forum Mageia Brasil?

https://mageiadobrasil.com.br/forum/

3 curtidas

Fui lá, e vi muito mato alto, paredes descascando…

2 curtidas