Mageia: A Distro que me salvou

Alguns de vocês provavelmente estão dizendo que eu migrei de novo, sim, eu migrei, mas dessa vez foi diferente.

Antes de ontem eu estava fazendo o que um SDA sempre faz: viver procurando distro. Eu estava interessado nas flavours do Ubuntu, mas lembrei que, for some reason, as pesquisas demoram demais no Ubuntu ou em distros baseadas. Estranho.

E depois de muito sofrer eu conheci o mageia, eu já ouvi falar mas nunca pensei em usar, ontem nem pensei duas vezes, baixei a iso live do xfce e está tudo tranquilo: não penso em mudar de distro, é bem rápido (em tudo).

E pelo amor de Deus, vou tentar não migrar :joy:

Caso queiram comentar, estou disponível.

6 curtidas

Hoppou de novo!

Você é o orgulho da profisió

Como funciona o sistema de pacotes? Sudo ? install?

:ok_hand:

O sistema de pacotes eu ainda estou aprendendo a usar, é o URMPI, mas tem o CCM (Centro de Controle Mageia) para instalar os pacotes.

1 curtida

O que essa distribuição tem de especial em sua opinião para que você se torne “monogâmico”?

O Mageia é bem completo, o Centro de Controle tem tudo o que preciso. E é bem agradável, eu espero que eu fique nela por muito tempo.

2 curtidas

Como vão estragar o Fedora Workstation assim que sair o Gnome quarenta, estou procurando alternativas. Provavelmente irei para o Fedora com Cinnamon, mas se o Mageia for mais rápido e agradável e tiver essa interface, posso até considerar.

O que vai acontecer com o Fedora?

O Gnome mudará o estilo da interface no Gnome 40, e o Fedora sempre traz o gnome mais atualizado, ou seja, vão usar o Gnome 40. Não gosto nem um pouco do novo design, então eu vou ter que ir pra outra interface, já aproveito e testo o Mageia se for o caso.

1 curtida

Acredite, é bem rápido.

Mas só tem Xfce, Gnome e Kde (no modo live).

Na instalação mínima, dá pra escolher outras como Lxde ou Mate.

2 curtidas

Então é ou KDE ou Xfce pra mim. O que ficar mais fácil rs

Usar o picom no Xfce pra efeito de blur é uma dor na alma, então tá mais fácil ir para o KDE.

2 curtidas

Aqui uma screenshot dele:

5 curtidas

Eu passei um tempo no KDE, já até sei o que customizar e como. Mas sério, o Gnome 3.38.x é muito mais fluído nas minhas mãos. Raposa x Gnome confirmed

:joy:

Você joga o mouse pro canto e já aparece tudo na sua frente, é perfeito.

Não fica com espaços vazios, é visualmente deveras agradável.

2 curtidas

Me lembrei agora de quando eu usava o Pop!_OS, era muito bom mesmo.

Eu clicava no canto, todas as janelas apareciam, eu escolhia e toda vez que eu quisesse mudar eu fazia esse processo.

Eu só não uso o Gnome porque meu pc é fraquinho, mas se pudesse eu usaria.

1 curtida

E olha que no início eu odiava o Gnome, mas por modinha mesmo por que falavam que era pesado e pans, e na leiguisse eu ia na onda.

Ia na onda com um pc mini reator nuclear. Quanta besteira.

Aí conheci o Pop!_OS com sua apresentação raw do Gnome, ao contrário do Ubuntu, pronto! Acostumei, achei ótimo. (Não, não vou acostumar com o 40 só por que acostumei com esse)

[On topic]

Já estou baixando aqui para testar em VM. Até por que a SDA não tá tão forte assim. Fedora tá servindo muito bem.

PS: Já vi que não funciona com UEFI no Vbox.

1 curtida

:confused:

Mas pode funcionar no PC. O Vbox é uma coisa, pc é outra rs

Mas tem vezes que não funciona nos dois, isso é verdade.

Realmente, por sorte funcionou aqui em ambos.